Unimes realiza evento para promover inclusão e conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista

06/10/2023

O TEAx pretende aprofundar o conhecimento sobre o autismo, desmistificar estereótipos e promover a reflexão

Para conscientizar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), em parceria com a Associação Nacional para Inclusão das Pessoas Autistas (ANIA), realizará o TEAx, evento que visa promover a inclusão, conscientização e a defesa dos direitos das pessoas autistas e com deficiência. O encontro iniciará na próxima segunda-feira (9/10/2023) e segue até o dia 11/10/2023.

Durante as sessões educativas, o TEAx pretende aprofundar o conhecimento sobre o autismo, desmistificar estereótipos e promover a reflexão sobre atitudes e preconceitos. O evento celebra a neurodiversidade e destaca a importância de uma sociedade inclusiva.

As atividades acontecem em sessões presenciais e remotas, através do Zoom e Youtube. Para participar, os interessados devem se inscrever através do site TEAx 2023 . Todos os participantes inscritos receberão certificados.

O encontro acontece de 9 a 11 de outubro 2023, presencial e online – Créditos; Divulgação/Freepik

Para Elaine Giovanini, professora do curso de enfermagem e coordenadora do evento, o TEAx abre espaço para aprendizado, compartilhamento de conhecimento e apoio à inclusão das pessoas autistas em nossa sociedade. “A realização deste evento é uma iniciativa importante para promover a inclusão, aceitação e conscientização sobre o TEA. A universidade está entusiasmada em contribuir para uma sociedade mais inclusiva e acolhedora”, afirma Elaine.

Na segunda-feira (9/10/2023), a universidade realizará a cerimônia de outorga do selo “Todos Nós” recebido pela Unimes, recebido pelo apoio e promoção da Unimes através de projetos de extensão realizados nos cursos de Psicologia, Enfermagem, Educação Especial, Pedagogia e Medicina.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Segunda-feira – 09 de outubro de 2023

09 horas: Abertura oficial do evento;

9h30: Cerimônia de Certificação do Selo ‘Todos Nós’;

10h30: Introdução ao Universo Autista: desmistificando estereótipos e revelando a diversidade presente neste espectro;

13h30: O papel da cultura pop no desenvolvimento de relações sociais e potencialidades de pessoas autistas;

15h15: Mesa Redonda – Relacionamentos no Espectro Autista

19 horas: Webinário – A Educação Especial sob a Perspectiva da Educação Inclusiva em 2023

20 horas: Webinário – Aprendizado, desenvolvimento e inclusão no autismo.

Terça-feira – 10 de outubro de 2023:

9 horas: Abertura oficial do evento

9h30: Palestra – Abordagem Individualizada no Trabalho Terapêutico: A perspectiva do Modelo DIR/FLOORTIME;

11 horas: Ação cultural: Neurodiversidade nos Estúdios Maurício de Sousa

Palestra · Beatriz Mascarenhas

14 horas: Palestra – Autismo, Sexualidade e Gênero

15h30: Palestra – Avaliação Individualizada como Estratégia de Autonomia Educacional para Autistas na Prática.

Quarta-feira – 11 de outubro de 2023:

Manhã:

10 horas: Palestra – Adaptação Sensorial de Ambientes para Autistas;

Sobre a Unimes Ativa desde junho de 1968, a Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) oferece mais de 60 opções de cursos de ensino a distância e cerca de 30 cursos de graduação presenciais. Destacando-se como a primeira Faculdade de Educação Física do país, a FEFIS, a Unimes ganhou renome pela sua tradição e também por possuir uma expertise pouco vista no Brasil.  Além disso, a universidade é reconhecida pelos cursos de Medicina, Direito e Odontologia, e possui nota 4 de 5 no MEC (Ministério da Educação).

Atendimento à Imprensa

Franciele Ferreira: franciele@optimanetwork.com.br