Quadro de Defesas

RELAÇÃO DE DEFESAS PÚBLICAS DAS DISSERTAÇÕES E OS RESPECTIVOS PRODUTOS DE INTERVENÇÃO REALIZADOS EM 2018 – TURMA II

 

Mestre Dissertação Produto
Material Educacional*1
Validado por Banca de
Dissertação
Data
ANDRÉA GABRIEL PAULA SOUZA SANTOS TÍTULO
O LÚDICO COMO PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO CICLO I DO ENSINO FUNDAMENTAL
MATERIAL EDUCACIONAL
UMA PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO DO INGLÊS PARA ALUNOS DO 2º ANO DO CICLO I
Classificação
Proposta de ensino.
Objetivo
Implementar um trabalho pedagógico lúdico, viabilizando aulas mais dinâmicas e utilizando diferentes espaços escolares no processo de ensino de língua inglesa para alunos do 2º ano do Ciclo I de uma escola municipal de Santos-SP com o intuito de tornar os conteúdos do plano de curso de inglês mais atraentes e envolventes para todos os alunos a fim de que haja um conhecimento mais significativo da língua inglesa.
Orientador
Prof. Dr. Gerson Tenório dos Santos
Banca
Prof. Drª. Graziela Pigatto Bohn (UNISANTOS)
Prof. Drª. Abigail Malavasi
(UNIMES)
Suplente
Prof. Dr. Alberto Luiz Schneider
(UNIMES)
03/12/18
ANDREIA APARECIDA MATTOSINHO TÍTULO
A SONDAGEM DA HIPÓTESE DE ESCRITA DOS ALUNOS EM PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA: PROPOSTA DE TRABALHO COLETIVO.
MATERIAL EDUCACIONAL
PROPOSTA DIDÁTICA: SUGESTÕES DE COMO REALIZAR A SONDAGEM DE LEITURA E ESCRITA COM OS ALUNOS

Classificação
Proposta de Ensino
Objetivo
Apresentar proposta didática para a realização da sondagem de escrita, afim de contribuir para a compreensão da importância desse instrumento de avaliação do conhecimento dos alunos no processo de aquisição do sistema de escrita alfabético.
Orientador
Prof. Drª Abigail Malavasi (UNIMES)
Banca
Prof. Drª. Valéria Batista (PUC/SP)
Prof. Drª Irene da Silva Coelho (UNIMES)
Suplente
Prof. Dr. Gerson Tenório dos Santos (UNIMES)
12/12/18
ANGÉLICA CARREIRA BELA ALVES TÍTULO
NARRATIVAS DE SUSPENSE NO ENSINO FUNDAMENTAL II – RODAS DE LEITURA EM ESPAÇOS ALTERNATIVOS

MATERIAL EDUCACIONAL
Narrativa de suspense no ensino fundamental II – rodas de leitura em espações alternativos
Classificação
Após a realização do projeto de narrativas de suspense ou romances policiais descrito inicialmente e as atividades realizadas, o produto escolhido para ser apresentado ao final da pesquisa foi a criação de uma biblioteca itinerante com a finalidade de proporcionar ao aluno um ambiente convidativo para a prática leitora.

Objetivo
Os objetivos deste trabalho de pesquisa foram: 1. despertar a atenção do aluno para ouvir histórias numa roda de leitura; 2.ampliar a compreensão leitora dos alunos e sua expressão oral; 3. exercitar a leitura como prática democrática, fundamental na formação do senso crítico e de cidadão.

