UNIMES

Virtual

UNIMES

Presencial

Boleto

Online

O PORTAL DE CONTEÚDO DA UNIMES

NOTÍCIAS

UNIMES

III Semana Acadêmica de Psicologia será realizada entre 21 a 25 de setembro

21/09/2020

Com a temática A Reinvenção do Cotidiano, graduação traz debates acerca do novo normal na Psicologia

Neste “novo normal”, a Psicologia talvez seja um dos campos mais importantes para debatermos em tempos de isolamento social e pandemia da COVID-19.

Pensando nas nuances de terapia on-line, neurociência e os constantes debates sobre depressão, a Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) promove a III Semana Acadêmica de Psicologia entre os dias 21 a 25 de setembro de 2020.

O evento, 100% on-line e gratuito, será transmitido pela plataforma Zoom. É aberto tanto a estudantes de Psicologia quanto formados, além de outros graduandos interessados nos diversos temas propostos na programação. Quem tiver interesse em obter os links do Zoom, é preciso entrar em contato com a coordenadora do curso, Abigail Malavassi: abigail.malavassi@unimes.br

Confira a programação completa:

SEGUNDA
NOITE: 19h
TEMA: TERAPIA ONLINE: OS BENEFÍCIOS E OS CUIDADOS DESSA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO

MESA RESPONSÁVEL: PROFESSORA SANDRA TARRICONE _ PSICÓLOGA CLÍNICA E HOSPITALAR. MESTRE EM PSICOLOGIA CLINICA PELA PONTIFICA UNIVERSIDADE CATÓLICA – PUC-SP E ESPECIALISTA EM PSICONCOLOGIA PELA UNIFESP. PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA PELA UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS – UNIMES. DOCENTE DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIMES. COORDENADORA DE PESQUISA CLÍNICA NA ÁREA DA ONCOLOGIA.

CONVIDADA: IVELISE FORTIM _ PROFESSORA DOS CURSOS DE PSICOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS DA PUC-SP, ONDE COORDENA O JANUS – LABORATÓRIO DE ESTUDOS DE PSICOLOGIA E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. POSSUI DOUTORADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA (PUC-SP), MESTRADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (PUC-SP), E GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (PUC-SP), ESPECIALISTA EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL PELO SEDES SAPIENTIAE. AUTORA E ORGANIZADORA DE LIVROS SOBRE CULTURA POP RECURSOS HUMANOS, JOGOS DIGITAIS E PSICOLOGIA.

TERÇA
Data: 22.09.20
NOITE: 19h
TEMA: ECONOMIA SOLIDÁRIA

MESA RESPONSÁVEL: ME MARISA VICENTE CATTA-PRETA_ DOUTORANDA E MESTRE EM PSICOLOGIA CLÍNICA- NÚCLEO DE ESTUDOS JUNGUIANOS PELA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA (PUC-SP) E ESPECIALISTA PELO INSTITUTO SEDES SAPIENTIAE . É COORDENADORA E PROFESSORA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA JUNGUIANA NA PRÁTICA CLÍNICA, EDUCACIONAL E ORGANIZACIONAL (UNIMES), ALÉM DE REALIZAR ORIENTAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA SALA DE APOIO AO DISCENTE EM EAD NESSA INSTITUIÇÃO. COORDENADORA E PROFESSORA DO CURSO DE EXTENSÃO DE INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA ANALÍTICA DE C.G.JUNG. PROFESSORA DO CURSO DE PSICOLOGIA DA (PUC DE SP) NA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA ANALÍTICA 1 E 2) E ORIENTADORA DE TCC. PROFESSORA NO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIMES EM PSICOLOGIA ANALÍTICA 1 E 2 E TEORIAS DA PERSONALIDADE. SUPERVISORA DO APRIMORAMENTO EM PSICOLOGIA JUNGUIANA PARA ADULTOS PELO COGEAE-PUC , NA CLÍNICA DA PUC/SP .AUTORA DOS LIVROS :A NOITE DA ALMA – SONHOS E INSÔNIA(2012), SONHOS E ARTE (2012) E CO-AUTORA DOS LIVROS: SONHOS NA PSICOLOGIA JUNGUIANA (2014) JUNG E SAÚDE(2014), 95 ANOS DE PAULO FREIRE;(2016) , ECONOMIA SOCIAL E PÚBLICA (2018) , EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – DESAFIOS DE UMA TRAJETÓRIA(2019). GRUPO DE ESTUDO EM SONO E SONHOS. PESQUISA E INTERESSE EM: SONHOS, TÉCNICAS EXPRESSIVAS, LEITURA DE IMAGENS, SAÚDE MENTAL, CULTURA INDÍGENA.

