UNIMES

Virtual

UNIMES

Presencial

Boleto

Online

INSTITUCIONAL

INFRAESTRUTURA

A Universidade dispõe de salas de aula climatizadas, anfiteatros, ambulatórios, locais para o núcleo docente estruturante (NDE), diretoria, coordenação, núcleo psicopedagógico, salas de professores, secretarias, laboratórios especializados, hospital escola (Santa Casa de Misericórdia), hospital escola veterinário (Hovet), pronto socorro, unidade de saúde psiquiátrica e PSF (Programa de Saúde da Família).

Esses locais têm estrutura própria e estão equipados para o funcionamento, segundo as diferentes finalidades a que estão destinados. A Instituição conta com a Santa Casa de Misericórdia de Santos, como hospital escola. A Santa Casa é o 1º hospital fundado em nosso país em 1543, certificada pelo MEC como Hospital de Ensino pela portaria interministerial nº 3.018 de 26 de dezembro de 2007. Possui 800 leitos para internação, sendo 60% destinadas ao SUS, é referência para todos os municípios que compõem a Baixada Santista. Possui serviço de urgência e emergência, de porta aberta, contemplando todas as especialidades médicas nos seus diferentes níveis de atendimento. As atividades na área de saúde mental são executadas no PAI (Pólo de Atenção Intensiva em Saúde Mental) – unidade de 30 leitos.

Na atenção básica, cinco unidades de saúde da família, são utilizadas no município de Praia Grande e unidades básicas nos municípios de Santos e São Vicente todas sob convênio – IES e Secretarias Municipais de Saúde. O ensino ambulatorial das especialidades médicas, mantém com as unidades de atenção primária um sistema de referência ou contra referência, realizado em local próprio da IES e unidades conveniadas (AME) com a Secretaria Estadual de Saúde, todos para atendimento exclusivamente SUS.

A Faculdade de Odontologia possui laboratórios de Farmacologia e Fisiologia, de Microscopia, de Microbiologia, de Bioquímica e de Anatomia. A Odontologia-Unimes dispõe também de um centro cirúrgico e clínica odontológica para atendimento da população. A Medicina Veterinária possui laboratório de Anatomia Descritiva e Topográfica, e laboratórios de análises clínicas. o Hospital Veterinário (HOVET), hospital- escola instalado numa área de 31.000 metros quadrados, abriga os equipamentos necessários para o desenvolvimento da formação teórico-prática do médico veterinário. No curso de Direito funcionam a Delegacia Modelo, o Fórum Modelo e o Escritório Experimental, estruturas que visam o aperfeiçoamento da capacitação do aluno para o exercício da profissão. A biblioteca da Universidade disponibiliza assinaturas de periódicos especializados, indexados e correntes, priorizando as publicações informatizadas. Atualmente disponibiliza aos usuários a base de periódicos EBSCO, com cerca de 1200 títulos de periódicos na área da saúde, com possibilidade de acesso integral aos conteúdos (full text). O acesso podendo ser realizado pelos usuários a partir de terminais de computadores localizados dentro do prédio da biblioteca ou a partir de terminais de computadores externos, por meio da página eletrônica da universidade, com confirmação do usuário por meio de matrícula e senha.

Escolha a infraestrutura para conhecer:

O Centro de Estudos Unificados Bandeirante (CEUBAN) iniciou suas atividades em 20 de junho de 1968, sob a antiga denominação de Sociedade Civil de Educação Física de Santos.

Em abril de 1969, foi criada a sua primeira faculdade – Faculdade de Educação Física, que funcionava nas dependências do Brasil Futebol Clube. Atualmente, a Faculdade de Educação Física – FEFIS está instalada no Campus II.

A partir de 1972, começou a funcionar a Faculdade de Educação e Ciências Humanas “Prof. Laerte de Carvalho”, oferecendo os cursos de Pedagogia e Estudos Sociais. No mesmo ano, teve início a Faculdade de Ciências Comerciais e Administrativas de Santos, com os cursos de Administração de Empresas e Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior, o primeiro curso do gênero no país.

Em 1976, a instituição criou a Faculdade de Odontologia de Santos, oferecendo o curso de Odontologia e especialização nas áreas de prótese, endodontia, ortodontia e odontopediatria.

A Faculdade de Odontologia, hoje, oferece cursos de especialização em 12 áreas, além de contar com diversas modalidades de clínicas para atendimento odontológico à comunidade, atingindo uma média de 500 procedimentos por dia.

Nos anos 80, a UNIMES iniciou o curso de Ciências Econômicas (86), dentro da estrutura administrativa e acadêmica da Faculdade de Ciências Administrativas e Comerciais. Ainda em 1986, realizou alterações na estrutura organizacional, estabelecendo a fusão da Faculdade de Ciências Comerciais e Administrativas de Santos com a Faculdade de Economia. Dessa coalizão surge a Faculdade de Ciências Contábeis.

Em 1992 começou a oferecer outro curso pioneiro na Região, o curso de Marketing. Em 1996, instituiu o curso de Administração de Empresas com ênfase em Transportes e Logística. Neste ano, iniciou também a Faculdade de Engenharia e Ciências Tecnológicas, oferecendo os cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia da Computação, Ciência da Computação e Engenharia da Produção (Química).

Ainda em 1996, teve início a Faculdade de Medicina Veterinária, assim como o primeiro Hospital Universitário de Medicina Veterinária (HOVET), que, atualmente, funciona nas instalações do Campus IV- Morro da Nova Cintra.

Em 1997, inaugurou a sua Faculdade de Direito. No mesmo ano (97), a instituição iniciou as atividades da Faculdade de Ciências da Saúde com o curso de Medicina. Medicina se tornou um núcleo gerador de conhecimentos, procurando integrar o ensino, a pesquisa e a educação médica continuada na própria região. Consolidando sua atuação no campo da saúde, em 2001, foi criado o curso de Enfermagem que passou a ser oferecido a partir de 2002.

No campo da pós-graduação, além dos cursos de especialização que estão direcionados, especialmente, para a área da saúde, a Instituição passou a oferecer também cursos nas áreas de conhecimento dos novos cursos que foram se consolidando. Além disso, a UNIMES possui um curso de mestrado (pós-graduação stricto sensu) nas áreas de Filosofia do Direito e Direitos Difusos e Coletivos oferecido pela Faculdade de Direito.


Fundadores:

Rubens de Siqueira Viegas e Rosinha Garcia de Siqueira Viegas
Mantenedor
Profº. Rubens Flávio de Siqueira Viegas Júnior
Reitora
Profª. Renata Garcia de Siqueira Viegas
Pró-Reitor Acadêmica
Profª. Dra. Elaine Marcílio Santos