História

Tipo:

Licenciatura

Área:

Ciências Humanas

O curso capacita ao exercício da docência em história em todas as suas dimensões, o que supõe pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão. O profissional estará, ainda, em condições de suprir demandas sociais específicas relativas ao seu campo de conhecimento dominando as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio históricas, problematizando, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço, conhecendo as informações básicas referentes às diferentes épocas históricas nas várias tradições civilizatórias assim como sua inter-relação e transitando pelas fronteiras entre a História e outras áreas do conhecimento.

Área de atuação


Docência para o Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio


Informações do curso


Especificidade: licenciatura
Duração: 6 semestres
Coordenador (CV lattes): Prof. Me. Maurício Nunes Lobo
Autorização do Curso: Resolução CEPE/ CONSUN – n° 011/2006
Reconhecimento do Curso: Reconhecido pela portaria SERES n° 227 de 22/05/2013 publicada no D.O.U. em 23/05/2013.

Disciplinas:

Primeiro Semestre
Comunicação, Educação e Tecnologias
Sociologia da Educação
Leitura e Produção de Texto *
Introdução aos Estudos Históricos
História Antiga

Segundo Semestre
História e Filosofia da Educação *
Psicologia da Educação
Língua Brasileira de Sinais - Libras
História Medieval
História e Linguagens

Terceiro Semestre
Didática, Concepções e Prática Pedagógica
Política e Organização da Educação Básica *
História Moderna
História do Brasil I
História da América I

Quarto Semestre
Avaliação Educacional
Metodologia da Pesquisa Científica
História do Brasil II
História da América II *
História Contemporânea I

Quinto Semestre
Metodologia e Prática do Ensino da História I
História Contemporânea II *
História do Brasil III
Aspectos da História da África e dos Povos Afro Americanos e Ameríndios
Disciplina Optativa

Sexto Semestre
Metodologia e Prática do Ensino da História II
Historiografia e Teoria da História I
Fundamentos da Arqueologia e Etnografia
Seminários Temáticos I *
Disciplina Optativa

Sétimo Semestre
História das Ideias Políticas e Econômicas
Fundamentos de Museologia, Arquivologia e Patrimônio Cultural
Historiografia e Teoria da História II
Seminários Temáticos II *
Disciplina Optativa

Oitavo Semestre
História do Tempo Presente
História Regional
História da Cultura *
Oficina de História

* Matriz Curricular nos termos da Resolução CNE/CP Nº 2, de 1º de julho de 2015 e na Resolução CNE/CES nº13 de 13 de março de 2002.

Maurício Nunes Lobo

Professor Mestre | Coordenador(a)

Doutorando em Urbanismo pela Universidade de Lisboa, Portugal (início em 2017). Mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas ? UNICAMP (2004) e Graduado em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1998 e 2001). Atualmente é coordenador e professor do Curso de História da Universidade Metropolitana de Santos ministrando as disciplinas:História Antiga, História Moderna etc. Também atua como coordenador do curso de Licenciatura em História na modalidade à distância da mesma instituição. Tem experiência na área de ensino à distância, tendo atuando como designer instrucional e professor da Educação à Distância da Universidade Metropolitana de Santos, junto a diversos cursos da Faculdade de Educação e Ciências Humanas (Pedagogia, Artes, História, Ciências Sociais e outros, desde 2005). Tem experiência em trabalho nos ambientes virtuais de aprendizagem: Moodle e Teleduc. Atua também nos seguintes temas: História da Cidade; Fotografia como Documento Social, História da Fotografia no Brasil.

Abigail Malavasi

Professora Doutora

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1980), graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (1984), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Foi diretora de escola do Governo do Estado de São Paulo de 1996 a julho de 2016. Atualmente é professora da graduação e do Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), bem como coordenadora do curso de Psicologia da mesma instituição. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em gestão educacional e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: didática, avaliação e currículo, psicologia da aprendizagem e do desenvolvimento, inclusão escolar, letramento, alfabetização e formação continuada de professores.

Ana Laura Ribeiro da Silva

Professora Doutora

Doutora em Educação (2016), Mestre em Educação (2004) e Pedagoga (1999) formada pela Universidade Estadual Paulista;Júlio de Mesquita Filho; - UNESP / Campus de Marília. Possuo experiência na área de Educação como professora da Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental) e na formação de professores atuando nas áreas da Educação Infantil e Metodologia Científica. Produção científica sob seguintes temas: Teoria Histórico-cultural, Educação Infantil, Pedagogia Freinet, Práticas de Ensino, Desenvolvimento Infantil e Papel da Educação para o Desenvolvimento Infantil. Atualmente, leciono na Educação Infantil de 4 e 5 anos na Rede Municipal de Cubatão e na Formação de Professores na Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES.

Graduação
Arquitetura e Urbanismo
Universidade Católica de Santos
1983

História
Universidade Católica de Santos
1994

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
História Social
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC
2003

Componentes curriculares na Graduação
História do Brasil I, História do Brasil III, História e Linguagens, Fundamentos de Arqueologia e Etnografia, Historiografia e Teoria da História e História do Brasil I.

