Semana Acadêmica da Pedagogia e o II Simpósio do Programa de Residência Pedagógica

11/11/2019

Semana Acadêmica da Pedagogia 2019 (nos dias 11, 12, 13 de novembro de 2019)

“FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE NO BRASIL: a contribuição da filosofia e das ciências Sociais”

A UNIMES convida a todos da comunidade acadêmica para um espaço de reflexão sobre a educação brasileira, pensando no desafio da formação docente e suas práticas, seja nos cursos de Pedagogia ou das licenciaturas.

Nesse sentido, o olhar da Filosofia e das Ciências Sociais sobre o tema é o viés que buscamos introduzir, tendo em vista sua relevância na formação docente e suas práticas. A discussão política e da garantia de direitos, a partir de uma perspectiva científica são eixos necessários para que mudanças sejam pensadas. Abrir a Universidade para um diálogo consistente, com pesquisadores de diferentes áreas que fundamentam a educação é nosso compromisso, trazendo à tona a nossa preocupação com a formação inicial nos cursos de Pedagogia, e nas licenciaturas.

O mundo muda constantemente: que possamos repensar a escola para/com ou contra as mudanças!

Dia 11 de novembro
19h30
Prof. Dr. Antônio Joaquim Severino
Abertura: Enraizamento, interculturalidade e emancipação: por uma perspectiva decolonizante da Filosofia da Educação no Brasil.

A palestra busca evidenciar a desafuante exigência, que se põe para os educadores/as brasileiros/as, do cultivo de uma nova perspectiva epistemológica na construção da Filosofia da Educação, no contexto socio-cultural latino-americano, em geral, e brasileiro, em particular, para consolidar um melhor entendimento teórico da educação e para fundamentar de forma mais significativa sua prática educativa. Para operar essa mudança de perspectiva, impõe-se um investimento intelectual sistemático com vistas à superação do forte teor iluminista que ainda marca o pensamento filosófico-educacional entre nós, em decorrência da longa experiência da colonização e da manutenção de uma postura ainda muito eurocentrada. Esta proposta que se situa no bojo de uma redefinição da geopolítica do conhecimento, dada a necessidade da afirmação da gênese socio-cultural de todo saber bem como de uma prática educativa de cunho intercultural.

Dia 12 de novembro
19h30
Prof.ª Drª Francisca Eleodora Santos Severino
Mesa redonda: Formação de professores e cidadania: a busca do humano numa sociedade em crise.

À luz das contribuições da sociologia educacional, a comunicação analisa a crise do Estado brasileiro, refletindo sobre as condições e possibilidades de mudanças e as estratégias de implementação de políticas de transformação na formação dos professores. Recorre a subsídios teóricos de autores que, numa perspectiva crítica, vêm estudando os efeitos perversos das teorias neoliberais sobre a formação dos professores redistribuindo as responsabilidades. As contribuições de Freire e Gramsci são articuladas em busca de novos caminhos

21h00
Prof.ª Me Martha Gabrielly Coletto Costa
Mesa Redonda: Desafios do ensino de filosofia para crianças: reflexões a partir de uma experiência na rede municipal de Itupeva

A exposição visa compartilhar uma reflexão sobre o ensino de filosofia para crianças a partir de uma experiência docente vivida no Ensino Fundamental I da rede municipal de Itupeva (interior de São Paulo) no ano de 2015. Num primeiro momento, buscarei formar o quadro geral da experiência, passando pela admissão na rede de ensino, a formação da matriz pedagógica da disciplina, as expectativas da gestão e da comunidade escolar, as estratégias e objetivos de ensino e as experiências em sala de aula. Em seguida, pretendo elaborar uma reflexão sobre os sentidos dessa experiência, buscando extrair dela algumas diretrizes que possam colaborar para o debate do tema em questão.

Mediador(a):
Prof.ª Me. Juliana Janaína Nóbrega

II Simpósio do Programa de Residência Pedagógica
“Formação Inicial e Continuada docente – Trajetória e perspectiva”

Dia 13 de novembro

19h30 (Abertura)
Ivan di Ferraz
“músico, compositor, poeta e cordelista”. Desenvolve seu trabalho ligado ao turismo e cultura da região na Fortaleza da Barra.

19h50
Mesa Redonda: “Formação Inicial e Continuada docente – Trajetória e perspectiva”
• Mariangela Camba – Coordenadora Institucional do PRP
• Abigal Malavassi – Docente Orientadora UNIMES
• Elisete Gomes Natário – Docente Orientadora CAPES
• Michel da Costa – Docente Orientadora UNIMES
• Renata Barrocas – Docente Orientadora CAPES

20h30
Apresentação de Trabalho do Programa de Residência Pedagógica da UNIMES
• Comunicação Oral
• Banners

Segue abaixo o link do Edital para apresentação de trabalhos no II Simpósio Residência Pedagógica UNIMES

BAIXE AQUI O EDITAL COMPLETO

• BAIXE AQUI O TEMPLATE DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

• FAÇA AQUI A SUA INSCRIÇÃO!

• BAIXE O CERTIFICADO AQUI! ( APÓS O EVENTO! )