UNIMES, Unimes na Mídia

Unimes inicia 2º semestre com orientações aos alunos sobre a retomada gradativa das aulas práticas presenciais

03/08/2020

Acolhimento foi realizado curso a curso nesta segunda-feira (3); instituição também vai promover um webinar internacional sobre infectologia

Depois do primeiro semestre de muitos desafios e inovações para continuar proporcionando um ensino de excelência aos alunos frente à pandemia da COVID-19, a Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) retornou às aulas do segundo semestre do ano letivo de 2020 ainda de forma remota nesta segunda-feira (3), sem atrasos no calendário institucional.

Cada curso teve reunião aberta, pela plataforma Zoom, com seus coordenadores e a presença da pró-reitora acadêmica, professora Elaine Marcílio Santos, orientando os discentes sobre as aulas, que ainda acontecem em casa. Em consonância com as medidas dos governos municipal e estadual, a previsão é de que as aulas práticas dos cursos de Medicina e Odontologia sejam retomadas, de forma gradual, a partir de meados deste mês. Já os demais cursos voltarão com as práticas, também gradativamente, a partir de 9 de setembro.

“Houve um trabalho de capacitação da reitoria com os docentes e agora em julho toda a gestão está trabalhando para esse retorno e temos o planejamento pronto para as reposições. Como a Unimes tem uma expertise e a estrutura do Ensino a Distância, foi uma das pioneiras no Brasil nesta modalidade, pudemos manter as aulas de forma remota rapidamente”, explicou a pró-reitora.

Entre as novidades, um webinar internacional será promovido ainda neste mês para todos os alunos, formalizando o acolhimento institucional: estarão presentes infectologistas dos Estados Unidos, Inglaterra e Itália, além do corpo docente da Unimes representando o Brasil, alguns dos países mais afetados pela COVID-19.

Já os discentes dos cursos da área de saúde passarão por uma capacitação voltada à área de Biossegurança, realizada pelo corpo docente de Infectologia, de forma que apliquem boas condutas referente ao protocolo sanitário. Uma atenção maior também será feita para o curso de Odontologia. “Os materiais utilizados possui maior risco de contágio e, por isso, temos de seguir as normas da Associação Brasileira de Ensino Odontológico”, afirma o coordenador do curso, Victor Perez Teixeira. O curso de Medicina também retomou às atividades com o acolhimento feito pelo professor Dr. Ricardo Diniz, diretor do curso, abordando as normas e as práticas de estágio e internato aos alunos. Haverá, também, a reabertura da biblioteca em horários específicos para que os alunos possam fazer a retirada presencial dos livros físicos.

Os alunos, por sua vez, se mostraram satisfeitos com a acessibilidade e assistência prestadas pela instituição. Uma delas foi Larissa de Castro, que cursa o 10º semestre de Direito e caminha para concluir a graduação. “Devo dizer que nossa turma é muito privilegiada de ter professores extremamente atenciosos, tirando nossas dúvidas em horários flexíveis. O acesso à biblioteca virtual também é ótimo, facilitou muito para que eu pudesse dar continuidade ao meu TCC”, elogiou.