Unimes inaugura novo Ambulatório de Especialidades Médicas com atendimento 100% pelo SUS, em parceria com a Prefeitura de Santos

09/08/2021

No contexto do mês em que se comemora o Dia Nacional da Saúde e com o retorno gradativo das aulas presenciais, a Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) inaugurou, nesta segunda-feira (09/08), o Ambulatório de Especialidades Médicas Professora Rosinha Viegas em parceria com a Prefeitura de Santos.

Cerimônia foi realizada no Auditório do Campus Rosinha Viegas/Foto: Fatos em Cena

O cerimonial foi realizado no Campus Rosinha Viegas (situado à Rua Barão de Paranapiacaba, nº 15), às 9h da manhã. Estiveram presentes a reitora da Unimes, Renata Viegas, a pró-reitora acadêmica, Elaine Marcílio Santos, o professor emérito da UNIMES e ex-governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, o presidente do CAMF-Unimes e estudante do 6º ano de Medicina, Alexandre Catena Volpe, e demais autoridades públicas da região, como a vice-prefeita de Santos, Renata Bravo, o secretário de saúde do município, Adriano Catapreta, e o diretor de conteúdo do Grupo Tribuna, Alexandre Lopes.

Durante a cerimônia de abertura, os alunos contaram com uma aula magna, ministrada remotamente pelo renomado médico infectologista Dr. David Uip, com o tema “História das Pandemias e Expectativas do Enfrentamento da COVID-19”, marcando também o retorno das aulas presenciais.

O renomado médico infectologista, Dr. David Uip, ministrou uma aula magna aos estudantes de Medicina no retorno às aulas presenciais/Foto: Fatos em Cena

O Ambulatório Rosinha Viegas tem a finalidade de prestar atendimento 100% gratuito, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para a população de Santos em inúmeras especialidades médicas. Entre elas, a população santista terá acesso aos serviços de Pneumologia, Psiquiatria, Reumatologia, Ginecologia, Cardiologia, Neurologia, Infectologia, Gastroenterologia, Saúde Coletiva, Hematologia, Dermatologia, Urologia, Ortopedia, Nefrologia, Cirurgia Vascular, Neurocirurgia e Cirurgia Geral. Haverá, também, um ambulatório específico para a área de Hepatites.

Os atendimentos ambulatoriais estarão abertos para o público a partir do dia 16 de agosto, à Rua Oswaldo Cruz, nº 24, bairro Encruzilhada, em Santos-SP. Quanto aos agendamentos para as consultas, o paciente deverá entrar em contato com as policlínicas/Unidades Básicas de Saúde (UBS) do bairro onde mora para solicitar o encaminhamento para o ambulatório de especialidades da Unimes.

Novo Ambulatório de Especialidades Rosinha Viegas da UNIMES vai atender mais de 20 especialidades 100% no sistema SUS/Foto: Marcela Sanches

“Esse é mais um marco na história da Unimes, que agora transfere o ambulatório para um novo espaço, amplo e totalmente moderno, com mais de 15 especialidades médicas. Os atendimentos serão feitos pelos nossos professores, todos mestres e doutores, com o auxílio dos acadêmicos do curso de Medicina. Agradecemos, também, a parceria da Prefeitura de Santos e da Secretaria de Saúde, em nome do Dr. Adriano Catapreta. Temos certeza de que os atendimentos irão reforçar a qualidade da saúde em nossa região”, explicou o diretor da Faculdade de Medicina da Unimes, Dr. Ricardo Diniz.

Reitora da UNIMES, a professora Renata Viegas destacou os feitos da Faculdade de Medicina em prol da comunidade. “Percebemos que estamos conseguindo trazer um grande diferencial para o dia a dia do aluno, mesmo em momentos desafiadores como esse que passamos com a pandemia. Estamos muito atualizados com as demandas e me sinto muito feliz de estar presente em mais um legado que a UNIMES deixa para a região, em parceria com a Prefeitura de Santos”, destacou.

Professor emérito da UNIMES, o médico e ex-governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, reforçou a importância de um novo espaço para as demandas das especialidades médicas para a população da Baixada Santista. “Todos ganham. São os alunos, aprendendo na prática o dia a dia de um atendimento moderno e, ao mesmo tempo, humanizado, com supervisão do corpo docente, e mais a parceria público-privada para atender às necessidades da população local. Muito bom de ver a UNIMES crescendo e revitalizando novos espaços para os alunos e para a comunidade”, concluiu.

Depois da aula magna, representantes de cada classe do curso de Medicina também foram convidados para a inauguração oficial do Ambulatório de Especialidades Médicas. Confira a galeria de fotos: