UNIMES

Virtual

UNIMES

Presencial

Boleto

Online

O PORTAL DE CONTEÚDO DA UNIMES

NOTÍCIAS

Destaques, Odontologia

Conheça a especialidade da Odontologia que trata traumatismos e deformidades faciais

30/11/2021

Considerada a especialidade mais antiga do Conselho Federal de Odontologia, a Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais é uma das novidades na lista de pós-graduações lato sensu da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes). Se você é cirurgião-dentista formado, seja pela UNIMES ou não, pode ainda se inscrever para a turma de 2022 (prova será nesta sexta-feira, dia 03/11) clicando AQUI.

O especialista nessa área é o responsável por diagnosticar e tratar as doenças da cavidade oral e seus anexos, tais como: traumatismos e deformidades faciais (congênitos ou adquiridos), traumas e deformidades dos maxilares. Confira a entrevista feita com o coordenador do curso, professor Dr. Victor Perez Teixeira.

  • Quais exemplos de cirurgias e traumas buco-maxilares são os mais comuns que o dentista pode atuar?
    Victor Perez Teixeira: A rotina do cirurgião buco-maxilo, dentro de um hospital, é composta principalmente de atendimentos a traumas automobilísticos, esportivos e fruto de quedas acidentais. As fraturas mais comuns são do complexo zigomático-orbitário (ossos que compõe a órbita) e do nariz. Contudo, não é raro tratarmos pacientes politraumatizados, pois os acidentes de trânsito, são de grande energia, e podem resultar em fraturas de diversos ossos da face. Nestes casos nosso objetivo é reposicionar estes ossos e fixa-los com placas e parafusos, levando em conta a oclusão dos dentes e anatomia do paciente.
Victor Perez Teixeira é cirurgião bucomaxilofacial há 16 anos
  • O aluno de graduação em Odontologia já tem a oportunidade de ver essa especialidade ou precisa fazer uma pós-graduação para atuar em hospitais?
    VT: A atuação hospitalar na área da CTBMF necessita da aquisição de muitos conhecimentos relacionados a anatomia, histologia, fisiologia, patologia, farmacologia, cirurgia etc que apenas são adquiridos com uma grande carga horária de estudos. Os cursos de especialização em CTBMF têm, por exigência legal, a carga horária mínima de 3.000 horas. Como critério de comparação, um Curso de Odontologia tem carga horária mínima de 4.000 horas. Ou seja, é uma carga horária bastante ampla e que possibilita a aquisição dos conhecimentos necessários.

  • Conte-nos sobre a nova especialização em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais da UNIMES. Quais os diferenciais e o que os alunos podem esperar dele?
    VT: Este curso foi pensando com todo cuidado a fim de proporcionar ao aluno os conhecimentos e a vivência necessária para esta especialidade. Nossa equipe é composta por 5 cirurgiões que atuam há muitos anos na especialidade, tanto em consultórios privados, quanto em diversos hospitais de nossa região e de São Paulo. Há muitos anos um curso de especialização em CTBMF não é ofertado na baixada santista. Por isso, muitos cirurgiões dentista, interessados na área, não conseguiam fazer o tão desejado curso.

    Vale lembrar que ex-alunos da UNIMES têm 10% de desconto no curso.
Comentários