FORMAÇÃO
Tecnologia da Informação.
MODALIDADE E VAGAS
EAD - 1000 Vagas.
CONCEITO MEC
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Apresentação
Curso de Gestão de Tecnologia da Informação da UNIMES forma um profissional capaz de planejar, implantar e gerenciar projetos de sistemas informatizados, em articulação com os objetivos e o planejamento estratégico das diferentes organizações. O graduado poderá atuar como Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação e Tecnólogo em Gestão de Sistemas de Informação em empresas privadas ou em instituições públicas.
Estrutura
Suporte tecnológico para o EAD, com videoaulas, podcast, aulas ao vivo, laboratório e eventos científicos.
Ato Regulatório
Ato Regulatório: Resolução Nº 21 de 21 de 07/03/2011 Criação: 07 de março de 2011.
Reconhecimento: Reconhecimento do Curso: Portaria SERES nº 652 de 22/09/2015, publicada em 23/09/2015.
Renovação de Reconhecimento do Curso: Renovação da Portaria SERES nº 913 de 27/12/2018, publicada em 28/12/2018.
Internacionalização
A UNIMES possibilita ao aluno a oportunidade de uma formação integral, multicultural e de excelência acadêmica por meio de seu programa de internacionalização, em fase de expansão, não só com possibilidades de intercâmbio, mas também de promoção de eventos, congressos e simpósios entre as instituições parceiras.
Universidades do exterior que integram este programa e mantêm convênio/parceria com a UNIMES*:
Itália:
- Second University of Naples (Seconda Università degli Studi di Napoli);
- “G. d’Annunzio” University of Chieti-Pescara;
- Università Degli Studi Di Sassari (Universidade de Sassari).
Portugal:
- Universidade do Porto;
- Universidade Lusófona ;
- Universidade de Coimbra
Escócia:
- Universidade de Aberdeen
Colômbia:
- Pontificia Universidad Javeriana
Além dessas instituições, a UNIMES possui módulos internacionais nas especializações da Faculdade de Odontologia, recebendo estudantes oriundos de países da América Latina como o Equador e a Colômbia.
*válido para os cursos da área de Saúde e Direito
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O objetivo geral do curso é desenvolver os conhecimentos e competências requeridos ao profissional que deseja atuar em um segmento da área de informática que abrange a administração dos recursos de infraestrutura física e lógica dos ambientes informatizados (Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, MEC, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, 2ª. Edição, p.51).
O curso deverá, ainda, preparar o profissional para o desenvolvimento de relações interpessoais positivas e colaborativas, com capacidade de comunicação e de trabalho em equipe, dentro de uma concepção ampla e sistêmica da gestão administrativa dentro de ambientes informatizados, com capacidade para utilizar, desenvolver ou adaptar tecnologias com a compreensão crítica das implicações daí decorrentes e das suas relações com o processo produtivo, o ser humano, o ambiente e a sociedade (Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, MEC, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, 2ª. Edição, p.2, Apresentação).
A atual visão sobre gestão em ambientes informatizados ressalta que além das competências pessoais, como inteligência emocional, relacionamento interpessoal, habilidade verbal e pró-atividades, o mercado exige um conhecimento organizacional amplo, além de habilidades multifuncionais, com trânsito em todas as áreas relacionadas com o ambiente informatizado.
São objetivos do curso:
i) Capacitar para administrar e gerenciar ambientes informatizados;
ii) Proporcionar conhecimento técnico, tanto tecnológico quanto administrativo, que garanta habilidade para o planejamento e gerenciamento de ações que visam a otimização de ambientes informatizados;
iii) Capacitar para utilizar, adaptar ou desenvolver ações técnico-gerenciais na gestão das atividades administrativas relacionadas a ambientes informatizados;
iv) Capacitar para o desenvolvimento de visão estratégica da administração da empresa, tendo em vista a otimização dos recursos e das unidades produtivas relacionadas com o setor da informática da empresa.
v) Formar um profissional cidadão, responsável por atuar na melhoria da sociedade
na qual está inserido.
Corpo Docente