História do Nosso EAD

A Universidade Metropolitana de Santos iniciou seu projeto de Educação a Distância com a criação de um núcleo especial, em 2003, que passou a chamar de UNIMES VIRTUAL. A proposta, pioneira na Baixada Santista, foi desenvolvida dentro dos mais exigentes padrões de qualidade em EAD, com três fundamentos básicos: infraestrutura tecnológica, qualificação pedagógica e interatividade constante.

Em 2006, a UNIMES VIRTUAL obteve do MEC o credenciamento para a oferta de cursos, primeiramente no estado de São Paulo e, posteriormente ampliado para o âmbito nacional. O primeiro processo seletivo foi realizado, em agosto de 2006, com a participação simultânea de mais de 80 polos conveniados em todo o Brasil.

O desenvolvimento de um projeto pedagógico que prioriza a interação entre professores e alunos e aluno-aluno teve como consequência um modelo interativo com atividades exclusivas da UNIMES VIRTUAL: Simpósios virtuais, Laboratórios virtuais, Salas de Estágio, Atividades Complementares focadas na interdisciplinaridade. Os professores são mestres e doutores comprometidos com a construção do conhecimento e o compartilhamento de ideias. Os tutores, responsáveis pela interação com os alunos recebem formação especial e constante, oferecendo assim, orientação cuidadosa e informação atualizada.

A UNIMES VIRTUAL foi a vencedora da categoria “Educação a Distância” no Prêmio Top of Mind A Tribuna (Santos-SP), que celebra as marcas mais lembradas da Baixada Santista. Além do pioneirismo, o Núcleo de Educação a Distância da UNIMES possui o compromisso com as inovações frente às realidades do novo mercado de trabalho e reforçou esta vocação a partir também do cenário da pandemia da COVID-19. A UNIMES, por meio da UNIMES VIRTUAL, tem se destacado por sua qualidade de ensino, traduzida pela composição de seu quadro docente, componentes curriculares desafiadores do pensamento e ação cidadã, tecnologia que amplia relacionamentos construtivos e a constante reformulação de seus meios de ensino e aprendizagem. Além disso, possui seus polos em inúmeras cidades brasileiras e mais o polo internacional em Portugal, na cidade de Porto.