Nutricionista dá dicas de como se alimentar bem na praça de alimentação do shopping

06/07/2023

O prato ideal para o dia a dia deve conter vegetais e legumes, e os lanches não precisam ficar de fora

Quando se fala de shopping, muitos associam imediatamente a compras e lazer. Esses estabelecimentos são verdadeiros destinos para todos os gostos e momentos, o que faz com que muitos incluam o shopping no roteiro gastronômico.

Entretanto, há pessoas que evitam fazer suas refeições nesses locais. Para aqueles que fogem das praças de alimentação com receio de sair da dieta ou não se alimentar bem, a primeira dica é: relaxe!

Segundo Natalia Reis, professora do curso de Nutrição da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), comer saudavelmente é uma questão de equilíbrio, e isso também é possível em shopping centers.

“Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, comer uma alimentação saudável não é somente aquele prato extremamente verde, colorido e com pouca quantidade. Mas sim, ter um equilíbrio entre as nossas necessidades fisiológicas, nutricionais e o prazer”, explica a professora.

Além disso, vale muito a motivação da ida ao shopping. Se a pessoa utiliza diariamente a praça de alimentação, é bom reduzir o consumo de fast food, por exemplo. Mas essa condição também não precisa ser uma restrição.

O ideal é sempre manter o equilíbrio e não consumir em exagero nas horas das refeiçõesCrédito:Divulgação

“É importante que nos momentos que antecedem a refeição, prestar a atenção na nossa fome. Quando a escolha for o lanche de fast food, preciso me perguntar se o combo maior é realmente necessário, se preciso pagar mais por um refrigerante refil ou se um copo já me satisfaz”, diz Natalia.

A professora ainda explica que, para não cair na tentação de comer algo mais gostoso e menos nutritivo, é preciso planejamento e vontade. É o caso da Paola Ventura, de 33 anos, que trabalha em um shopping da região.

“Eu nem sempre almoço na praça de alimentação, algumas vezes opto por trazer marmita. Mas na hora de escolher o que comer por aqui, opto por saladas, algo com bastante folhas e legumes, uma proteína e arroz, principalmente porque estou grávida”, comenta Paola. Para a professora e nutricionista Natália, esse tipo de prato é uma boa opção. “O ideal é o prato ter 50% de vegetais e legumes, e os outros 50% podem ser divididos em 25% de proteína e 25% de cereais, ou tubérculos, como o arroz e a batata”, explica.

A alimentação é mais um dos aspectos da nossa vida que requer responsabilidade. Fazer escolhas saudáveis é uma decisão consciente.

Um deles é manter a atenção na comida. Isso significa evitar distrações com celular, televisão, e até mesmo pensamentos dispersos.

“Muitas pessoas chegam ao consultório reclamando de não sentir que não comeram o suficiente, e isso acontece porque não estavam atentas à refeição”, comenta Natália.

Para realmente apreciar a refeição, é necessário estar presente no momento, prestando atenção nos sabores e sensações que a comida proporciona.

“Quando comemos com atenção, podemos nos saciar mais rapidamente  e sentir o sabor da comida. Isso melhora tudo e faz bem”, finaliza a nutricionista.

Sobre a Unimes

Ativa desde junho de 1968, a Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) oferece mais de 60 opções de cursos de ensino à distância e cerca de 30 cursos de graduação presenciais.

Destacando-se como a primeira Universidade de Educação Física do país, a FEFIS, a Unimes ganhou renome pela sua tradição e também por possuir uma expertise pouco vista no Brasil.  Além disso, a universidade é reconhecida pelos cursos de Medicina, Direito, Nutrição e Odontologia, e possui nota 4 de 5 no MEC (Ministério da Educação).

Atendimento à Imprensa

Fernanda Paes: fernanda@optimanetwork.com.br