Docente de Nutrição e Enfermagem publica dois artigos científicos em revistas internacionais

28/01/2021

Camilly Fratelli Pereira tem expertise na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, em especial desenvolvimento de novos produtos e compostos bioativos

A professora de Nutrição e Enfermagem da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), Camilly Fratelli Pereira, é uma apaixonada por pesquisa científica. Entre 2020 e janeiro de 2021, a docente publicou dois artigos, em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Além de docente, Camilly é estudante de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Nutrição da UNIFESP, integra a linha de pesquisa Nutrição e Novas Tendências da Nutrição UNIMES. Tem expertise na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, em especial desenvolvimento de novos produtos (indivíduos celíacos e diabéticos) e compostos bioativos. Atualmente, estuda o composto bioativo ficocianina e sua aplicação em alimentos, a partir de técnicas de nanoencapsulamento.

Um dos artigos em que é co-autora é o intitulado “Overcoming restrictions of bioactive compounds biological effects in food using nanometer-sized structures recentemente publicado na Revista Food Hydrocolloids”. O trabalho foi desenvolvido em conjunto aos pesquisadores Michele Amendoeira Giaconia, Sergiana dos Passos Ramos, Ailton Cesar Lemes, Veridiana Vera de Rosso, sob orientação da Profa. Dra. Anna Rafaela Cavalcante Braga da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O artigo pode ser acessado pelo link: https://doi.org/10.1016/j.foodhyd.2020.105939

O artigo aborda de maneira panorâmica as questões referentes às dificuldades relacionadas a perda dos efeitos biológicos dos compostos bioativos em produtos alimentícios apontando a nanotecnologia como um caminho viável para superar essas dificuldades.

Em janeiro de 2021, foi publicado o primeiro artigo referente ao projeto de Doutorado da docente da Unimes, na revista científica Trends in Food Science & Technology (fator de impacto 11,077) Antioxidant potential of nature’s “something blue”: Something new in the marriage of biological activity and extraction methods applied to C-phycocyanin em conjunto com as pesquisadora Monize Burck, sob orientação da Profa. Dra. Anna Rafaela Cavalcante Braga da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em parceria à coautora doutoranda Marina Campos Assumpção Amarante da Universidade de Birmingham. O link está disponível em https://doi.org/10.1016/j.tifs.2020.10.043

O trabalho de revisão utilizou um método inovador por meio da elaboração de um mapa de densidade no Scopus a partir da busca de palavras-chave relacionadas ao tema, com o objetivo de reunir informações sobre as técnicas dos últimos 10 anos mais utilizadas de como extrair a ficocianina, pigmento azul natural, da Spirulina (cianobactéria), o que possibilitou discutir sobre os métodos de extração da ficocianina e no impacto em sua capacidade antioxidante deste composto.