Superior de Tecnologia em Gastronomia

4 semestres

Tipo:

Tecnólogo

Área:

Ciências Gastronômicas

Objetivos do Curso



- Desenvolver os conhecimentos e competências requeridos ao profissional que deseja atuar de forma qualificada na área gastronômica, compreendendo a gastronomia como expressão cultural.
- Capacitar o aluno para a elaboração e apresentação de pratos culinários em ambientes, eventos e negócios pertinentes.
- Desenvolver competências pessoais, como relacionamento interpessoal, habilidade verbal e pró-atividades.
- Preparar o alunos para as exigências do mercado de trabalhou, como conhecimento organizacional amplo, habilidades multifuncionais, com trânsito em todas as áreas relacionadas com o ambiente de trabalho.
- Desenvolver competências para a gestão de negócios na área gastronômica.
Capacitar o aluno para atuar na melhoria da sociedade na qual está inserido.

Atividades Principais



Ao longo dos quatro semestres do curso, o estudante pode experimentar a evolução dos componentes curriculares. No primeiro semestre este aluno recebe informações tratadas no núcleo comum do curso para fundamentar o restante do curso, como por exemplo com “Leitura e produção de texto”. A partir do segundo semestre já temos “Técnicas de cozinha” e “História da gastronomia e culinária regional brasileira”, que é complementada com “História da gastronomia e culinária internacional” no terceiro semestre, bem como “Elaboração de cardápios” e “Planejamento estrutural”. E no quarto semestre, podemos dar destaque à “Panificação e confeitaria”. Há um componente curricular que perpassa todos os semestres que é o “Projeto integrado” e que o estudante desenvolve um projeto interdisciplinar a partir de uma preparação culinária e todos os aspectos envolvidos, como fundamentação teórica, justificativa e resultados com imagens.

Mercado de Trabalho



O mercado de trabalho para o profissional egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia é amplo, pois o setor alimentício se fortalece com o desenvolvimento das cidades. Igualmente importante é o fato de que a diversificação cultural e global da gastronomia exige profissionais cada vez mais competentes e especializados e o setor gastronômico contemporâneo cresce, pois reconhece a formação de uma cultura que valoriza os alimentos. Ademais, os hábitos característicos dos grupos formados hoje em dia vêm demandando, cada vez mais, que as pessoas se alimentam fora de suas casas, seja a trabalho ou a lazer.

Práticas



O Curso de Tecnologia em Gastronomia apresenta em sua matriz curricular uma carga horária prática específica, a depender do componente curricular. Tanto essas atividades práticas que já estão previstas na matriz, quanto as demais que são incentivadas pelos docentes do curso, são realizadas nos laboratórios da Universidade.

As atividades relacionadas à preparação de alimentos também podem vir acompanhadas da realização de análise sensorial por degustadores não-treinados, para que assim haja uma avaliação das demais características organolépticas. Esta análise segue por meio de ficha técnica apresentada em cada componente curricular.

Duração
02 anos – 4 semestres

Resolução CEPE/CONSUN 16/2017

E-mail: secretaria.presencial@unimes.br

Horário: noturno/

100 vagas

TIRE SUAS DÚVIDAS

© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade