Especialização em Cirurgia Plástica, Estética e Reconstrutiva

36 meses

8.640h horas

Tipo:

Lato Sensu

Área:

Ciências da Saúde

ÁREA DE CONHECIMENTO:
Medicina

DURAÇÃO:
3 anos – Carga Horária 2.880h / 8.640 total

HORÁRIO:
Semanal

Dúvida e mais informações:
residencia@clinicasaldanha.com.br

Local:
Campus Rosinha Viegas
Clínica Saldanha

PROGRAMA COMPLETO
• DOWNLOAD COMPLETO DO PROGRAMA, AQUI!

DEFINIÇÃO DO PROGRAMA
Programa de formação multicêntrico de três anos de duração, condizente ao Título de Especialização em Cirurgia Plástica, Estética e Reconstrutiva, realizado em dois grandes campus regionais (Santos – São Paulo), com seis unidades docentes principais e três unidades menores de colaboração, todas com um programa comum.

CREDENCIAMENTOS:
1) Serviço credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
2) Serviço credenciado pelo Ministério de Educação (MEC) sob certificação da Comissão Nacional de Residência médica (CNRM) Nº 954/2018.

OBSERVAÇÃO:
Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu atendem às determinações da Resolução do CNE nº 1, de 06 de abril de 2018, do Conselho Nacional de Educação.

CRITÉRIO:
Será considerado aprovado o aluno que obtiver a frequência mínima de 75% da carga horária.
Observação direta das atividades pelos preceptores.
Avaliação com teste de múltipla escolha / oral a cada ano.
Avaliação da habilidade cirúrgica
Conclusão de trabalho científico ao final do curso.

OBJETIVOS GERAIS DO CURSO
O programa de Especialização em regime de Pós-Graduação em Cirurgia Plástica, Estética e Reconstrutiva possui como objetivos:

a) Especializar em cirurgia plástica, estética e reconstrutiva o cirurgião geral, capacitando-lhe para prevenir, diagnosticar e tratar os problemas cirúrgicos da criança, adolescente, adulto e idoso, de acordo as normas da Cirurgia Plástica, atualizadas e adaptadas à realidade mundial.

b) Desenvolver no médico em especialização, o espírito crítico e o pensamento científico em favor do progresso da cirurgia plástica e das disciplinas que a integram e sustentam.

c) Capacitar ao médico em especialização em atividades de docência e extensão, tanto no pessoal da saúde como no paciente e público em geral.

d) Estimular e aperfeiçoar atitudes de compreensão, serviço, respeito e bom trato aos pacientes, familiares e público em geral, desenvolvendo seus valores éticos, essenciais para o bom desempenho professional do cirurgião plástico.

e) Capacitar para o trabalho professional nas diversas unidades de Cirurgia Plástica em serviços e instituições de saúde.

f) Melhorar as habilidades técnicas, raciocínio e capacidade de tomar decisões adequadas.

g) Desenvolver atitudes que permitam valorizar o significado dos fatores somatórios, psicológicos e sociais que interferem no processo da doença.

h) Valorizar as ações de saúde de caráter preventivo.

i) Promover a integração do médico em equipes multidisciplinares para prestar assistência aos pacientes.

j) Estimular a capacidade de aprendizado independente e de participação em programas de educação continuada.

k) Estimular a capacidade de crítica da atividade médica, no âmbito da Cirurgia Plástica, considerando seus aspectos científicos, éticos e sociais.

PÚBLICO ALVO
Médicos brasileiros e estrangeiros, com formação de 02 anos em Cirurgia Geral em entidades reconhecidas: A Especialização em Cirurgia Plástica constitui modalidade de ensino de pós-graduação (lato sensu) destinadas a médicos; caracterizadas por treinamento em serviços credenciados, funcionando em instituições de saúde, universitárias ou não, sob a orientação de profissionais médicos membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), de elevada qualificação ética profissional.

PERFIL DO GRADUADO:
O Cirurgião Plástico graduado no nosso Programa de Especialização em Cirurgia Plástica, Estética e Reconstrutiva, deverá ter atingido ótimos níveis de conhecimentos, de habilidades técnicas, de destrezas clínicas como competências éticas, organizacionais e administrativas que lhe permitem desempenhar, como Cirurgião Plástico, em qualquer atividade do país o do exterior.

Seu nível de formação será avançado, como correspondente ao especialista, motivo pelo qual, deverá conhecer toda a Patologia Médico Cirúrgica e ser capaz de efetuar um diagnóstico e terapêutico adequado dos principais problemas da cirurgia plástica.
Deverá ter una sólida formação teórico – prática em anatomia humana, anestesia e controle da dor, atendimento ambulatorial, atendimento hospitalar, atendimento de urgência e em enfermaria cirúrgica.

Deverá estar bem capacitado para solicitar e interpretar exames de laboratório e imagem modernos, além de efetuar procedimentos diagnósticos complementares.

Deverá ter destreza e experiência pessoal em Cirurgia Menor ou ambulatorial, no tratamento de pacientes poli-traumatizados e queimados, cirurgias de reconstrução oncológica de cabeça e pescoço, cutânea, tórax, abdômen, área genital e perineal, extremidades. Tratamento de lesões neoplásicas cutâneas e de tecidos moles. Tratamento de sequelas traumáticas, cirúrgicas, oncológicas ou por queimaduras nas diferentes regiões corporais, terá um alto nível de conhecimento sobre o processo de envelhecimento e seu tratamento, tanto dermatológico como cirúrgico - estético, com aparelhos e procedimentos invasivos e não invasivos. Deverá reconhecer e tratar diferentes patologias de tipo congênitas ou adquiridas em população pediátrica e adulta. Deverá conhecer e tratar deformidades mamárias, com adequado uso de materiais protésicos e implantes, cirurgia de pacientes pós bariátricos e de contorno corporal em general, lipoaspiração e lipo-enxerto, em diferentes áreas corporais.

Deverá conhecer e ter auxiliado em cirurgias congênitas, Crânio-Maxilo– Faciais, cirurgias de cabeça e pescoço, cirurgia oncológica cutânea e mamária, microcirurgia e cirurgia de mão. Por tanto, saberá alternativas terapêuticas e os riscos em essas patologias, a oportunidade da sua derivação e os centros mais adequados para sua resolução.

Ademais, deverá estar capacitado intelectualmente, qualificado técnica e suficientemente bem dotado em metodologia e estratégias de aprendizado como para se incorporar a equipes cirúrgicos especializados e grupos de investigação ou de docência cirúrgica, no país ou no exterior, permitindo, se assim deseja, seguir avançando para una formação superior.

CORPO DOCENTE
Chefe/Regente e Coordenador Coreme
Prof. Dr. Osvaldo Saldanha, MD, PhD

Coordenador Científico:
Dr. Eugênio Gonzalez Cação, MD, Mestrando

Coordenador de Departamentos:
Dr. Osvaldo Saldanha Filho. MD

Coordenador do Dpto Fissurados:
Dr. Marco Ricardo Menegazzo, MD, Mestrado

Dr. Fernando Sampaio de Almeida Prado Filho
Titular e Especialista da SBCP

Dr. Allan Kardec José Ferreira
Especialista em Cirurgia Plástica - SBCP

Dra. Ana Maria Nogueira Giacoia
Especialista em Cirurgia Plástica - SBCP

Dr. Wail Queiroz Filho
Titular e Especialista da SBCP

Dr. Ricardo Abelha
Especialista em Cirurgia Plástica - SBCP

Dr. Leonardo Gobetti
Especialista em Cirurgia Plástica – SBCP

Dr. Ricardo Abelha
Cirurgião Plástico Titular da SBCP

Dr. Leonardo Gobetti
Cirurgião Plástico membro da SBCP

Conteúdo do Curso

1º) ano

1. Reconstrutiva e reparadora 1: 480 horas
2. Fissura lábio palatina 1: 240 horas
3. Estética e contorno Corporal 1: 600 horas
4. Cirurgia ambulatorial e dermatológica: 400 horas
5. Cirurgia da mão: 240 horas
6. Queimados: 240 horas
7. Oncologia cutânea: 480 horas
8. Metodologia de Investigação 1: 200 horas

Total = 2.880 horas

2º) ano

9. Reconstrutiva e reparadora 2: 480 horas
10. Fissura lábio palatina 2: 240 horas
11. Pratica cirúrgica 1: 680 horas
12. Pratica cirúrgica 2: 680 horas
13. Estética e Contorno Corporal 2: 600 horas
14. Metodologia de Investigação 2: 200 horas

Total = 2.880 horas

3º) ano

15. Reconstrutiva e reparadora 3: 480 horas
16. Crânio-Maxilo-Facial: 240 horas
17. Estética e contorno corporal 3: 840 horas
18. Ambulatório de estética: 360 horas
19. Oncologia e reconstrução mamária: 480 horas
20. Metodologia de investigação 3: 240 horas
21. Eletivo: 240 horas

Total = 2.880 horas

Total aproximado dos 3 anos = 8.640 horas

Osvaldo Ribeiro Saldanha

Doutor | Coordenador(a)

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1976). Doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 2013 Editor Internacional do Plastic and Reconstructive Surgery desde 2011. Cirurgião plástico - Clinica de Cirurgia Plástica Saldanha. Chefe/Regente do Serviço de Cirurgia Plástica Osvaldo Saldanha - Credenciado pelo Ministério da Educação (MEC) e Sociedade Basileira de Cirurgia Plástica (SBCP) Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - 2006-2007. Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - 2010-2011. Tem experiência na área da Medicina, com ênfase em Cirurgia Plástica e Restauradora, atuando principalmente nos seguintes temas: lipoabdominoplastia, abdominoplastia, cirurgia da mama, cirurgia da face, rinoplastia, lipoaspiração, etc. Chanceler da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Diretor do Departamento de Ensino e Serviços Credienciados da Sociedade Brasileira de Cirurga Plástica-SBCP

Oferecer condições de ensino e treinamento na especialidade da Cirurgia Plástica, em serviços próprios ou internos, ou através de convênios firmados com outros Serviços Especializados, que atendam no mínimo 70% dos temas presentes no conteúdo do Programa Básico da Cirurgia Plástica.

Duração: 36 meses
secretaria.pospresencial@unimes.br, residencia@clinicasaldanha.com.br
Local: Campus Rosinha Viegas

TIRE SUAS DÚVIDAS

© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade