FORMAÇÃO
Bacharelado em Engenharia da Computação
MODALIDADE E VAGAS
100 vagas - Noturno
CONCEITO MEC
5
APRESENTAÇÃO: O Curso de Engenharia da Computação é um curso relativamente novo e tem origem nos cursos de Ciências da Computação e dos cursos de Processamento de dados. Ocorre que a necessidade de práticas para solução de problemas tem se evidenciado ao longo dos anos e por este motivo, a Engenharia se fez presente em assuntos relacionados à computação hoje mais conhecido como TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação.
A TIC tem evoluído de maneira acentuada e tem sido muito utilizada pelas empresas, independente do ramo de negócios, sendo aplicada em praticamente todos os departamentos. Em virtude disso, a TIC é considerada um recurso estratégico e juntamente com a evolução da tecnologia de redes proporciona o suporte necessário para que as Organizações aumentem seu potencial de sucesso na busca de objetivos.
O campo de atuação da TIC é muito abrangente e tem como objetivo solucionar problemas diversos de maneira prática, daí a necessidade de utilizar conceitos de engenharia nas atividades de desenvolvimento de recursos de computação e comunicação produzindo artefatos de software.
A Engenharia também utiliza recursos de TIC em todas as suas áreas, seja na Construção Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e outras. O fato de um egresso se graduar em um curso de Engenharia da Computação, habilita-o a resolver problemas da Engenharia com mais facilidade uma vez que os conceitos básicos de Engenharia fazem parte da grade curricular. Uma das dificuldades de um desenvolvedor de TIC é a comunicação com o Usuário, mas neste caso, pelo fato de o desenvolvedor ser um Engenheiro, entender as necessidades do Cliente se torna mais fácil.
Muitos recursos de TIC envolvem conceitos de Engenharia como Cálculo Diferencial e Integral, Pesquisa Operacional, Conceitos de Física, Química e Eletricidade que são úteis na solução de problemas práticos utilizando os recursos de TIC.
O curso de Ciência da Computação tem grade curricular semelhante, mas tem profundidade maior em alguns aspectos como Construção de Compiladores, Autômatos e Linguagens formais, Circuitos digitais, Arquitetura de Computadores, Algoritmos em Grafos, etc. A diferença é que a Engenharia da Computação tem uma abrangência maior e foca em soluções práticas de TIC, tendo mais facilidade para atuar em vários segmentos do mercado, incluindo principalmente o campo da Engenharia. Em resumo, o “pensar” de um Engenheiro é diferente do “pensar” de um egresso de Ciências da Computação.
ATO REGULATÓRIO: Resolução CEPE/CONSUN no 31/2021
ESTRUTURA: Laboratório de informática com softwares na área da Engenharia da Computação. Salas de aula climatizadas com recurso multimídia; Biblioteca com grande acervo físico e digital atualizado e acesso a periódicos especializados; Ampla praça de alimentação e convivência.
PRÉ – REQUISITOS: Conclusão do ensino médio.
Internacionalização
A UNIMES possibilita ao aluno a oportunidade de uma formação integral, multicultural e de excelência acadêmica por meio de seu programa de internacionalização, em fase de expansão, não só com possibilidades de intercâmbio, mas também de promoção de eventos, congressos e simpósios entre as instituições parceiras.
Universidades do exterior que integram este programa e mantêm convênio/parceria com a UNIMES*:
Itália:
- Second University of Naples (Seconda Università degli Studi di Napoli);
- “G. d’Annunzio” University of Chieti-Pescara;
- Università Degli Studi Di Sassari (Universidade de Sassari).
Portugal:
- Universidade do Porto;
- Universidade Lusófona ;
- Universidade de Coimbra
Escócia:
- Universidade de Aberdeen
Colômbia:
- Pontificia Universidad Javeriana
Além dessas instituições, a UNIMES possui módulos internacionais nas especializações da Faculdade de Odontologia, recebendo estudantes oriundos de países da América Latina como o Equador e a Colômbia.
*válido para os cursos da área de Saúde e Direito
GOSTOU
DESSE CURSO?
Receba mais informações exclusivamente em seu e-mail.

O curso objetiva formar um profissional capacitado a promover soluções de Engenharia para os problemas que requerem recursos de TIC. Garante o suporte necessário para as Organizações por meio do Alinhamento Estratégico, de modo a potencializar as ações na busca dos objetivos. O Engenheiro de Computação é capaz de gerir e executar projetos de sistemas para diversas finalidades com a devida qualidade e custos otimizados. Na sua formação, o egresso é motivado a atuar como líder de equipes multidisciplinares, coordenando grupos de pessoas com habilidade.
Em suas atividades, articula e atende clientes, fornecedores, parceiros e demais stakeholders com desenvoltura. Elabora documentos de gestão e controles de projetos de sistemas. Estrutura e define equipes de trabalho considerando os diferentes perfis. Gerencia e supervisiona a área de TIC, as demandas de suporte, a aquisição de equipamentos, contratações de terceiros. Gerencia projetos e sua viabilidade financeira e técnica. Gerencia fornecedores de sistemas de manutenção, de suprimento, de suporte e de atividades de apoio. Avalia e emite parecer técnico em sua área de formação. Adicionalmente, o egresso assume uma postura de busca permanente de atualização profissional para si e para seus liderados, notadamente em relação às novas ferramentas e técnicas de Engenharia.
Área de Atuação
- Fabricação de hardware; Automação Industrial e Robótica; Desenvolvimento de softwares; Redes de Computadores; IA – Inteligência Artificial; Big Data; Machine Learning.
Corpo Docente
Drª. Eliane Marta Quiñones
Currículo Lattes