Docente da Unimes publica estudo sobre bochecho com carboidrato e desempenho físico na musculação

30/07/2021

Professor dos cursos de Odontologia, Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia e Educação Física da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), Paulo Eduardo Pereira teve recentemente seu estudo publicado no International Journal of Sports Medicine, relevante periódico científico na área de Medicina do Esporte.

Neste trabalho, o Prof. Dr. Paulo Eduardo, juntamente com os outros autores do estudo, testou se o bochecho com carboidrato associado ou não a suplementação com cafeína promovia aumento do desempenho físico na musculação.

Professor Paulo Eduardo Pereira é docente da Unimes com experiência em fisiologia humana, bioquímica básica, fisiologia e bioquímica do exercício e treinamento desportivo

Os resultados do estudo mostraram que o bochecho com carboidrato e a suplementação com cafeína possibilitaram uma melhora do desempenho físico, ou seja, as voluntárias conseguiram realizar um número maior de repetições em uma sessão de treino de musculação.

Conforme o docente da Unimes, não foi observado, entretanto, um efeito adicional quando o bochecho com carboidrato foi associado a suplementação com cafeína. Outro inovação presente no estudo é que o tratamento estatístico aplicado foi a análise Bayesiana, um ramo da estatística que determina a probabilidade de um determinado evento acontecer.

Para conferir o estudo publicado, acesse o link abaixo:

Sobre o docente:
Paulo Eduardo Pereira é bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de São Paulo, mestre em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e doutor em Ciências do Movimento Humano e Reabilitação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano e Reabilitação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Cientista do Grupo de Estudos e Pesquisas em Fisiologia do Exercício da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Possui experiência em fisiologia humana, bioquímica básica, fisiologia e bioquímica do exercício e treinamento desportivo. É professor dos cursos de graduação em Odontologia, Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia e Educação Física da UNIMES, este último curso na modalidade EaD (Ensino a Distância – UNIMES VIRTUAL), sendo parte do corpo docente da UNIMES há quatro anos.