CONVIDADOS: RAMIZ CANDELORO PEDROSO DE MORAES _ MESTRE EM CIÊNCIAS (SAÚDE COLETIVA E SAÚDE MENTAL) PELA UNIFESP BAIXADA SANTISTA, ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO PELA UFF (RIO DE JANEIRO), ESPECIALIZANDO EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS PELA IBMEC (RIO DE JANEIRO) E PSICÓLOGO FORMADO PELA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS. ATUALMENTE É PROFESSOR DA ESTÁCIO DE RIBEIRÃO PRETO, ORIENTADOR DO INTERNATO DE PSIQUIATRIA DO CURSO DE MEDICINA NO CAPS; PSICÓLOGO CLÍNICO; CONSULTOR DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE BEBEDOURO-SP; DIRETOR DA ÉTICO-PRÁXIS CONSULTORIA DE PSICOLOGIA

NEWTON JOSÉ RODRIGUES­_ ZOOTECNISTA COM FORMAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; DOUTORADO EM HALIÊUTICA PELA ESCOLA NACIONAL SUPERIOR DE AGRONOMIA DE RENNES (FRANÇA). ATUO COMO EXTENSIONISTA NA SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO DO ESTADO DE SÃO PAULO. INTEGRANTE DO FÓRUM DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DA BAIXADA SANTISTA

QUARTA
Data: 23.09.20
MANHÃ: 9h
MESA RESPONSÁVEL: PROFESSORA MARISA
TEMA: DISTÚRBIOS ALIMENTARES

CONVIDADOS: VIVIAN FREITAS BANDEIRA _ MESTRE PELO NÚCLEO DE ESTUDOS JUNGUIANOS DO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM PSICOLOGIA CLÍNICA DA PUC-SP; CAPACITAÇÃO EM TRANSTORNOS ALIMENTARES NO NÚCLEO DE ATENÇÃO AOS TRANSTORNOS ALIMENTARES (PROATA) DA UNIFESP E ALUNA DO “FURTHER EDUCATION PROGRAM IN ANALYTICAL PSYCHOLOGY” NO INSTITUTO C.G. JUNG DE ZURIQUE, SUÍÇA. POSSUI GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA PELA PUC-SP E ATUA COMO PSICÓLOGA EM CONSULTÓRIO PARTICULAR.

NAYARA CAVALCANTI _ NUTRICIONISTA, MESTRE EM CIÊNCIAS DA SAÚDE PELA UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS, PÓS -GRADUADA EM MARKETING ESTRATÉGICO E NUTRIÇÃO ESPORTIVA FUNCIONAL; ANTROPOMETRISTA CERTIFICADA PELA ISAK (NIVEL 2). ATUA COMO PROFESSORA E COORDENADORA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO. EM CONSULTÓRIO PRÓPRIO COM FOCO EM ESPORTE E EMAGRECIMENTO, ONDE POSSUI VASTA EXPERIÊNCIA.

NOITE: 19H
TEMA: VIOLÊNCIA, DIREITOS HUMANOS, POLITICAS DE MEMÓRIA E DESIGUALDADE SOCIAL.
MESA RESPONSÁVEL: PROFESSORA NAIARA

CONVIDADOS: ADELINA FRANÇA­_ DOUTORA E MESTRE EM PSICOLOGIA SOCIAL PELA PUC-SP, PÓS-GRADUADA (LATO SENSU) EM DIREITOS HUMANOS PELA FACULDADE DO LARGO DO SÃO FRANCISCO/USP. ESPECIALIZADA EM GESTÃO PÚBLICA LEGISLATIVA PELA EACH-USP E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA PELO INSTITUTO SEDES SAPIENTIAE. GRADUADA EM PSICOLOGIA PELA UNIVERSIDADE SÃO MARCOS. MEMBRO DO NÚCLEO DE PSICOLOGIA POLÍTICA DA PUC-SP. ESTAGIOU JUNTO AO GRUPO DE PESQUISA YES – YOUTH AND SOCIETY DA UNIVERSIDADE DE ÖREBRO, NA SUÉCIA. FOI BOLSISTA CAPES NO MESTRADO E DOUTORADO. AVALIADORA DA REVISTA ELECTRÔNICA DE PSICOLOGIA POLÍTICA. TEMAS DE PESQUISA: PARTICIPAÇÃO E CONSCIÊNCIA POLÍTICA, JUVENTUDES, TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, VIOLÊNCIAS. REALIZOU COORDENAÇÃO DE PESQUISA JUNTO À CÁTEDRA GESTÃO DAS CIDADES – UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO. ATUOU POR SEIS ANOS E NOVE MESES JUNTO AO SISTEMA ONU: UNICEF – FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA; PNUD – PROGRAMA PARA DESENVOLVIMENTO DAS NAÇÕES UNIDAS E UNFPA – FUNDO DE POPULAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. AUTORA DA MINUTA DO PROJETO DA LEI CULTURA VIVA (13018/2014). ATUOU COMO CONSULTORA DO BANCO BARCLAYS PARA PROJETOS SOCIAIS E ASSISTANT DIRECTOR DO EY INSTITUTE – ERNST YOUNG INSTITUTE. EXPERIÊNCIA ACADÊMICA: UNISEPE (VALE DO RIBEIRA) E FACULDADES ANHANGUERA (SANTANA).

DEISE AMORIM _ PSICÓLOGA COM 17 ANOS DE ATUAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE MENTAL E PSICOLOGIA FORENSE. MEMBRO DA EQUIPE TÉCNICA DO CAPS AD CRATOD – CENTRO DE REFERÊNCIA ÁLCOOL TABACO E OUTRAS DROGAS.ATUANTE NAS ATIVIDADES DO CAPS NA RUA, ATENDENDO OS USUÁRIOS EM SITUAÇÃO DE RUA (CRACOLÂNDIA). MEDIADORA E CONCILIADORA JUDICIAL FORMADA PELO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO/NÚCLEO PERMANENTE DE MÉTODOS CONSENSUAIS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS, COM ATUAÇÃO NO CENTRO JUDICIÁRIO DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS E CIDADANIA. PESQUISADORA NO SETOR DE PREVENÇÃO DE DROGAS JUNTO À COALIZÃO BRASIL, CADCA – USA E MEMBRO DA DIRETORIA DA COALIZÃO ANTIDROGAS DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.DOCENTE COM EXPERIÊNCIA DE 14 ANOS, SENDO 11 ANOS NO ENSINO SUPERIOR.

QUINTA
Data: 24.09.20
MANHÃ: 9h
TEMA: VIOLÊNCIA, DIREITOS HUMANOS, POLITICAS DE MEMÓRIA E DESIGUALDADE SOCIAL.