Doutor em História e Cultura Social pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Atua como docente-pesquisador no ensino superior desde 2004, em instituições públicas e privadas. Suas pesquisas de mestrado e doutorado tomaram como questão central o papel do conhecimento técnico-científico no projeto civilizatório dos homens de letras do Brasil no século XIX e os meios nos quais esses conhecimentos foram vulgarizados, a imprensa periódica. É professor na Universidade Católica de Santos desde 2010, na qual atua como membro do Comitê Institucional de Iniciação Científica e coordena o Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio.

Graduação
História
Universidade Federal de Minas Gerais
1984

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Ciência Política
Universidade Federal de Minas Gerais
1994

Componentes curriculares na Graduação
História da América I, História da América II, História Contemporânea I, História Contemporânea II, História das Ideias Políticas e Econômicas;História da América 1; História das Ideias Políticas e Econômicas.

Graduação
Tradutor e Intérprete - Português/Inglês
Centro Universitário Ibero-Americano
1982

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Comunicação e Semiótica
PUC-SP
1995

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Comunicação e Semiótica
PUC-SP
2001

Componentes curriculares na Graduação
Fundamentos de Expressão e Comunicação, Trabalho de Conclusão de Curso, Língua Portuguesa IV: Redação Acadêmica

Comissão de Pesquisa ou Projetos
Literatura cultura e interdisciplinariedade no Ensino Fundamental / Laboratório de Arte, Ensino e Formação da Identidade Docente.

Maria José Marques

Professora Mestre

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Metropolitana de Santos (1971), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Santos (1974) e mestrado em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor mestre da Universidade Metropolitana de Santos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino/aprendizagem, formação de professores educação básica, educação integral, currículo do ensino fundamental e ensino médio.

Maria Luiza Miguel

Professora com Especialização

Graduação
Letras
Universidade Católica de Santos
1972

Graduação
Pedagogia
Faculdade e Instituto Superior de Educação Don Domênico
1981

Pós-Graduação Lato sensu
Design Instrucional para EaD Virtual: tecnologias, técnicas e metodologias
Universidade Federal de Itajubá
2011

Pós-Graduação Lato sensu
Literatura Brasileira
Universidade de Guarulhos
1975

Pós-Graduação Lato sensu
Semântica
Universidade Católica de Santos de Santos
1973

Componentes curriculares na Graduação
Linguagens e Literatura Infantil e Prática;
Orientadora de TCC de Pedagogia;
Orientadora de TCC de Pós-graduação: Docência e Pesquisa para o Ensino Superior.

Possui Graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Letras - Português (1970) e Mestrado em Literatura Portuguesa (1978), ambos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora de Leitura e Produção de Texto dos cursos de Tecnologia e de Serviço Social da Universidade Metropolitana de Santos (modalidade a distância) e de Introdução aos Estudos Literários e Redação Acadêmica no curso de Letras da Universidade Metropolitana de Santos (modalidade a distância), além de orientadora de TCC. Coordenou o curso de Letras dessa Universidade entre os anos de 2008 (2º semestre) e 2014 (1º semestre). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, Produção textual e Formação de professores de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: produção textual, literaturas em língua portuguesa e docência.

Nanci Lancha Novo

Professora Doutora

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1975) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professora das seguintes instituições de ensino superior: Universidade Metropolitana de Santos / UNIMES -Graduação, em Licenciatura de História e Geografia (modalidade presencial), UNIMES Virtual, Cursos de Licenciatura em História, Geografia, Pedagogia, Artes, Ciências Sociais e Letras. Fundação Lusíada /Santos, Departamento de Ciências Exatas, Humanas e da Educação, Curso de Bacharelado em Relações Internacionais e Administração. Docente convidada na Universidade Santa Cecília/Santos, em Curso de Pós-Graduação em Patrimônio. Possui experiência como videoconferencista e tutora em cursos de formação continuada de professores a distância desenvolvidos em parceria da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo com a Fundação Carlos Alberto Vanzolini e a Fundação Padre Anchieta/TV Cultura e Escola de Formação de Professores/SP. Possui experiência nas áreas de História, História da Educação, Teoria e Metodologia do Ensino de História, Patrimônio Cultural, Economia Brasileira, Educação e Trabalho, Sociologia do Trabalho, Educação de Jovens e Adultos, Metodologia Científica, entre outras.

Sueli Zaher Muniz Pontes

Professora Mestre

Mestrado em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos (2003), especialização em Língua e Literatura Portuguesa (1993/1994), especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior (1992/1993); especialização em Ficção Brasileira de Fundo Social (1973), graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Itapetininga (1972), graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba (1972), graduação em Pedagogia - DON DOMENICO (1977) e atualmente é professora da Universidade Metropolitana de Santos, trabalhando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, compreensão, comunicação, leitura e educação à distância.

Tathianni Cristini da Silva

Professora Doutora

Graduação
História
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
1999

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Engenharia de Produção
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
2004

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
História Social
Universidade do Estado de São Paulo - USP
2014

Pós-Graduação Stricto Sensu Pós-Doutorado
História Social
Universidade do Estado de São Paulo - USP
Em Andamento

Componentes curriculares na Graduação
Metodologia e Prática do Ensino de História I; Metodologia e Prática do Ensino de História II; Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso; Fundamentos Teóricos e Metodológicos da História e da Geografia e Prática; Fundamentos de Museologia Arquivologia e Patrimônio Cultural e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

adm.ead2@unimes.br

160 pólos

100 vagas

TIRE SUAS DÚVIDAS

© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade