Docentes e estudantes do curso de Geografia Presencial realizam trabalhos de campo em Santos-SP

21/10/2021

Os professores e estudantes do curso de Geografia da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) participaram de dois trabalhos de campo no mês de outubro. O primeiro concentrou-se no componente curricular “Biogeografia”, avaliando parte do jardim na praia do Gonzaga, com o enfoque nas técnicas de campo referentes à fitossociologia, como parcelas fixas, quadrante centrado, identificação de flora e herborização. Além ainda de descrição da paisagem, com produção de croquis e perfis da vegetação.

O segundo, referente à disciplina de “Hidrografia e Biogeografia”, os estudantes conheceram o saneamento básico na cidade de Santos, os canais de drenagem números Zero e Um, a Teoria Biogeográfica de Ilhas e a Conservação Ex-Sito no Orquidário Municipal. A amostragem de resíduos sólidos na praia do José Menino, especialmente de grânulos plásticos, completou a atividade de campo.

O trabalho de campo foi supervisionado pelas professores Simone Rezende e Maria Glória Castro. “Os trabalhos de campo são muito importantes no nosso curso, porque uma abordagem da Geografia é estudar a relação sociedade-natureza através da paisagem do lugar. São conceitos que a Geografia trabalha bastante. Quando a gente vai a um trabalho de campo, os nossos estudantes aprendem a olhar detalhes que normalmente não percebemos no dia a dia. Um olhar sobre a linha de prédios próximos à praia, por exemplo, entre outras análises estruturais. Trata-se de construir um olhar mais atento. Além disso, esses trabalhos aproximam os estudantes dos professores, promovem a sociabilização de todos”, explicou a docente da graduação da UNIMES, Maria Glória Castro.