Docentes de Medicina Veterinária publicam estudo sobre crescimento de bactérias multiresistentes em cães e gatos

02/09/2021

Os professores de Anestesiologia e de Fisiologia do curso de Medicina Veterinária da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), Luciano Cacciari e Fábio Sellera, publicaram em revista de grande impacto científico sobre o crescimento de bactérias multiresistentes em cães e gatos.

Os docentes tiveram seu estudo publicado na Journal of Antimicrobial Chemotherapy. A pesquisa possui relevância clínica no contexto de patógenos multirresistentes.

“Hoje em dia, as relações entre animais e humanos são muito próximas e a pandemia da COVID-19 fez com que essa intenção aumentasse ainda mais devido o isolamento social. Além disso, o crescimento vertiginoso com o uso do antimicrobianos na pandemia é algo preocupante e nosso estudo tem como objetivo alerta essa disseminação de bactérias multiresistenntes na pós-pandemia”, diz o professor Luciano Cacciari.

Sobre o professor Fábio Sellera:
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Metropolitana de Santos (2010), Mestrado (2014) e Doutorado (2018) pelo Departamento de Clínica Médica (FMVZ/USP). Atualmente é orientador pelo Programa de Mestrado Acadêmico Medicina Veterinária no Meio Ambiente Litorâneo da Universidade Metropolitana de Santos, Pós-doutorando pelo Departamento de Clínica Médica (FMVZ/USP), membro da Sociedade Internacional de Óptica e Fotônica (SPIE) e membro do Comitê Brasileiro de Teste de Sensibilidade a Antimicrobianos (BrCast), Subcomitê de Medicina Veterinária). Tem experiência na área de Infectologia Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: resistência bacteriana, estratégias terapêuticas no controle de infecções, disseminação de patógenos na interface humano-animal-ambiente e terapia fotodinâmica antimicrobiana (aPDT).

Link da publicação: https://academic.oup.com/jac/article/76/9/2225/6295673?searchresult=1

Sobre o professor Luciano Cacciari:
Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Metropolitana de Santos-SP (2006-2010). Residência Médica em Anestesiologia Veterinária pela Universidade Guarulhos-SP (2011-2013). Mestre em Clinica Cirúrgica com ênfase em Anestesiologia pela Universidade de São Paulo, FMVZ-USP (2015-2016). Implementou o serviço de cuidados críticos na Universidade Metropolitana de Santos, atuando como coordenador e responsável técnico (2013-2019). Anestesiologista do Hospital Veterinário da Universidade Metropolitana de Santos, desde 2013. Na área acadêmica, é professor na disciplina de Anestesiologia Veterinária e preceptor dos residentes do Universidade Metropolitana de Santos. Coordenador do Hospital Veterinário e do Programa de Aprimoramento Profissional da Universidade Metropolitana de Santos. Atua como Professor e Coordenador da Pós-Graduação em Medicina Intensiva Veterinária pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Ranvier. Atualmente tem atuação com consultoria e gestão nas áreas de Anestesiologia e Medicina Intensiva, além do compromisso e interesse acadêmico/científico nas áreas de medicina intensiva, sepse, ventilação mecânica, anestesia regional e cuidados perioperatórios.