Professores de Medicina Veterinária publicam artigo em renomada revista de Animais Silvestres

28/01/2021

Luciano Cacciari e José Heitzmann Fontenelle tem estudo sobre segurança dos anestésicos/sedativos utilizados na contenção química em veados catingueiros

Os docentes Luciano Cacciari e José Heitzmann Fontenelle, do curso de Medicina Veterinária da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), publicaram projeto de pesquisa na Journal of Zoo an Wildlife Medicine, uma das revistas mais acessadas pela área da Medicina de Silvestres no mundo.

O estudo foi publicado pelos professores da Unimes em parceria com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP).

Intitulado “Cardiorespiratory effects of Dexmedetomidine-Midazolam and reversal with Atipamezole in Captive Brown Pocket Deer (Mazama Gouazoubira)”, o estudo mostrou a segurança dos anestésicos/sedativos utilizados na contenção química em veados catingueiros.

O projeto também contou com a parceira do Orquidário Municipal de Santos, e todos os animais de cativeiro, participantes do projeto publicado tiveram toda avaliação clínica e laboratorial proporcionada pelos pesquisadores.

“A UNIMES incentiva os projetos de pesquisa e conta com um corpo docente experiente para conduzir e estimular a produção científica”, explica o docente Luciano Cacciari.