LADIG é referência em Arqueologia Digital e primeira iniciativa em universidades da região

02/03/2020

Laboratório é a nova aposta do curso de Arqueologia, considerado o único bacharelado da área no Estado de São Paulo

Ciência que estuda as culturas e os modos de vida das diferentes sociedades humanas a partir dos vestígios materiais, a Arqueologia tem evoluído cada vez mais. Para acompanhar as transformações frente à 4ª revolução industrial e às novas tecnologias, a Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) implantou o Laboratório de Arqueologia Digital (LADIG), o primeiro em universidades da região.

A iniciativa veio das pesquisas de pós-doutorado da professora e arqueóloga Carolina Guedes. No laboratório, são feitos os treinamentos para os alunos do curso de Arqueologia usarem os softwares na construção de modelos 3D. “No momento, alguns alunos estão trabalhando com um acervo virtual de cerâmica da ilha de Delos, na Grécia”, adianta a professora do curso e responsável pelo LADIG.

A Arqueologia Digital é uma ferramenta múltipla e que vem sendo empregada em diversas pesquisas no Brasil e no exterior. “Ela proporciona novas formas de registro de acervos de material e sítios arqueológicos e do patrimônio cultural, bem como a divulgação do conhecimento científico”, explica Carolina, que reforça a importância da ferramenta para análise do material arqueológico.

“Por meio de um processo chamado fotogrametria, realizada com máquina fotográfica, e portanto bastante acessível, os objetos são registrados e rodados num software especializado para as construções dos modelos 3D”. A professora do curso de Arqueologia da Unimes também projeta uma pesquisa para esse ano, em que os alunos vão desenvolver o restauro virtual dos objetos arqueológicos e do patrimônio arquitetônico.