Unimes forma primeira turma de Arqueologia; curso é o único bacharelado em SP

22/01/2020

Cerimônia de colação de grau aconteceu nesta terça-feira (21), junto com formandos das licenciaturas presenciais

Na noite desta terça-feira (21), foi realizada a colação de grau da primeira turma do curso presencial de Arqueologia.

Mais um dia inesquecível da história da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), pioneira na criação de Faculdades e cursos como a Educação Física, Comércio Exterior e outros.

Especialmente para o formando Hugo Cesar Santos Tavares, de 22 anos. “Foi meu aniversário ontem, e agora ganhei esse presente, a minha formatura”, disse ele, que sonha com a carreira na área de Arqueologia Histórica e Medieval.

Ele ressaltou as qualidades do curso de Arqueologia da Unimes. “É um curso completo, cada vez melhor. Ele realmente prepara para você se tornar um bom arqueólogo. Aqui, temos apoio constante dos professores também”.

O formando Gabriel Karaoglan, de 23 anos, também elogiou os professores do curso. “Passei por momentos difíceis, mas eles me incentivaram muito. Ainda faltam muitos profissionais de Arqueologia para estudar nosso passado e entender nosso presente. Vou exercer a profissão com muita dignidade, ética e carinho pelo nosso patrimônio cultural”.

Já Gustavo Peres da Silva, de 21 anos, veio de Itajobi, cidade com apenas 15 mil habitantes, para estudar Arqueologia em Santos, na Unimes. Durante a cerimônia, não só recebeu o canudo, como conquistou o Prêmio Rosinha Viegas, concedido para os melhores alunos de cada curso. Uma sensação de dever cumprido.

“É muito bacana fazer parte dessa história. Vim de longe e aqui estou. Consegui emprego na área, antes mesmo de me formar. O curso da Unimes foi essencial para minha formação. Estou muito contente com os resultados”, comentou.

Coordenado pela professora Maria Candelaria Volponi Moraes, o curso de bacharelado em Arqueologia é reconhecido pelo MEC, com conceito 4 (considerado muito bom, de acordo com os avaliadores) e é o único bacharelado da área no estado de São Paulo.

“Montar esse curso foi um orgulho e uma ousadia apoiada pelos mantenedores, reitoria e a pró-reitoria da Unimes. Um de nossos alunos já está trabalhando como arqueólogo, atuando em campo, o que é um motivo de grande satisfação. Foi uma noite emocionante, mesmo. Já passei por várias colações de grau, mas participar da primeira de Arqueologia foi especial”, comemora a coordenadora.