Geografia

6 semestres

Tipo:

Licenciatura

Área:

Ciências Sociais

Perfil do curso


O Curso de Licenciatura em Geografia está voltado para a formação de profissionais para atuarem junto aos sistemas de ensino, escolas e outros campos onde se faz necessária a presença do docente, e tem na formação de professores para as séries finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, sua base de formação.
Ser geógrafo
Atuar de maneira ética, crítica, autônoma e criativa; autonomia intelectual; respeito à pluralidade inerente aos ambientes profissionais e culturais; atuação propositiva na busca de soluções de questões colocadas pela sociedade.
Compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia e a aplicação desse conhecimento na busca do desenvolvimento social; domínio e permanente aprimoramento das abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico; compreensão e domínio dos métodos e técnicas aplicados ao ensino de Geografia.
O curso tem como objetivo:
- Capacitar o egresso em termos de habilidades individuais, técnicas e conceituais, proporcionando-lhe o pleno desenvolvimento como ser humano e como cidadão;
- Desenvolver, durante o decorrer do curso, a prática da pesquisa na área da Geografia e sua devida inserção no processo ensino-aprendizagem da Educação Básica;
- Habilitar o licenciando em Geografia para a atuação nos níveis Fundamental e Médio, respeitando o proposto nos novos caminhos para a Educação inter-relacionando pesquisa e ensino.


Informações do curso


Especificidade: licenciatura
Duração: 6 semestres
Coordenador: Profa. Dra. Regina Helena Tunes
Ato legal: Resolução CEPE/ CONSUN – n° 011/2006
Reconhecimento: Portaria 286 de 21/12/2012 publicado em 27/12/2012.

  • 1 º semestre

  • 2 º semestre

  • 3 º semestre

  • 4 º semestre

  • 5 º semestre

  • 6 º semestre

-Sociologia da Educação
-Comunicação, Educação e Tecnologias
-Realidade Brasileira
-Formação da Ciência Geográfica
-Elementos de Cartografia
-Leitura e Produção de Texto

-Psicologia da Educação
-História e Filosofia da Educação
-Língua Brasileira de Sinais
-Teoria da Região e Regionalização
-Climatologia
-Geografia Econômica

-Didática
-Política e Organização da Educação Básica
-Geomorfologia
-Cartografia Temática
-Geografia Agrária
-Geografia Regional do Brasil
-Atividades Complementares

-Avaliação Educacional
-Metodologia e Prática de Ensino de Geografia I
-Hidrografia
-Geografia Urbana
-Geografia Industrial
-Metodologia da Pesquisa Científica
-Atividades Complementares
-Estágio Curricular Supervisionado

-Metodologia e Prática de Ensino de Geografia II
-Geografia do Brasil e Dinâmicas Naturais
-Geografia Econômica II
-Geografia Regional da América Latina
-Produção de Material Didático em Geografia
-Trabalho de Conclusão de Curso I
-Atividades Complementares
-Estágio Curricular Supervisionado

-Geografia do Turismo
-Geopolítica
-Regionalização do Espaço Mundial
-Aspectos da História da África e dos povos afroamericanos e ameríndios
-Biogeografia
-Trabalho de Conclusão de Curso II
-Atividades Complementares
-Estágio Curricular Supervisionado

Regina Helena Tunes

Professora Doutora | Coordenador(a)

Graduação
Geografia
Universidade de São Paulo - FFLCH
1999

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Geografia Humana Universidade de São Paulo - FFLCH
2004

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Geografia Humana Universidade de São Paulo - FFLCH
2015

Componentes curriculares na Graduação
Geografia Industrial; Geopolítica, Geografia Econômica I e II.

Comissão de Pesquisa ou Projetos: Comissão das Licenciaturas, Comissão para estudos das temáticas afro-brasileira e indígena.

Grupo de Pesquisa: GEOUNIMES

Coordenação de Cursos
Coordenação do curso de Geografia

Andrei Cornetta

Professor Doutor

Graduação
Geografia
Universidade de São Paulo - FFLCH
2006

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Geografia Humana Universidade de São Paulo – FFLCH
2010

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Geografia Humana Universidade de São Paulo – FFLCH
2017

Componentes curriculares na Graduação
Projeto Integrado, Economia e Finanças Públicas, Políticas Públicas, Introdução à Economia, Economia.

Graduação
Geografia
Universidade de São Paulo - FFLCH
1995

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Geografia Humana Universidade de São Paulo - FFLCH
2001

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Geografia Humana Universidade de São Paulo - FFLCH
2007

Componentes curriculares na Graduação
Formação da Ciência Geográfica; Teoria da Região e Regionalização; Geografia do Turismo; Trabalho de Conclusão de Curso.

Elisete Gomes Natário

Professora Doutora

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professora na graduação da Universidade de Taubaté e da Universidade Metropolitana de Santos e docente do Programa de Mestrado Profissional: Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos. Membro do GT: Brinquedo, Aprendizagem e Saúde - ANPEPP Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Formação Docente, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino aprendizagem, pesquisa, ciência, psicologia escolar, desenvolvimento humano.

Erika Megumy Tsukada

Professora Mestre

Graduação
Geografia
Universidade de São Paulo - FFLCH
1999

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Geografia Física
Universidade de São Paulo - FFLCH
2006

Componentes curriculares na Graduação
Realidade Brasileira; Geografia Regional do Brasil; Produção de Material Didático em Geografia.

Graduação
Licenciatura e Bacharelado em Geografia
Universidade São Paulo
1985

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Geografia Física
Universidade São Paulo
1993

Componentes curriculares na Graduação
Climatologia, Hidrografia, Geografia do Brasil e Dinâmicas Naturais e Trabalho de Conclusão de Curso.

Maria José Marques

Professora Mestre

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Metropolitana de Santos (1971), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Santos (1974) e mestrado em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor mestre da Universidade Metropolitana de Santos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino/aprendizagem, formação de professores educação básica, educação integral, currículo do ensino fundamental e ensino médio.

Renata Barrocas

Professora Doutora

Graduação
Geografia
UNESP – Rio Claro, SP
1995

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Geografia
USP
2001

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Geografia
UNESP – Rio Claro, SP
2005

Componentes curriculares na Graduação
Geografia do Turismo, Metodologia e Prática de Ensino I e II.

Comissão de Pesquisa ou Projetos
Líder do Grupo de Pesquisa: Geounimes

Simone Rezende da Silva

Professora Doutora

Graduação
Bacharelado e Licenciatura em Geografia
Universidade de São Paulo
2000

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Geografia Humana
Universidade de São Paulo
2004

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Doutorado em Geografia Física
Universidade de São Paulo
2008

Componentes curriculares na Graduação
Biogeografia, Regionalização do Espaço Mundial, Geografia Regional da América Latina e Trabalho de Conclusão de Curso.

Técia Regiane Bérgamo

Professora Mestre

Docente da Universidade Metropolitana de Santos do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da UNIMES Virtual, e do curso de Licenciatura em Geografia presencial e EAD. Colaboradora da pós-graduação da Universidade Santa Cecília de Santos do curso de Licenciamento e Estudos Ambientais. Atua nas áreas de Recuperação de Áreas Degradadas, Geologia, Geomorfologia, Hidrologia, Geografia do Brasil e Dinâmicas Naturais.

E-mail: fect@unimes.br

Horário: noturno

100 vagas

TIRE SUAS DÚVIDAS

© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade