Relações Internacionais
Presencial
FORMAÇÃO
Bacharel em Relações internacionais.
VAGAS E TURNOS
50 vagas - Noturno.
DURAÇÃO
8 semestres.
MATRIZ CURRICULAR
PROCESSO SELETIVO
APRESENTAÇÃO
O curso de Relações Internacionais tem ligação com a área das Ciências Sociais Aplicadas, apesar de ser um curso relacionado também às Ciências Humanas, diferencia-se pela proximidade com a área de Administração, conforme se destaca no perfil desejado para o egresso do curso, constante do presente Projeto Pedagógico. Ele estará apto às mais diversas tarefas como a interpretar conjuntura, formular e executar estratégias de inserção internacional, captar recursos em organismos multilaterais ou agências de fomento, e produzir análises de risco. Senso assim, mesmo sendo um humanista, com formação de ciências sociais, o bacharel em relações internacionais precisa ter fortes bases de formação nas ciências sociais aplicadas. Logo, a interdisciplinaridade da área de Relações Internacionais a configura como campo potencialmente rico e complexo, pois sua relativa fragmentação, entendida como força e não fraqueza permite compreender seu objeto de estudo – o sistema internacional, sob diferentes aspectos, onde o conhecimento será construído a partir de uma base ampla e sustentada por diversas visões. Desta forma, a interpretação e o estudo são amparados em uma análise completa do problema em questão, não focado exclusivamente em um único viés.
ATO REGULATÓRIO:
Criação do Curso RESOLUÇÃO nº 32A/2021 – CEPE/CONSUN de 12/11/2021
Resolução CEPE/CONSUN Nº 38/2023
ESTRUTURA:
As salas de aulas destinadas ao curso são dotadas de suficiente espaço físico, em face do número de alunos. Possuem excelente ventilação natural através de grandes janelas, sistema de ar-condicionado com controle de temperatura no local, cadeiras para corpo discente conforme determina legislação. As salas possuem ainda, lousa, tela de projeção e aparelho data show, para apresentação dos conteúdos. O aluno ainda tem acesso a Laboratório de Informática e Bibliotecas Presencial e outra Virtual. Assim como todo o prédio recebe higienização constante e diária.
Internacionalização
A UNIMES possibilita ao aluno a oportunidade de uma formação integral, multicultural e de excelência acadêmica por meio de seu programa de internacionalização, em fase de expansão, não só com possibilidades de intercâmbio, mas também de promoção de eventos, congressos e simpósios entre as instituições parceiras.
Universidades do exterior que integram este programa e mantêm convênio/parceria com a UNIMES*:
Itália:
- Second University of Naples (Seconda Università degli Studi di Napoli);
- “G. d’Annunzio” University of Chieti-Pescara;
- Università Degli Studi Di Sassari (Universidade de Sassari).
Portugal:
- Universidade de Coimbra
Escócia:
- Universidade de Aberdeen
Colômbia:
- Pontificia Universidad Javeriana
Além dessas instituições, a UNIMES possui módulos internacionais nas especializações da Faculdade de Odontologia, recebendo estudantes oriundos de países da América Latina como o Equador e a Colômbia.
*válido para os cursos da área de Saúde e Direito
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Possibilitar a formação profissional que apresente, dentre outras habilidades, capacidade de compreensão de questões internacionais, capacidade de solução de problemas em âmbito diverso, capacidade de elaboração e planejamento estratégico, capacidade de tomada de decisões, sem perder a postura crítica e a compreensão ampla dos fenômenos internacionais.
O perfil do egresso tem uma formação acadêmica generalista e humanística, sendo que essa perspectiva inclui a formação de sujeitos conscientes das exigências éticas e da relevância pública e social dos conhecimentos, habilidades e valores adquiridos na vida universitária e de inseri-los em seus respectivos contextos profissionais de forma autônoma, solidária, crítica, reflexiva e comprometida com o desenvolvimento local, regional e nacional sustentáveis, objetivando a construção de uma sociedade justa e democrática.
Logística; Consultoria; Órgãos governamentais; Agências de câmbio; Organizações internacionais; entre outras.
Corpo Docente
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