Orientadora
Prof. Drª. Irene da Silva Coelho (UNIMES)
Banca
Prof. Drª. Selma Martinez Simões Rodrigues de Lara
(UNIP)
Prof. Drª. Renata Barrocas (UNIMES)
Suplente
Prof. Dr. Gerson Tenório dos Santos (UNIMES)
09/04/18
CARLA BAZILIO DE SOUZA TÍTULO
ESTOU AQUI PARA APRENDER, DESENHAR É COISA DE CRIANÇA! PRÁTICAS DOCENTES DE ARTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
MATERIAL EDUCACIONAL
RELEITURAS DA VIDA
Classificação
Proposta de Ensino
Objetivo
Objetivo Geral Propor o projeto “Releituras da vida”, destinado a professores de arte, das escolas públicas da Baixada Santista, de forma a tornar as aulas mais significativas para a formação do aluno em Arte, como um processo projetivo, dinâmico e criativo tornando-o confiante e transformador enquanto ser humano existente na vida escolar e social.
Objetivos Específicos Promover reflexão e instrumentalizar os docentes mediante abordagens que os façam perceber a realidade e expectativas vividas pelos alunos. Realizar propostas de aulas dinâmicas, que possibilitem aos novos olhares as imagens e releitura da arte no cotidiano e, neste sentido, contar com a interdisciplinaridade como uma grande aliada no percurso. Levantar ideias para os professores utilizarem no processo de desenvolvimento da criatividade dos alunos na EJA. Identificar por meio dos artistas locais da Baixada Santista um novo olhar do aluno para a Arte aprendida na escola e a identificada na rua, fazendo com que ele seja capaz de relacionar a sua história de vida com a biografia do artista.
Orientadora
Prof. Drª. Luana Carramillo Going (UNIMES)
Banca
Prof. Dr. Hélio Alves
(UNISANTOS)
Prof. Drª. Irene da Silva Coelho
(UNIMES)
Suplente
Prof. Dr. Thiago Simão Gomes
(UNIMES)
27/03/18
ELIANA APARECIDA MIRANDA PAULO TÍTULO
A GESTÃO NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: TRILHANDO OS CAMINHOS NO MUNICÍPIO DE SANTOS
MATERIAL EDUCACIONAL
GESTÃO EM ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL – GETI
Objetivo
Objetivo Geral Capacitar, tecnicamente e cientificamente, a formação de profissionais especializados em Educação tendo como eixos integradores as políticas públicas em Educação Integral, gestão escolar, formação integral, legislação, aplicação de recursos financeiros enviados direto á escola. Em termos de perfil de egresso, pretende-se capacitar e qualificar especialistas de educação I e especialista de educação II, pertencentes ao quadro dos funcionários do município de Santos, ao exercício profissional da gestão escolar na perspectiva da Educação Integral.
Objetivos específicos a) Proporcionar a formação de especialista I e especialistas II do quadro de funcionários da Prefeitura de Santos com sólida formação em gestão escolar, na perspectiva da Educação Integral; b) possibilitar aos especialistas I e II uma formação profissional dotada de competências e habilidades que lhe permitam o pleno cumprimento de sua responsabilidade perante a sociedade, por meio da compreensão, reflexão, interpretação e aplicação das normativas da Educação Integral; c) desenvolver, nos gestores, a capacidade de assimilação da cultura e dos objetivos organizacionais e ambientais, além de instrumentalizá-los a atuar perante uma escola situada em uma sociedade globalizada e em constantes transformações.
Orientadora
Prof. Drª. Luana Carramillo Going (UNIMES)
Banca
Prof. Drª. Elisabete Ferreira Esteves Campos (METODISTA)
Prof. Drª. Mariângela Camba (UNIMES)
Suplente
Prof. Drª. Elisete Gomes Natário (UNIMES
19/04/18
ÉRICA STACHERA TÍTULO
PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM LINGUAGEM GRÁFICA E CARTOGRÁFICA PARA O PROFESSOR DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
MATERIAL EDUCACIONAL
FORMAÇÃO CONTINUADA EM HTPC: O ENSINO DA LINGUAGEM CARTOGRÁFICA – ANOS INICIAIS – ENSINO FUNDAMENTAL

Classificação
Material Instrucional
Objetivo
Objetivo Geral
Elaborar uma proposta de formação continuada em ensino de Cartografia Escolar para o pedagogo que atua no 3º ano do Ciclo I de uma Escola Municipal do município de Peruíbe – SP.
Objetivos Específicos
Caracterizar o ensino de Geografia com relação ao desenvolvimento da linguagem cartográfica; Analisar o material didático utilizado pela escola para o ensino de Cartografia Escolar; Descrever a proposta metodológica atual para o ensino de Cartografia Escolar no 3º ano do Ensino Fundamental; Investigar o conhecimento do professor pedagogo em relação a linguagem cartográfica.
Orientadora
Prof. Drª. Renata Barrocas (UNIMES)
Banca
Prof. Dr. Clézio dos Santos
(UFRRJ)
Prof. Drª. Irene da Silva Coelho (UNIMES)
Suplente
Prof. Drª. Elisete Gomes (UNIMES)
30/08/18
FÁTIMA APARECIDA MARINHO COELHO TÍTULO
EXPANDINDO HORIZONTES: A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS PARA APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA PÚBLICA
MATERIAL EDUCACIONAL
VIAJANDO ATRAVÉS DAS INTELIGÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE TRABALHO POR PROJETOS DE LÍNGUA INGLESA PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

Classificação
Proposta de ensino
Objetivo
Com base na teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner, apresentar atividades diversificadas e interdisciplinares de língua inglesa que estimulem as diversas inteligências dos alunos 5º ano do Ensino Fundamental e que sirvam de fio condutor para novas propostas que alcancem um número maior de inteligências.
Orientador
Prof. Dr. Gerson Tenório dos Santos
Banca

Prof. Drª. Graziela Pigatto Bohn (UNISANTOS)Prof. Drª. Abigail Malavasi
(UNIMES)
Suplente
Prof. Dr. Alberto Luiz Schneider
(UNIMES)
16/08/18
IVANA CORRÊA DE SOUZA FAOUR TÍTULO
O DIRETOR ESCOLAR E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL: COMPROMISSO SOCIAL E POLÍTICO
MATERIAL EDUCACIONAL
A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NA ESCOLA: PAPEL DO DIRETOR ESCOLAR

Classificação
Proposta de Ensino: mídias educacionais.
Objetivo
Objetivo geral: Propiciar a reflexão acerca do papel do diretor escolar na formação dos professores na escola, de forma a superar um modelo naturalizado de diretor escolar como figura de poder e representante das instâncias superiores.Objetivos específicos: Refletir sobre a formação continuada em serviço como possibilidade de valorização do saber docente.
Refletir sobre a gestão escolar como espaço de contradições e possibilidades.
Reconhecer o diretor escolar como agente de mudanças no espaço educativo.
Orientadora
Prof. Drª. Mariângela Camba
Banca
Prof. Drª. Adriana Rocha Bruno (UFJF)
Prof. Drª. Elisabeth dos Santos Tavares
(UNIMES)
Suplente
Prof. Drª. Elisete Gomes (UNIMES)
09/04/18
IVANILDE LOURENÇO PASSOS TÍTULO
MÚSICA E MOVIMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: A construção de um olhar crítico por meio da sensibilização e vivência dos processos de criação
MATERIAL EDUCACIONAL
MÚSICA E MOVIMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL I:
A CONSTRUÇÃO DE UM OLHAR CRÍTICO POR MEIO DA SENSIBILIZAÇÃO E VIVÊNCIA DOS PROCESSOS DE CRIAÇÃO
Classificação
Curso de Formação de ProfessoresL
Objetivo
Estruturar encontros de sensibilização, prática e processos criativos em música e movimento para professores do Ensino Fundamental a fim de ressignificar as linguagens artísticas no cotidiano do professor, fazendo emergir seu potencial criativo.
Orientador
Prof. Dr. Gerson Tenório dos Santos
Banca
Prof. Dr. Paulo César Carneiro Lopes (UNIBRASIL)
Prof. Drª. Abigail Malavasi
(UNIMES)
Suplente
Prof. Dr. Alberto Luiz Schneider
(UNIMES)
26/03/18
IZABELLA CUSTÓDIO DIAS TÍTULO
MATERIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DIGITAL DE SANTOS – CONSIDERAÇÕES À LUZ DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
MATERIAL EDUCACIONAL
MATERIAL INSTRUCIONAL DE APOIO PRA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Classificação
Material instrucional
Objetivo
Confeccionar um material textual online para professores que norteie a prática de atividades, estratégias e fundamentos, para as aulas das diversas disciplinas da Educação de Jovens e Adultos, alicerçado na teoria da Aprendizagem Significativa.
Objetivos Específicos
Propor a reflexão acerca da produção de material das aulas do EJA junto ao corpo docente da Educação de Jovens e Adultos; Rever fundamentos, práticas e estratégias para a elaboração das aulas embasadas nos conhecimentos prévios dos alunos; revisão de conteúdos já ensinados; elaboração de material potencialmente significativo com significatividade lógica e psicológica para os alunos; a utilização de estratégias tais quais organizadores prévios, mapas conceituais e diagramas V.
Orientador
Prof. Drª. Elisete Gomes Natário
Banca
Prof. Drª. Maurina Passos Goulart Oliveira da Silva (PUC/SP)
Prof. Drª. Mariângela Camba
(UNIMES)
Suplente
Prof. Drª. Renata Barrocas
(UNIMES)
17/04/18
JUCELIA DA CRUZ TÍTULO
AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FATOR MOTIVACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
MATERIAL EDUCACIONAL
BLOG DESAFIO TECNOLÓGICO: TECNOLOGIA CONSCIENTE PARA TRANSFORMAR O MUNDO
Classificação
Mídias Educacionais
Objetivo
A escolha de um ambiente virtual – BLOG – ocorreu devido a sua capacidade de intercomunicação, o que “garante que, independentemente de onde as pessoas estejam elas possam se comunicar e trocar ideias, desenvolver projetos em conjunto, ir além da informação” (KENSKI, 2015, p. 431), em busca de uma aprendizagem ativa, colaborativa e em rede.
O produto aqui proposto é resultado da pesquisa realizada durante o Curso de Mestrado Profissional em Práticas Docentes, promovido pela Universidade Metropolitana de Santos. A pesquisa buscou caminhos para uma prática pedagógica inovadora que promova, efetivamente, uma aprendizagem significativa capaz de facilitar a construção do conhecimento pelo aluno do Ensino Fundamental por meio da utilização das tecnologias de informação e comunicação – TIC. Para tal, investigou o uso das tecnologias de informação e comunicação como fator motivacional no ensino fundamental, pesquisando as práticas docentes promovidas por professores de três escolas públicas.
Orientador
Prof. Drª. Elisabeth dos Santos Tavares
Banca
Prof. Drª. Adriana Rocha Bruno (UFJF)
Prof. Drª. Mariângela Camba
(UNIMES)
Suplente
Prof. Dr. Thiago Simão Gomes
(UNIMES)
09/04/18
MÁRCIO RODRIGUES DOS SANTOS TÍTULO
A PRÁTICA DA CAPOEIRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR
MATERIAL EDUCACIONAL
Material Pedagógico do Ensino Fundamental nos anos iniciais – Capoeira
Classificação
Proposta de Ensino
Objetivo
A pesquisa teve como finalidade objetivo demonstrar um programa realizado na Escola de Ensino Fundamental Anglo Santos, utilizando a prática da capoeira como ferramenta interdisciplinar nos anos iniciais do ensino fundamental. Foi aplicada uma metodologia de caráter qualitativo, dialogando com professores e familiares. Interessa-nos contribuir na defesa da ampliação das oportunidades do currículo, com ênfase na “descolonização de currículo”, por meio da inclusão e da valorização da cultura brasileira, como é o caso da capoeira. A partir da análise dos dados, apresento uma proposta para a facilitação da implantação da Lei 10639/03, ensinando a cultura afro-brasileira, seus legados de uma forma estimulante para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Acreditamos que o programa de mestrado contribui para formar profissionais para desenvolver pesquisas sobre o cotidiano de suas práticas e atuarem com autonomia, valorizando a relação ensino-aprendizagem de forma interdisciplinar.
Orientador
Prof. Dr. Alberto Luiz Schneider
Banca
Prof. Dr. Fabio Giordano (UNISANTA)
Prof. Drª. Abigail Malavasi
(UNIMES)
Suplente
Prof. Dr. Gerson Tenório dos Santos (UNIMES)
18/04/18
MARIA EMÍLIA ARAÚJO FRANÇA DE ABREU TÍTULO
DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA DOCÊNCIA PARA A ATUAÇÃO NO PROJETO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DOMICILIAR
MATERIAL EDUCACIONAL
APD Digital – O seu e-book inclusivo
Classificação
E-book
Objetivo
Auxiliar os professores que já atuam no Atendimento Pedagógico, ou que gostariam de atuar, apresentando as experiências vivenciadas pelas professoras, seus anseios e suas dificuldades.
Orientador
Prof. Drª. Abigail Malavasi
Banca
Prof. Drª. Valéria Batista (PUC/SP)
Prof. Drª. Luana Carramillo Going (UNIMES)
Suplente
Prof. Dr. Thiago Simão Gomes (UNIMES)
23/05/18
MARIA DE FÁTIMA SANTOS CONDE AMIEIRO TÍTULO
USO DO GÊNERO JORNALÍSTICO PARA ANÁLISE DA SEGREGAÇÃO ESPACIAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA: O EXEMPLO DE SANTOS,SP
MATERIAL EDUCACIONAL
VÍDEO EDUCATIVO SOBRE O AVANÇO DA VERTICALIZAÇÃO EM SANTOS

Classificação
Material instrucional
Objetivo Geral
Compreender o processo de verticalização em Santos nos últimos cinco anos sob a perspectiva de uma abordagem crítica no tocante a segregação espacial.
Objetivo Específicos
Selecionar textos jornalísticos, fotos e mapas sobre os impactos causados pelo avanço da construção civil, nos últimos cinco anos, nos bairros do Gonzaga, Marapé, Ponta da Praia e Areia Branca na Zona Noroeste.
Utilizar a leitura de imagens de satélite do Google Earth para análise da transformação vertical na paisagem;
Contextualizar a Geografia local, partindo da abordagem crítica e elencar as vantagens e desvantagens da construção civil na cidade;
Elaborar como produto de intervenção uma exposição itinerante que apresente aos demais alunos da rede municipal a importância da análise geográfica da segregação espacial para a compreensão das transformações promovidas pelo impacto da construção civil.
Elaboração de vídeo educativo que contemple a verticalização santista e seja discutido em conjunto com a exposição itinerante pelas escolas.
Orientador
Prof. Drª. Renata Barrocas
Banca
Prof. Drª. Elizabeth de Souza Machado Hess
Prof. Drª. Regina Helena Tunes
(UNIMES)
Suplente
Prof. Drª. Elisete Gomes Natário (UNIMES)

02/04/18

ONORIVAL DE ALMEIDA DOIN TÍTULO
LEITURA DE CONTOS E FÁBULAS AFRICANOS, INDÍGENAS E EUROPEUS – UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
MATERIAL EDUCACIONAL
PROJETO INTERDISCIPLINAR – CONTOS E FÁBULAS
Classificação
Objetivo
A partir das demandas de aprendizagem dos alunos, este projeto de ensino investiga as propostas de trabalho nas modalidades de leitura e compreensão textual a fim de proporcionar novas experiências de aprendizagem no estudo literário e formar sujeitos letrados. Os contos e fábulas africanos, indígenas e europeus oferecem ao aluno a possibilidade de entrar em contato com diferentes culturas, e o trabalho numa perspectiva interdisciplinar pode ser um caminho para ampliar a leitura, incentivar a pesquisa, desenvolver a compreensão textual e estimular a autonomia do aluno. Os professores num processo de mediação e de estratégias didático-pedagógicas estarão juntos para consolidar a aprendizagem dos alunos.
Orientador
Prof. Drª. Irene da Silva Coelho
Banca
Prof. Drª. Katya Laís Ferreira Patella Couto (IFSP)
Prof. Dr. Gerson Tenório dos Santos (UNIMES)
Suplente
Prof. Drª. Abigail Malavasi (UNIMES)
16/04/18
PAOLO CÍVITA TÍTULO
A PROVA BRASIL E OS REFLEXOS NAS PRÁTICAS DOCENTES
MATERIAL EDUCACIONAL
PROJETO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES COM FOCO À REFLEXÃO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA
ClassificaçãoObjetivo
Orientador
Prof. Drª. Mariângela Camba
Banca
Prof. Drª. Francisca Eleodora Santos Severino (UNINOVE)
Prof. Drª. Elisabeth dos Santos Tavares (UNIMES)
Suplente
Prof. Drª. Irene da Silva Coelho (UNIMES)
19/03/18
PAULA FAUSTINO NETO TÍTULO
” A PERCEPÇÃO DE DOCENTES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 1° E 2º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – PROPOSIÇÕES PEDAGÓGICAS SIGNIFICATIVAS
MATERIAL EDUCACIONAL
MATERIAL INSTRUCIONAL PARA O PROFESSOR DE 1º E 2º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E AS HIPÓTESES DA ESCRITA
Classificação
Material instrucional
Objetivo
Elaborar e disponibilizar material instrucional online de atividades lúdicas para alfabetização de crianças a partir dos referenciais de Ferreiro e Ausubel.
Objetivos Específicos
Oportunizar aos educadores embasamento teórico e prático em relação ao letramento e aprendizagem significativa para o trabalho em sala de aula do 1º e 2º anos do ensino fundamental;
Auxiliar professores em seu trabalho pedagógico com alunos que estão em processo de alfabetização, com propostas de atividades para cada hipótese da escrita;
Contribuir para a aprendizagem significativa de alunos do 1º e 2º anos do ensino fundamental.
Orientador
Prof. Drª. Elisete Santos Natário
Banca
Prof. Dr. Fabio Giordano (UNISANTA)
Prof. Drª. Irene da Silva Coelho (UNIMES)
Suplente
Prof. Drª. Renata barrocas (UNIMES)
22/06/18
ROSÂNGELA FORTUNATO PRIETO TÍTULO
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: DO DISCURSO À PRÁTICA NO MUNICÍPIO DE SANTOS – SP
MATERIAL EDUCACIONAL
SETOR FORMATIVO PEDAGÓGICO: COMPARTILHAMENTO DE PLANOS DE CURSO E PLANEJAMENTOS ENTRE O SETOR FORMATIVO, PROFESSORES, EDUCADORES COMUNITÁRIOS E EQUIPE GESTORA DA UME
Classificação

Objetivo

Orientador
Prof. Drª. Elisabeth dos Santos Tavares
Banca
Prof. Drª. Maria do Rosário Abreu e Sousa (UNAERP)
Prof. Drª. Luana Carramillo Going (UNIMES)
Suplente
Prof. Dr. Thiago Simões Going (UNIMES)
22/11/18
SIMONE SANTOS DO AIDO TÍTULO
ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL – EJA DIGITAL SANTOS POR INTERMÉDIO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
MATERIAL EDUCACIONAL
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA O TRABALHO EM LÍNGUA INGLESA NA EJA DIGITAL SANTOS – CICLO II
Classificação
Sequência didática de História em Quadrinhos para o EJA Digital
Objetivo
O objetivo desta Sequência Didática é oferecer aos alunos da EJA Digital Santos – Ciclo II aulas diversificadas e diferentes das quais estão acostumados, uma vez que percebeu-se, durante o desenvolvimento da pesquisa, o interesse da maioria desses alunos pela maior exploração de recursos visuais nas aulas de Inglês do curso, além de dificuldades e desinteresse em relação à metodologia atualmente empregada.Pretende-se explorar os recursos disponíveis na plataforma virtual Moodle, além de outros encontrados na Internet, assim como o gênero discursivo e imagético Histórias em Quadrinhos para que os alunos se apropriem do mesmo e enriqueçam suas habilidades de leitura e escrita em língua estrangeira – Inglês, ampliem sua motivação e consigam melhores resultados no aprendizado dessa língua.
Orientador
Prof. Dr. Gerson dos Santos Tavares
Banca
Prof. Dr. Gazy AnDrªus (UEMG)
Prof. Drª. Irene da Silva Coelho (UNIMES)
Suplente
Prof. Dr. Alberto Luiz Schneider (UNIMES)
01/03/18
SUMAYA PIMENTA DE CASTRO TÍTULO
A ALFABETIZAÇÃO NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NESSE PROCESSO
MATERIAL EDUCACIONAL
JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO COM ENFOQUE NA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
Classificação
Jogos fonológicos
Objetivo
Introduzir, aprofundar e consolidar o desenvolvimento da consciência fonológica aliada à aprendizagem da língua escrita nos alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental através de diferentes jogos destinados para a alfabetização, fazendo-os refletir sobre o sistema de escrita alfabético e socializando seus saberes com os colegas.
Orientador
Prof. Drª. Abigail Malavasi
Banca
Prof. Drª. Valéria Batista (PUC/PC)
Prof. Dr. Gerson Tenório dos Santos (UNIMES)
Suplente
Prof. Dr. Alberto Luiz Schneider (UNIMES)
12/12/18
VALDIR FRANCISCO DA SILVA FILHO TÍTULO
O LIVRO DIDÁTICO E SUA RELAÇÃO DIALÉTICA NO ENSINO APRENDIZAGEM
MATERIAL EDUCACIONAL
GUIA DE ORIENTAÇÃO AO PROFESSOR PARA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO
Classificação
Proposta de Ensino
Objetivo
ObjetivoO objetivo desta investigação é procurar novas respostas para um velho problema: de que modo o livro didático responde às questões relativas à construção dos novos saberes. O trabalho busca compreender as relações entre escola, Estado e sociedade, sobretudo a partir de uma análise centrada nos caminhos que o livro didático tem feito ao longo de sua existência. O livro didático não é mero produtor das ideologias dominantes, mas responde as mudanças na produção histórica e nas concepções de ensino, contemplando diferenças teóricas e analíticas. O livro didático esteve aliado à promoção da cultura e da educação em massa ao longo do século XX, em paralelo com a emergência de novos governos e ideologias que vêm se transformando em processo de homogeneização cultural. Os pressupostos da produção didática devem permanentemente ser questionados. Nesse sentido, pesquisa busca avaliar, por meio da observação de participantes, o modo como os professores do Ensino Fundamental I utilizam os livros no cotidiano. Com isto, destaca-se a importância do produto final e os processos na elaboração do formato de guia do livro didático como um recurso que irá auxiliar professores no ambiente educativo.
Orientador
Prof. Dr. Alberto Luiz Schneider (PUC/PC)
Banca
Prof. Drª. Márcia Juliana Santos (Colégio Móbile)
Prof. Drª. Elisete Gomes Natário (UNIMES)
Suplente
Prof. Drª. Renata Barrocas (UNIMES)
09/03/18

