Professora do curso de Nutrição publica pesquisa sobre Alimentação Escolar em conceituada revista internacional

23/11/2021

Docente dos cursos presencial e EaD de Nutrição da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), Ana Laura Benevenuto Amorim conquistou o feito de publicar na Revista Nutrition, uma das publicações científicas mais renomadas internacionalmente na área de Ciências da Nutrição.

O trabalho intitulado e traduzido “A contribuição da alimentação escolar para a segurança alimentar de domicílios com crianças e adolescentes no Brasil” teve como objetivo estudar a associação do consumo da alimentação escolar e de variáveis sociodemográficas com a insegurança alimentar.

Ana Laura é professora do curso de Nutrição e pesquisa sobre Política de Alimentação Escolar

A pesquisa aconteceu nos anos de 2018 e 2019 nos nove municípios da Baixada Santista e teve como principal resultado o fato de domicílios com insegurança alimentar moderada ou grave (ou seja, famílias que passam por alguma escassez de alimentos) têm mais chances do seu membro escolar consumir a alimentação escolar de 3 a 5 vezes na semana. “Esse dado reforça a importância da Politica de Alimentação Escolar, principalmente no momento em que estamos vivendo em que a insegurança alimentar, incluindo a fome, tem aumentado”, explica Ana Laura.

A pesquisadora concluiu o estudo evidenciando que o Programa Nacional de Alimentação Escolar contribui com a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), mas apesar da importância da alimentação escolar, a política, isoladamente, não consegue atender a complexidade da SAN, dependendo da intersetorialidade de outras políticas públicas.

Para ler o artigo da professora na íntegra:

Sobre a docente:

Ana Laura Benevenuto Amorim é nutricionista formada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-BS) no ano de 2011. Mestre e Doutora em Ciências (2015 e 2021) pelo Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-BS). Durante oito anos, trabalhou no Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE UNIFESP). Professora da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) nas modalidades presencial e EaD, ambos no curso de Nutrição. Especialização em andamento na área de Nutrição Clínica Materno Infantil pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de Alimentação Coletiva com interface em Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional com ênfase na Alimentação Escolar. É responsável pelos componentes curriculares Politicas de Alimentação e Nutrição, Nutrição nos Ciclos da Vida e Educação Alimentar e Nutricional I, além de supervisora do Estágio de Nutrição Social.