UNIMES

Virtual

UNIMES

Presencial

Boleto

Online

O PORTAL DE CONTEÚDO DA UNIMES

NOTÍCIAS

Restaurante fictício ‘Comadre Fulozinha’ surpreende com pratos da culinária nordestina e vence a 4ª edição do Nutricolab da Unimes

26/06/2023

Ação é um projeto de extensão desenvolvido por disciplinas do curso de Nutrição. A competição foi julgada por membros acadêmicos, administrativos e jornalistas convidados

No dia 06 de junho, os alunos do 8º semestre de Nutrição da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), participaram da 4º edição do Nutricolab, ação de extensão desenvolvida por disciplinas do curso.

O desafio consistia em garantir que os jurados saíssem satisfeitos, e apresentar três pratos: entrada, prato principal e sobremesa. Foi com o tempero nordestino que o restaurante fictício ‘Comadre Fulozinha’, das alunas Lays Rosa, Rebecca Garbelin e Stella Najal, conseguiu cumprir com maestria o objetivo proposto.

Com crostini de tapioca, creme de queijo coalho e geleia de pimenta, as participantes levaram ingredientes típicos da região e com sabores característicos, servidos de entrada.

Para o prato principal, a junção do tradicional com a inovação, risoto de baião de dois acompanhado de molho de coentro e chips de mandioca. A sobremesa só validou o time campeão, uma cartola de banana.

Alunas Lays Rosa, Rebecca Garbelin e Stella Najal foram as campeãs do Nutricolab – Créditos: Gabriella Gomes

Ao todo, foram cinco grupos de 15 alunos que se apresentaram, cada um representando um tipo de gastronomia: italiana, vegana, mineira, caiçara e nordestina, sendo esta última a vencedora.

A comissão julgadora foi composta por docentes do curso de Nutrição, convidados, jornalistas da região, colaboradores da Escola Americana, além da Pró-Reitora Elaine Marcilio e a Reitora Renata Viegas.

“A proposta do Nutricolab é que o aluno desenvolva uma empresa, um plano de negócio e estratégias de marketing. O resultado final do projeto é um ou mais pratos, os quais são apresentados ao final do semestre. Esses pratos, bem como todo o plano de marketing, são avaliados para selecionar um grupo vencedor”, explica a coordenadora do curso de Nutrição, Nayara Cavalcanti Ares.

Realizado anualmente, o Nutricolab é uma ação de extensão desenvolvida pelas disciplinas de Nutrição e Gastronomia e a disciplina Economia, Marketing e Desenvolvimento de Produtos Alimentícios. O projeto foi criado pelo professor José Anael Neves e pela antiga professora Natasha Guerrize. Atualmente, é gerido pela coordenadora do curso, Nayara Cavalcanti.

Para preparar o cardápio vencedor, é necessário seguir a seguinte receita:

Entrada de crostini de tapioca, creme de queijo coalho e geleia de pimenta – Créditos: Gabriella Gomes
  • Crostini de tapioca com creme de queijo coalho e geleia de pimenta

Ingredientes: 1 maçã, ½ limão, 2 pimentas, ¼ de xícara de açúcar, sal, canela em pau, 1 dente de alho (triturado), 250 g de queijo coalho, 2 xícaras de leite, 2 colheres cheias de requeijão, 1 colher de manteiga, 1 xícara de tapioca, 50 gramas de queijo parmesão ralado, 4 colheres de sopa de água morna, orégano a gosto e tempero de cúrcuma a gosto.

Para o crostini de tapioca, coloque 1 xícara de tapioca, 50 gramas de queijo parmesão ralado, 4 colheres de sopa de água morna, orégano e tempero de cúrcuma em uma travessa e misture bem. Após isso, adicione água e passe a massa com uma camada fina para a assadeira, não é necessário untar. Leve ao forno e retire quando a massa já estiver desgrudando do recipiente.

Para o creme de queijo coalho é necessário cortar os 250 g de queijo coalho em pedaços pequenos e misturá-los com 2 xícaras de leite, 2 colheres cheias de requeijão e 1 colher de manteiga com o auxílio de um liquidificador. Após isso, a mistura deverá cozinhar em fogo médio, até engrossar.

Para a geleia de pimenta utilize 1 maçã, ½ limão, 2 pimentas, ¼ de xícara de açúcar, sal, canela em pau e 1 dente de alho (triturado). Primeiro, retire as sementes das pimentas e rale a maçã sem casca. Após isso, coloque todos os ingredientes em uma panela com o fogo alto e misture bem, depois de levantar fervura, diminua o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos.

  • Risoto de baião de dois

Ingredientes: 150 g de linguiça calabresa em cubos, 200 g de carne seca, 80 ml de sopa de manteiga de garrafa, 50g de manteiga, 150 g de feijão de corda cozido sem caldo, 400 g de arroz arbóreo, 1 cebola média picada, 200 g de queijo coalho em cubos, salsa e coentro picado a gosto, 70 g de queijo parmesão, 250 ml de vinho branco, 500 ml de caldo de legumes e 200g de carne de sol.

Dessalgue a carne seca e, com ela em cubos, coloque para amolecer. Em uma frigideira grande refogue a cebola na manteiga de garrafa, depois adicione o arroz e o deixe refogar por 2 minutos.

Com o arroz refogado, acrescente a manteiga e deglace a frigideira com o vinho branco e cozinhe até evaporar o álcool. Após isso, cozinhe o arroz com o caldo de legumes e mexa bem. Quando o arroz estiver al dente, adicione a carne seca e o queijo coalho. Sirva com salsa e coentro picados, parmesão e feijão.

  • Molho de coentro

Ingredientes: 1 maço de coentro, 1 maço de cheiro verde, 1 maço de cebolinha, 1 dente de alho, 500ml de azeite, 1 pitada de sal e 2 limões espremidos

Misture todos os ingredientes e bata no liquidificador até ficar consistente.

  • Chips de mandioca

Ingredientes: 200g de mandioca, sal e óleo para fritar

Corte a mandioca de maneira bem fina e frite em óleo bem quente.

  • Cartola

ingredientes: 18 bananas, 70g de manteiga com sal, 60g de açúcar granulado, 500g de açúcar refinado, 50g de canela em pó, 11,4 litros de leite integral pasteurizado, 67,5g de ácido cítrico em pó, 90ml de água, 375 ml de manteiga de garrafa e 9g de sal.

Para o queijo manteiga, separe uma panela grande e pesada, aqueça 5,7 litros de leite com o ácido cítrico até o termômetro atingir exatos 31°C. Misture e deixe descansar por uma hora coberto. Ele ficará como uma coalhada, após isso, misture mais um pouco e deixe descansar por mais uma hora.

Com uma peneira coberta com gaze, concentre a coalhada no seu centro, amarre a gaze formando um saco, sem apertar. Em uma panela alta, pendure o saco em uma colher de pau como se fosse um varal e deixe o líquido escorrer em temperatura ambiente por 24 horas.

Após isso, unte 3 formas com óleo e reserve. Retire com uma colher de pau a coalhada da gaze e sove-a até virar uma pasta, adicione mais 5,7 litros de leite, leve ao fogo alto até atingir a temperatura 85°C.

Mantenha essa temperatura e misture ocasionalmente por meia hora. Peneire a coalhada e deixe escorrer por 15 minutos. Em outra panela derreta a manteiga de garrafa, adicione a coalhada e sal.

Misture sem parar em fogo médio para alto até reduzir por 10 minutos, e a mistura ficar cremosa e um pouco elástica. Retire do fogo, coloque na fôrma e deixe na geladeira, no mínimo 6 horas.

Para fazer a cartola, misture o açúcar e a canela, depois reserve. Corte as bananas pela metade na horizontal, mantendo as duas metades da mesma espessura. Corte também o queijo em quadradinhos

Aqueça a frigideira em fogo alto e coloque 2 colheres de sopa de manteiga. Assim que começar a borbulhar, adicione as metades da banana. Mantenha o fogo médio alto para a banana ficar dourada, mas não queimar.

Depois frite as bananas por cerca de 2 minutos em cada lado e não cozinhe muito a banana para ela não desmanchar. Transfira para um prato e reserve.

Passe um papel toalha na frigideira ainda quente e coloque a última colher de sopa de manteiga e em seguida as duas fatias de queijo. Deixe fritar até ficar dourado por 1 minuto e vire o outro lado repetindo o mesmo processo. .

Coloque cada fatia de queijo em cima das bananas reservadas e cubra com o açúcar e a canela generosamente. Sirva ainda quente.

Na hora da montagem dos pratos pode soltar a criatividade!

Sobre a Unimes

Ativa desde junho de 1968, a Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) oferece mais de 60 opções de cursos de ensino à distância e cerca de 30 cursos de graduação presenciais.

Destacando-se como a primeira Universidade de Educação Física do país, a FEFIS, a Unimes ganhou renome pela sua tradição e também por possuir uma expertise pouco vista no Brasil.  Além disso, a universidade é reconhecida pelos cursos de Medicina, Direito, Nutrição e Odontologia, e possui nota 4 de 5 no MEC (Ministério da Educação).

Atendimento à Imprensa

Fernanda Paes: fernanda@optimanetwork.com.br

Thiago Guedes: thiago@optimanetwork.com.br

Ricardo Tomassis: ricardo@optimanetwork.com.br

Assessoria de Imprensa – OPTIMA NETWORK

(13) 3061-2201 – (13) 9914-3601

Comentários