MESA RESPONSÁVEL_ ME NAIARA ROBERTA VICENTE DE MATOS_DOUTORANDA E MESTRE EM PSICOLOGIA SOCIAL – PUC/SP. GRADUADA EM TERAPIA OCUPACIONAL (PUC CAMPINAS – 2000). POSSUI ESPECIALIZAÇÃO EM QUALIDADE DE VIDA PELA UNICAMP (2002). ATUOU COM A METODOLOGIA DO EMPREGO APOIADO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA JUNTO À FUNDACIÓN CATALANA SÍNDROME DE DOWN (BARCELONA – ESPANHA, 2007/2008). TRABALHOU COM TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA POR 18 ANOS. FOI GESTORA ACADÊMICA NO GRUPO KROTON EDUCACIONAL POR 5 ANOS. FOI COORDENADORA DA PASTA “DIREITO À MEMÓRIA, VERDADE E A JUSTIÇA” E DIRETORA DO DEPARTAMENTO “EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS” DA SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO. MEMBRO DO GRUPO DE TRABALHO “OBSERVATÓRIO DE PRÁTICAS PSICOSSOCIAIS DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS” DO NEXIN (NÚCLEO DE ESTUDOS PSICOSSOCIAIS DA DIALÉTICA EXCLUSÃO/INCLUSÃO – PUC-SP/UNIFESP). É DOCENTE NOS CURSOS DE PSICOLOGIA (GRADUAÇÃO) E EDUCAÇÃO ESPECIAL (GRADUAÇÃO E PÓS GRADUAÇÃO) PELA UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS – UNIMES. POSSUI EXPERIÊNCIA EM GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS, NO DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS FORMATIVOS VIA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E EM PESQUISAS NAS SEGUINTES ÁREAS: DIREITOS HUMANOS; EMPREGO APOIADO; VIOLÊNCIA DE ESTADO; SOFRIMENTO ÉTICO-POLÍTICO; POLÍTICAS PÚBLICAS; PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS.

CONVIDADOS: ADELINA FRANÇA­_ DOUTORA E MESTRE EM PSICOLOGIA SOCIAL PELA PUC-SP, PÓS-GRADUADA (LATO SENSU) EM DIREITOS HUMANOS PELA FACULDADE DO LARGO DO SÃO FRANCISCO/USP. ESPECIALIZADA EM GESTÃO PÚBLICA LEGISLATIVA PELA EACH-USP E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA PELO INSTITUTO SEDES SAPIENTIAE. GRADUADA EM PSICOLOGIA PELA UNIVERSIDADE SÃO MARCOS. MEMBRO DO NÚCLEO DE PSICOLOGIA POLÍTICA DA PUC-SP. ESTAGIOU JUNTO AO GRUPO DE PESQUISA YES – YOUTH AND SOCIETY DA UNIVERSIDADE DE ÖREBRO, NA SUÉCIA. FOI BOLSISTA CAPES NO MESTRADO E DOUTORADO. AVALIADORA DA REVISTA ELECTRÔNICA DE PSICOLOGIA POLÍTICA. TEMAS DE PESQUISA: PARTICIPAÇÃO E CONSCIÊNCIA POLÍTICA, JUVENTUDES, TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, VIOLÊNCIAS. REALIZOU COORDENAÇÃO DE PESQUISA JUNTO À CÁTEDRA GESTÃO DAS CIDADES – UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO. ATUOU POR SEIS ANOS E NOVE MESES JUNTO AO SISTEMA ONU: UNICEF – FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA; PNUD – PROGRAMA PARA DESENVOLVIMENTO DAS NAÇÕES UNIDAS E UNFPA – FUNDO DE POPULAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. AUTORA DA MINUTA DO PROJETO DA LEI CULTURA VIVA (13018/2014). ATUOU COMO CONSULTORA DO BANCO BARCLAYS PARA PROJETOS SOCIAIS E ASSISTANT DIRECTOR DO EY INSTITUTE – ERNST YOUNG INSTITUTE. EXPERIÊNCIA ACADÊMICA: UNISEPE (VALE DO RIBEIRA) E FACULDADES ANHANGUERA (SANTANA).

DEISE AMORIM _ PSICÓLOGA COM 17 ANOS DE ATUAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE MENTAL E PSICOLOGIA FORENSE. MEMBRO DA EQUIPE TÉCNICA DO CAPS AD CRATOD – CENTRO DE REFERÊNCIA ÁLCOOL TABACO E OUTRAS DROGAS.ATUANTE NAS ATIVIDADES DO CAPS NA RUA, ATENDENDO OS USUÁRIOS EM SITUAÇÃO DE RUA (CRACOLÂNDIA). MEDIADORA E CONCILIADORA JUDICIAL FORMADA PELO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO/NÚCLEO PERMANENTE DE MÉTODOS CONSENSUAIS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS, COM ATUAÇÃO NO CENTRO JUDICIÁRIO DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS E CIDADANIA. PESQUISADORA NO SETOR DE PREVENÇÃO DE DROGAS JUNTO À COALIZÃO BRASIL, CADCA – USA E MEMBRO DA DIRETORIA DA COALIZÃO ANTIDROGAS DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.DOCENTE COM EXPERIÊNCIA DE 14 ANOS, SENDO 11 ANOS NO ENSINO SUPERIOR.

NOITE: 19h
TEMA: SUICÍDIO, LUTO E SOCIEDADE

MESA RESPONSÁVEL _Dr. Sérgio Marques Jabur DOUTOR E MESTRE PELO PROGRAMA INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS DA SAÚDE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO – UNIFESP (2012 – 2019). PSICÓLOGO E MEMBRO DA EQUIPE PEDAGÓGICA DO CURSINHO POPULAR CARDUME – UNIFESP-BS E PROFESSOR DO EIXO LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS DO CURSINHO POPULAR CARDUME (UNIFESP) E DO CURSINHO CPVAM (POLI-USP). DOCENTE NO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIMES NAS DISCIPLINAS DE PSICOPATOLOGIA, FUNDAMENTOS EXISTENCIAIS E HUMANISMO, FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS EM PSICOLOGIA E ÉTICA E DIREITOS HUMANOS.

ÁREAS DE ATUAÇÃO E INTERESSE EM PSICOLOGIA: FENOMENOLOGIA-EXISTENCIAL, SUICÍDIO, SAÚDE MENTAL, PSICOPATOLOGIA, ARTE-SAÚDE, CUIDADO EM SAÚDE E MODERNIDADE.

CONVIDADOS: PROF. DR. MARCELO DOMINGUES ROMAN ­_ PALESTRANTE: DOCENTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO – CAMPUS BAIXADA SANTISTA. É DOUTOR (2007) E MESTRE (2001) EM PSICOLOGIA ESCOLAR E DO DESENVOLVIMENTO HUMANO PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP), TENDO REALIZADO ESTÁGIO DE DOUTORAMENTO NA FACULTY OF EDUCATION DA YORK UNIVERSITY, TORONTO, CANADÁ E PÓS DOUTORADO NA DANISH SCHOOL OF EDUCATION DA AARHUS UNIVERSITY, COPENHAGEN, DINAMARCA.

RAUL FRANKLIN SARABANDO DE MOURA­_ PSICÓLOGO. MESTRADO PELO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UNIFESP – CAMPUS BAIXADA SANTISTA, CONCLUÍDO EM 2016. COLABOROU COMO PROFESSOR VOLUNTÁRIO DO CURSINHO POPULAR CARDUME AO LONGO DE 2015, JUNTO AO EIXO DE “LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS”, COMO RESPONSÁVEL POR CONTEÚDOS RELACIONADOS À ÁREA DE FILOSOFIA. GRADUADO EM PSICOLOGIA PELA UNIFESP, CAMPUS BAIXADA SANTISTA (2014). DESENVOLVEU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INTITULADO “ARTICULAÇÕES ENTRE SAÚDE MENTAL E SAÚDE DA FAMÍLIA: PERCEPÇÕES DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE”, COMO BOLSISTA PELO PROGRAMA PIBIC-CNPQ, DURANTE DOIS ANOS. ATUOU COMO MONITOR VOLUNTÁRIO DO EIXO TRABALHO EM SAÚDE E, POSTERIORMENTE, BOLSISTA DOS MÓDULOS DE TEORIA FREUDIANA.