*1 De acordo com as orientações da Tabela 14, p.43 – Pontuação para Programas Profissionais e Acadêmicos

*2 De acordo com as orientações da Tabela 15, p.45 item 1 – Como classificar os materiais educacionais de mestrado profissional da Área de Ensino

RELAÇÃO DE DEFESAS PÚBLICAS DAS DISSERTAÇÕES E OS RESPECTIVOS PRODUTOS DE INTERVENÇÃO REALIZADOS EM 2018 – TURMA I

Mestre Dissertação Produto
Material Educacional*1
Validado por Banca de
Dissertação
Data
JANICLEIDE FEITOSA MAIA SIMÕES TÍTULO
PARA ALÉM DAS REPRESENTAÇÕES DE INDISCIPLINA E DE CURRÍCULO: E AS CRIANÇAS COMO FICAM?
MATERIAL EDUCACIONAL
REFLEXÕES SOBRE O QUE SE ENTENDE POR INDISCIPLINA E A CONSTRUÇÃO DAS AÇÕES COLETIVAS NECESSÁRIAS.
ClassificaçãoObjetivo
Orientado
Prof. Drª. Mariângela Camba
Banca
Profª. Drª. Daisy Inocência Margarida de Lemos (UNISANTOS)
Profª. Drª. Elisete Gomes Natário (UNIMES)
Suplente
Prof. Drª. Luana Carramillo Going (UNIMES)
28/09/18
LUCILENE COSTA RIBEIRO TÍTULO
A INFORMÁTICA EDUCATIVA E O GÊNERO FABULA COMO INSTRUMENTOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA ALUNOS COM DIFICULDADES DE PRODUÇÃO DE TEXTO
MATERIAL EDUCACIONAL
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE GÊNERO TEXTUAL FÁBUL, NA PLATAFORMA DIGITAL EDMODO

Classificação
Mídia
Objetivo
Orientador
Prof. Dr. Gerson Tenório dos Santos
Banca
Prof. Dr. Paulo César Carneiro Lopes (Universidade Brasil)
Prof. Drª. Abigail Malavasi (UNIMES)
Suplente
Prof. Dr. Alberto Luiz Schneider (UNIMES)
19/02/18
VALÉRIO DA LUZ OLIVEIRA TÍTULO
DA ARTE RUPESTRE À ARTE URBANA: UM NOVO OLHAR SOBRE O ENSINO DA ARTE NO ENSINO FUNDAMENTA
MATERIAL EDUCACIONAL
A ARTE URBANA BRASILEIRA
Classificação
Objetivo
A elaboração do ambiente virtual do projeto “A Arte Urbana brasileira” propõe revisitar as principais obras brasileiras, com a finalidade educativa e cultural de manter viva a manifestação artística. Pretende ainda realizar, por meio de Abordagem Triangular, trabalhos com os alunos, relacionando a abordagem com a Arte produzida: o fazer artístico (técnicas de graffiti, materiais), a contextualização (realidade das pessoas inscritas, história de vida, percursos percorridos, cidade ou outras que eles criarem como sugestões) e a apreciação/leitura de imagens (leitura de graffiti da cidade, de artistas reconhecidos ou outras).
Orientador
Prof. Drª. Elisabeth dos Santos Tavares
Banca
Prof. Dr. Antonio Cesar Lins Rodrigues (USP)
Prof. Drª. Ana Laura Ribeiro da Silva (UNIMES)
Suplente
Prof. Dr. Thiago Simão Gomes (UNIMES)
26/03/18

*1 De acordo com as orientações da Tabela 14, p.43 – Pontuação para Programas Profissionais e Acadêmicos

*2 De acordo com as orientações da Tabela 15, p.45 item 1 – Como classificar os materiais educacionais de mestrado profissional da Área de Ensino