UNIMES

Virtual

UNIMES

Presencial

Boleto

Online

Engenharia da Computação

Presencial

FORMAÇÃO

Bacharelado em Engenharia da Computação

MODALIDADE E VAGAS

100 vagas - Noturno

CONCEITO MEC

5

DURAÇÃO

10 semestres

MATRIZ CURRICULAR

PROCESSO SELETIVO

INSCREVA-SE JÁ!

INSCRIÇÕES ABERTAS

APRESENTAÇÃO: O Curso de Engenharia da Computação é um curso relativamente novo e tem origem nos cursos de Ciências da Computação e dos cursos de Processamento de dados. Ocorre que a necessidade de práticas para solução de problemas tem se evidenciado ao longo dos anos e por este motivo, a Engenharia se fez presente em assuntos relacionados à computação hoje mais conhecido como TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação.

A TIC tem evoluído de maneira acentuada e tem sido muito utilizada pelas empresas, independente do ramo de negócios, sendo aplicada em praticamente todos os departamentos. Em virtude disso, a TIC é considerada um recurso estratégico e juntamente com a evolução da tecnologia de redes proporciona o suporte necessário para que as Organizações aumentem seu potencial de sucesso na busca de objetivos.

O campo de atuação da TIC é muito abrangente e tem como objetivo solucionar problemas diversos de maneira prática, daí a necessidade de utilizar conceitos de engenharia nas atividades de desenvolvimento de recursos de computação e comunicação produzindo artefatos de software.

A Engenharia também utiliza recursos de TIC em todas as suas áreas, seja na Construção Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e outras. O fato de um egresso se graduar em um curso de Engenharia da Computação, habilita-o a resolver problemas da Engenharia com mais facilidade uma vez que os conceitos básicos de Engenharia fazem parte da grade curricular. Uma das dificuldades de um desenvolvedor de TIC é a comunicação com o Usuário, mas neste caso, pelo fato de o desenvolvedor ser um Engenheiro, entender as necessidades do Cliente se torna mais fácil.

Muitos recursos de TIC envolvem conceitos de Engenharia como Cálculo Diferencial e Integral, Pesquisa Operacional, Conceitos de Física, Química e Eletricidade que são úteis na solução de problemas práticos utilizando os recursos de TIC.

O curso de Ciência da Computação tem grade curricular semelhante, mas tem profundidade maior em alguns aspectos como Construção de Compiladores, Autômatos e Linguagens formais, Circuitos digitais, Arquitetura de Computadores, Algoritmos em Grafos, etc. A diferença é que a Engenharia da Computação tem uma abrangência maior e foca em soluções práticas de TIC, tendo mais facilidade para atuar em vários segmentos do mercado, incluindo principalmente o campo da Engenharia. Em resumo, o “pensar” de um Engenheiro é diferente do “pensar” de um egresso de Ciências da Computação.

ATO REGULATÓRIO:  Resolução CEPE/CONSUN no 31/2021

ESTRUTURA: Laboratório de informática com softwares na área da Engenharia da Computação.  Salas de aula climatizadas com recurso multimídia; Biblioteca com grande acervo físico e digital atualizado e acesso a periódicos especializados; Ampla praça de alimentação e convivência.

PRÉ – REQUISITOS: Conclusão do ensino médio.

GOSTOU
DESSE CURSO?

Receba mais informações exclusivamente em seu e-mail.

    Área de Atuação

    • : Fabricação de hardware; Automação Industrial e Robótica; Desenvolvimento de softwares; Redes de Computadores; IA – Inteligência Artificial; Big Data; Machine Learning.

      Corpo Docente

      CONHEÇA NOSSO

      Programa de Descontos e Bolsas

      Várias opções e uma especial pra você.

      Acesse seu

      Boleto Online
      Boleto Online

      Acesse seu boleto on-line

      ACESSAR

      Nosso

      Vestibular
      Vestibular

      Inscreva-se agora para o Vestibular UNIMES 2021

      ACESSAR
      Fale Conosco
      Fale Conosco

      Fale agora com a equipe UNIMES

      ACESSAR
      Portal de Acessos
      Portal de Acessos

      Gestão acadêmica de alunos e professores

      ACESSAR

      Acesse seu

      Diploma
      Diploma

      Solicite seu diploma no nosso departamento.

      ACESSAR
      Fale conosco