Ex-aluna da FEFIS, Laurete Godoy publica livro infantil sobre Santos e Bartolomeu de Gusmão

28/01/2021

Formada na primeira turma da Faculdade de Educação Física de Santos, Laurete também é escritora

Formada na primeira turma da Faculdade de Educação Física de Santos (FEFIS-UNIMES) em 1969-1971, a escritora Laurete Godoy lançou o livro infantil “O Padre Voador – Bartolomeu de Gusmão”. O livro já disponível para venda na amazon.com.br por R$ 26,00.

Com ilustrações de Luciana Ladeira Vannuchi de Farias, a publicação aborda algumas das principais atrações turísticas da cidade de Santos, entre elas, os jardins da orla, Museu Pelé e Aquário, tendo como pano de fundo a história de Bartolomeu de Gusmão, pioneiro da aeronáutica. A obra conta a história de dois primos que visitaram a Cidade durante suas férias.

Sobre Laurete Godoy:

Formada na primeira turma da FEFIS, Laurete Godoy fez parte da história da construção da primeira Faculdade constituída na Universidade Metropolitana de Santos (Unimes): a ex-aluna foi um dos braços direitos da fundadora e educadora Rosinha Viegas, tendo participado da comitiva da Faculdade, que pleiteava o reconhecimento da FEFIS e um dos primeiros movimentos de reconhecimento do profissional de Educação Física no Brasil.

A comitiva foi a Brasília em 1971 e solicitou ao então presidente Emilio Garrastazu Médici o pedido de regulamentação da Educação Física, que foi feita em versos por Laurete Godoy:

“Neste momento solene, o protocolo é quebrado
Pois faremos nosso apelo todinho versificado
Vou começar passo a passo, contando a pequena história
De um país que adormecido, despertou cheio de glória
Escolhido um general para chefe da nação
Na hora da sua posse, fez uma linda oração
Falou sobre seus anseios, sobre Deus e o Minuano
Definiu todo o seu credo, leal, correto, humano
E o gigante altaneiro que fingia repousar
Abriu os olhos sorrindo, começava a despertar
E marchava resoluto, passo certo, firme e forte
Cultivando educação, cultura, arte e esporte
E o esporte aconteceu, vibrando toda a nação
Que sentiu nas suas veias o auriverde pendão
As bandeiras desfraldadas, emoção, glória e otimismo
Brasileiros delirando, na febre de patriotismo
Cadê o sorriso triste? Cadê a seca falada?
Não importou nada disso, a taça foi conquistada
E a camisa canarinho da Seleção Brasileira
Não era dos jogadores, mas sim da nação inteira.
Aqui vai o nosso apelo, aqui fala a faculdade
Que abriga o Rei Pelé, sua Alteza, Majestade.
Não só em nome da FEFIS, mas de uma classe confiante
Que aguarda a solução, de um problema angustiante.
Escolas estão criadas, há mestres em profusão,
Que aguardam ansiosos, a famosa regulamentação
De um sistema de trabalho, de um decreto firmado,
Que até hoje, sem razão, não foi regulamentado
O tempo segue ligeiro, nossa matéria esperando,
Os sonhos vão fenecendo e a gente desesperando
A luta não terminou e permanece um dilema
Quando será, Excelência, resolvido esse problema?
Uma legião de mestres, uma equipe sonhadora,
Espera das suas mãos a penada salvadora.
Que o famoso minuano, do seu rincão adorado
Represente a doce brisa do nosso sonho dourado
Ginástica pela infância, na adolescência – esporte
Adultos sempre saudáveis, um Brasil alegre e forte
Uma classe satisfeita, brado forte e varonil
OBRIGADA, PRESIDENTE
PRESIDENTE DO BRASIL…”

Além da sua formação na FEFIS, Laurete é professora universitária de Educação Física, com especialização em Administração Esportiva pela USP. Desde pequena, apreciava esportes e gostava de fazer pesquisas e escrever. Aprofundou-se na história da aviação no Brasil e foi agraciada com os títulos de Cidadã Honorária de Santos Dumont (MG) e Membro Honorário da Força Aérea Brasileira, além de receber outras honrarias e medalhas.

No esporte, foi campeã sul-americana de Atletismo (revezamento 4 x 100m rasos), integrou as delegações brasileiras nos Jogos Olímpicos de Moscou (1980) e Los Angeles (1984), e foi consultora do Departamento de Esportes da Rede Globo para assuntos de Olimpismo durante os Jogos de Seul (1988). Recebeu ainda o diploma de Dirigente Esportivo de Alto Nível, pela Escuela Itinerante para Dirigentes Del Deporte, do Comitê Olímpico Internacional, Solidariedade Olímpica (1991), e foi aprovada para atuar como “Diretor de Curso” na formação de Dirigente Esportivo de Alto Nível, pela Escola Itinerante para Dirigentes do Esporte do COI (1994).

É autora dos livros Segurança nos Esportes, em parceria com o professor Augusto Duarte Esposel; Os Jogos Olímpicos na Grécia Antiga e Os Olímpicos – Deuses e Jogos Gregos.