Unimes promove segunda edição do Nutri.Colab, evento de degustação que une Gastronomia, Nutrição e Economia Criativa

19/10/2021

Com o objetivo de estimular os estudantes de Nutrição a conhecer as gastronomias internacionais, nacionais e locais, reforçando com o empreendedorismo da Economia Criativa, a Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) vai promover, nos dias 21 e 28 de outubro, o Nutri.Colab, projeto de análise sensorial e degustação de culinárias distintas. O evento foi realizado no laboratório de Técnica Dietética da Unimes (Rua Barão de Paranapiacaba, nº 15, bairro Encruzilhada), com todos os protocolos de segurança previstos pela ANVISA, utilizando toucas, propés e outros acessórios para manipulação de alimentos.

Idealistas do Projeto Nutri.Colab, os professores Anael Neves e Natasha Guerrize explicam aos jurados a dinâmica da competição gastronômica e de branding no curso de Nutrição da UNIMES/Foto: Carlos Rambaldi

A iniciativa partiu de dois docentes do 8º semestre do curso de Nutrição: o nutricionista Anael Neves, que ministra o componente curricular Nutrição e Gastronomia, e a jornalista e assessora de imprensa Natasha Guerrize, responsável pela disciplina de Economia, Marketing e Desenvolvimento de Produtos Alimentícios. Ambos os professores perceberam que as disciplinas se conversavam entre si e propuseram um desafio, ainda que em época de pandemia, para que os alunos pudessem mostrar suas habilidades – e o resultado foi um sucesso, movimentando os alunos a fazer o melhor que podiam.

“O desenvolvimento de habilidades culinárias é uma estratégia de promoção de uma alimentação adequada e saudável, por essa razão o componente curricular Nutrição e Gastronomia proporciona o estudo da cultura alimentar e a vivência da execução de pratos característicos de diferentes cozinhas regionais brasileiras e internacionais”, explicou o professor Anael Neves.

“Quando desenvolvemos esse projeto em conjunto, pensamos em trazer a Nutrição com a Gastronomia e desenvolver o lado mais empreendedor de nossos alunos. Em tempos de crise epidemiológica e econômica, o consumo local fica mais evidenciado e a colaboração também, por isso, o nome Nutri.Colab. Reforçamos um desenvolvimento da Economia Criativa, com mais sustentabilidade, mais incentivo à inovação e às estratégias na área de Marketing”, conta a professora Natasha Guerrize.

No total, 28 alunos separados em 10 grupos para mostrar suas habilidades culinárias e apresentar o produto alimentício, com marca e branding de cada cozinha para jurados da imprensa da Baixada Santista, tanto influenciadores quanto especializados na área da Gastronomia.

Para 2021, a Unimes pretende estimular ainda mais os alunos, fazendo sorteio de prêmios para os três melhores grupos. “Vamos premiar os melhores estudantes do Projeto e ampliar o júri externo, com o cenário das vacinações contra a COVID-19 melhor distribuídas durante a pandemia”, reforça Natasha.

Instagram da Nutri.Colab: @nutri.colab.unimes

ALUNOS 8º SEMESTRE NUTRIÇÃO 2021:
Culinária Francesa: Andressa Ribeiro e Simone Rodrigues
Culinária Nordestina: Jessyca Figueiredo, Maithê Covas e Stephanie Grudzinski