JULIANA MATIAS LEITE _ MÃE, PSICÓLOGA COM FOCO EM PERDAS E LUTO, ADMINISTRADORA DO GRUPO DE APOIO A PAIS ENLUTADOS LADO A LADO.

SEXTA
Data: 25.09.20
MANHÃ: 9H

MESA RESPONSÁVEL: INÊS ELCIONE GUIMARÃES – DOUTORA E MESTRE EM CIÊNCIAS BIOMÉDICAS PELA UNICAMP. PSICÓLOGA, NEUROPSICÓLOGA E PROFESSORA DAS DISCIPLINAS DE NEUROANATOMIA FUNCIONAL, NEUROPSICOLOGIA, ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA E MÉTODOS E TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIMES. ESPECIALIZAÇÃO EM NEUROPSICOLOGIA, ESPECIALIZAÇÃO EM TERAPIAS COGNITIVAS. PSICÓLOGA, ATUA NA CLÍNICA COM AVALIAÇÃO E REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA EM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS. CO-AUTORA DOS LIVROS NEUROPSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: CONCEITOS E ABORDAGENS; AVANÇOS EM SONO E SEUS DISTÚRBIOS; DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO INTERDISCIPLINAR; CONDUTAS EM NEUROLOGIA INFANTIL.

TEMA: NEUROCIÊNCIA E SUAS INTERFACES

CONVIDADOS: ELAINE C. SIERVO _PSICÓLOGA – UNIP (1990). PSICANALISTA: INSTITUTO BRASILEIRO DE PSICANÁLISE WINNICOTTIANA. (IBPW-SP) PÓS-GRADUADA PELA PUC-SP EM PSICOTERAPIA DE FAMÍLIA E CASAL. ATUOU POR 5 ANOS EM CAPS-AD (CENTRO DE ATENDIMENTO PSICO-SOCIAL- ÁLCOOL E DROGAS). COLUNISTA DA REVISTA PSIQUE DURANTE O ANO DE 2019. PROFESSORA CONVIDADA DA SPP- SOCIEDADE PAULISTA DE PSICANÁLISE. PROFESSORA CONVIDADA DO INSTITUTO FREEDOM SP. ATUA COMO PSICÓLOGA CLÍNICA DESDE 1991, ATENDENDO FAMÍLIAS, CASAIS E ADULTOS E ADOLESCENTES.

SIMONY DOS SANTOS PRADO – LICENCIADA EM MATEMÁTICA PELA UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA E PÓS-GRADUADA EM GESTÃO ESCOLAR. ATUALMENTE É GRADUANDA EM PSICOLOGIA PELA UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS, POSSUI EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM PSICOFARMACOLOGIA PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) E REALIZA, CONCOMITANTEMENTE À GRADUAÇÃO, ESPECIALIZAÇÃO EM NEUROCIÊNCIAS PELA UNIFESP – BAIXADA SANTISTA E FORMAÇÃO EM LOGOTERAPIA PELO INSTITUTO IPLOGO. A NÍVEL TÉCNICO POSSUI FORMAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA PELA ESCOLA TÉCNICA TREINASSE E COMO FORMAÇÃO COMPLEMENTAR POSSUI CERTIFICAÇÕES EM HATHA YOGA PELO NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO SHANTI SHALA E EM PSICOLOGIA DO YOGA PELO INSTITUTO CIÊNCIA MEDITATIVA. ATUA HÁ 13 ANOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, PELA SEBIBLI/SEDUC SANTOS E COMO DOCENTE EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES DE YOGA, NA DISCIPLINA YOGA E TRANSTORNOS PSÍQUICOS. INTERESSADA EM ÁREAS COMO EDUCAÇÃO, PSICOLOGIA, NEUROCIÊNCIA, PSICOFARMACOLOGIA, TERAPIAS CONTEMPLATIVAS E COMPLEMENTARES, COMO YOGA, MEDITAÇÃO E MINDFULNESS.

