Estudantes de Medicina da Unimes recebe votos de congratulação em plenária da Câmara dos Vereadores de Santos

14/05/2021

Turmas XXIII e XXIV arrecadam mais de 7 toneladas de alimentos para o Dique da Vila Gilda

Incentivar os estudantes na prática de atividades sociais e por uma saúde mais humanizada antes mesmo de se formarem. Essa é a premissa da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), que possui em seu DNA o pioneirismo e autoridade acadêmica na área de Saúde.

Em abril de 2021, os estudantes de Medicina da UNIMES fizeram história na instituição em mais uma ação que é tradicional, encabeçada pelo Centro Acadêmico Dr. José Martins Fontes (CAMF-Unimes), há mais de 5 anos no curso: o Trote Solidário.

O objetivo da ação é ressignificar o rito de passagem dos ingressantes do curso de Medicina, de modo em que possam fazer o bem à comunidade em situação de risco social e, ao mesmo tempo, aprenderem que desde o primeiro ano de graduação, é possível “salvar vidas” e zelar pelo bem-estar da população.

A iniciativa do CAMF-Unimes estimulou quase um total de 200 alunos das turmas XXIII e XXIV do curso de Medicina, que uniram forças e determinação num ano de desafios frente à COVID-19: mais de 7 toneladas de alimentos não-perecíveis foram arrecadados e destinados aos moradores do Dique da Vila Gilda, considerado a maior favela de palafitas do Brasil, e para comunidades dos Morros de Santos. No total, mais de 500 famílias foram beneficiadas com o feito dos estudantes.

Além disso, os estudantes também fizeram questão de fazer a entrega dos alimentos aos moradores das comunidades. Uma iniciativa nobre dos estudantes do CAMF-Unimes, presidido pelo estudante Alexandre Catena Volpe.

Pelo gesto e marco inédito de arrecadação em trote solidário na instituição (o maior de toda a história da Unimes), a Câmara de Vereadores reconheceu o feito dos alunos de Medicina em nome da UNIMES, em votos de congratulação em recente plenária.

Para a Reitora da UNIMES, professora Dra. Renata Garcia de Siqueira Viegas, desenvolver um cidadão humanizado além dos bancos acadêmicos é uma das principais missões da instituição. “O reconhecimento das autoridades santistas mostram que o papel da Extensão, das ações sociais, mostram o verdadeiro compromisso e propósito da UNIMES, em sempre servir às cidades da Baixada Santista”.

A Pró-Reitora Acadêmica da UNIMES, professora Dra Elaine Marcílio dos Santos, reitera que ações como o tradicional Trote Solidário na Unimes representam “a certeza de estarmos no caminho certo”: “Há vários anos, provamos e desmitificamos o ingresso no curso superior como experiência traumática para uma jornada de conhecimento e amor ao próximo”, completa.