MÁRCIO RODRIGUES DOS SANTOS _MESTRE EM PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL (2018). PÓS-GRADUADO EM TREINAMENTO DESPORTIVO E INDIVIDUALIZADO(UNIMES), 2001.LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA – FEFIS UNIMES (1999);MESTRE DE CAPOEIRA (ASSOCIAÇÃO DE CAPOEIRA MOVIMENTOS) – 2011 FORMADO PELO MESTRE PARADA. DOCENTE NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADES UNIMES, UNISANTA E UNIBR. COORDENADOR DAS EXTENSÕES COMUNITÁRIAS CAPOEIRA ESCOLA CAPOEIRA PARA TODAS NESTAS MESMAS UNIVERSIDADES. COORDENADOR DO PROJETO CAPOEIRA ESCOLA EM SANTOS E REGIÃO DA BAIXADA SANTISTA (1995) – 30 INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS. DOCENTE DE ARTE E CULTURA AFRO BRASILEIRO NA ESCOLA ANGLO PROGRESSO SANTOS. PREPARADOR FÍSICO DO GREMETAL FUTSAL COM O PROGRAMA CAPOEIRA SOCCER TRAINNING. COORDENADOR DO CURSO EAD: CAPOEIRA PARA TODOS. DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE INCLUSÃO DA FEDERAÇÃO PAULISTA DE CAPOEIRA. DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE DA UFBC. PREMIADO COM O TÍTULO DE MELHOR PROJETO SOCIAL COMUNIDADE EM AÇÃO A TRIBUNA (2011 E 2015) PRÊMIO IRMÃ DOLORES, PREMIO AFROSAN EM COMBATE AO RACISMO, PRÊMIO BERIMBAU DE OURO. AUTOR DO E-BOOK “CAPOEIRA ESCOLA”-INTERDISCIPLINARIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR.

NOITE: 19H
TEMA: NEUROCIÊNCIA E SUAS INTERFACES

MESA RESPONSÁVEL: INÊS ELCIONE GUIMARÃES – DOUTORA E MESTRE EM CIÊNCIAS BIOMÉDICAS PELA UNICAMP. PSICÓLOGA, NEUROPSICÓLOGA E PROFESSORA DAS DISCIPLINAS DE NEUROANATOMIA FUNCIONAL, NEUROPSICOLOGIA, ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA E MÉTODOS E TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIMES. ESPECIALIZAÇÃO EM NEUROPSICOLOGIA, ESPECIALIZAÇÃO EM TERAPIAS COGNITIVAS. PSICÓLOGA, ATUA NA CLÍNICA COM AVALIAÇÃO E REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA EM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS. CO-AUTORA DOS LIVROS NEUROPSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: CONCEITOS E ABORDAGENS; AVANÇOS EM SONO E SEUS DISTÚRBIOS; DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO INTERDISCIPLINAR; CONDUTAS EM NEUROLOGIA INFANTIL.

CONVIDADOS: ELAINE C. SIERVO _PSICÓLOGA – UNIP (1990). PSICANALISTA: INSTITUTO BRASILEIRO DE PSICANÁLISE WINNICOTTIANA. (IBPW-SP) PÓS-GRADUADA PELA PUC-SP EM PSICOTERAPIA DE FAMÍLIA E CASAL. ATUOU POR 5 ANOS EM CAPS-AD (CENTRO DE ATENDIMENTO PSICO-SOCIAL- ÁLCOOL E DROGAS). COLUNISTA DA REVISTA PSIQUE DURANTE O ANO DE 2019. PROFESSORA CONVIDADA DA SPP- SOCIEDADE PAULISTA DE PSICANÁLISE. PROFESSORA CONVIDADA DO INSTITUTO FREEDOM SP. ATUA COMO PSICÓLOGA CLÍNICA DESDE 1991, ATENDENDO FAMÍLIAS, CASAIS E ADULTOS E ADOLESCENTES

SIMONY DOS SANTOS PRADO – LICENCIADA EM MATEMÁTICA PELA UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA E PÓS-GRADUADA EM GESTÃO ESCOLAR. ATUALMENTE É GRADUANDA EM PSICOLOGIA PELA UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS, POSSUI EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM PSICOFARMACOLOGIA PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) E REALIZA, CONCOMITANTEMENTE À GRADUAÇÃO, ESPECIALIZAÇÃO EM NEUROCIÊNCIAS PELA UNIFESP – BAIXADA SANTISTA E FORMAÇÃO EM LOGOTERAPIA PELO INSTITUTO IPLOGO. A NÍVEL TÉCNICO POSSUI FORMAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA PELA ESCOLA TÉCNICA TREINASSE E COMO FORMAÇÃO COMPLEMENTAR POSSUI CERTIFICAÇÕES EM HATHA YOGA PELO NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO SHANTI SHALA E EM PSICOLOGIA DO YOGA PELO INSTITUTO CIÊNCIA MEDITATIVA. ATUA HÁ 13 ANOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, PELA SEBIBLI/SEDUC SANTOS E COMO DOCENTE EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES DE YOGA, NA DISCIPLINA YOGA E TRANSTORNOS PSÍQUICOS. INTERESSADA EM ÁREAS COMO EDUCAÇÃO, PSICOLOGIA, NEUROCIÊNCIA, PSICOFARMACOLOGIA, TERAPIAS CONTEMPLATIVAS E COMPLEMENTARES, COMO YOGA, MEDITAÇÃO E MINDFULNESS.

MÁRCIO RODRIGUES DOS SANTOS – MESTRE EM PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL (2018). PÓS-GRADUADO EM TREINAMENTO DESPORTIVO E INDIVIDUALIZADO(UNIMES), 2001.LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA – FEFIS UNIMES (1999);MESTRE DE CAPOEIRA (ASSOCIAÇÃO DE CAPOEIRA MOVIMENTOS) – 2011 FORMADO PELO MESTRE PARADA. DOCENTE NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADES UNIMES, UNISANTA E UNIBR. COORDENADOR DAS EXTENSÕES COMUNITÁRIAS CAPOEIRA ESCOLA CAPOEIRA PARA TODAS NESTAS MESMAS UNIVERSIDADES. COORDENADOR DO PROJETO CAPOEIRA ESCOLA EM SANTOS E REGIÃO DA BAIXADA SANTISTA (1995) – 30 INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS. DOCENTE DE ARTE E CULTURA AFRO BRASILEIRO NA ESCOLA ANGLO PROGRESSO SANTOS. PREPARADOR FÍSICO DO GREMETAL FUTSAL COM O PROGRAMA CAPOEIRA SOCCER TRAINNING. COORDENADOR DO CURSO EAD: CAPOEIRA PARA TODOS. DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE INCLUSÃO DA FEDERAÇÃO PAULISTA DE CAPOEIRA. DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE DA UFBC. PREMIADO COM O TÍTULO DE MELHOR PROJETO SOCIAL COMUNIDADE EM AÇÃO A TRIBUNA (2011 E 2015) PRÊMIO IRMÃ DOLORES, PREMIO AFROSAN EM COMBATE AO RACISMO, PRÊMIO BERIMBAU DE OURO. AUTOR DO E-BOOK “CAPOEIRA ESCOLA”-INTERDISCIPLINARIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR.

Comentários
Fale conosco