Educação Especial
EAD
FORMAÇÃO
2º Licenciatura em Educação Especial.
MODALIDADE E VAGAS
EAD - 1000 Vagas.
Apresentação
Educação Especial é uma formação indispensável para qualquer docente, pois, permite que o profissional amplie seu olhar em relação à diversidade existente nas escolas, proporcionando acessibilidade aos estudantes nas diferentes etapas do ensino, ao implementar tecnologias assistivas e metodologias adequadas a cada situação de aprendizagem.
O docente irá desenvolver competências necessárias para empregar práticas e ações inclusivas no ambiente escolar, potencializando o aprendizado de alunos com deficiências (auditiva, visual, intelectual, física e/ou múltipla), transtornos do neurodesenvolvimento e/ou superdotação/altas habilidades.
Para realizar o curso de Educação Especial como 2ª Licenciatura o candidato deverá apresentar diploma e histórico do curso realizado em qualquer área de formação.
Estrutura
Suporte tecnológico para o EAD, com videoaulas, podcast, aulas ao vivo, laboratório e eventos científicos.
Ato Regulatório
Reconhecimento do Curso – Portaria 1098 de 20/12/2022.
Internacionalização
A Unimes possibilita ao aluno a oportunidade de uma formação integral, multicultural e de excelência acadêmica, através do seu programa de internacionalização, em fase de expansão, não só com possibilidades de intercâmbio, mas também de promoção de eventos, congressos e simpósios entre as instituições parceiras.
Universidades do Exterior que integram este programa e mantêm convênio/parceria com a Unimes*:
Itália:
Second University of Naples (Seconda Università degli Studi di Napoli)
“G. d’Annunzio” University of Chieti-Pescara
Università Degli Studi Di Sassari (Universidade de Sassari).
Portugal:
Universidade de Coimbra
Escócia:
Universidade de Aberdeen
Colômbia:
Pontificia Universidad Javeriana
Além dessas instituições, a Unimes possui módulos internacionais nas especializações da Faculdade de Odontologia, recebendo estudantes oriundos de países da América Latina como o Equador e a Colômbia.
*Válido para os cursos da área de Saúde e Direito
Formar professores com competências técnicas, políticas e éticas para o ensino de alunos com deficiências sensoriais (auditiva e visual), deficiência física, deficiência intelectual, deficiência múltipla; transtornos do neurodesenvolvimento e altas habilidades/ superdotação, abordando a diversidade cultural, sempre com a meta de inclusão social desses alunos em escolas regulares, conforme previsto nas diretrizes nacionais para a Educação Especial na Educação Básica.
Formar educadores que se disponham aos desafios de uma mudança de paradigma na educação, deixando de atuar num padrão restrito de normalidade que resultou na exclusão de grande parte da população, seguindo para um movimento onde as diferenças podem ser fundamentais para a construção de novas formas de conhecimento cumprindo os apelos constitucionais de uma educação para todos.
Formar educadores que se disponham aos desafios de uma mudança de paradigma na educação, deixando de atuar num padrão restrito de normalidade que resultou na exclusão de grande parte da população, seguindo para um movimento onde as diferenças podem ser fundamentais para a construção de novas formas de conhecimento cumprindo os apelos constitucionais de uma educação para todos.
Desenvolver projetos criativos e inovadores que acrescentem nas demandas diárias que envolvem o processo de inclusão, a partir da realidade brasileira.
Elaborar metodologias inclusivas, considerando que todos tenham iguais oportunidades de aprendizagem e que propiciem o desenvolvimento de competências de todo o grupo de alunos, considerando as habilidades que podem ser desenvolvidas nos estudantes.
Mobilizar conhecimentos, capacidades e tecnologias para intervir efetivamente em situações pedagógicas concretas.
Desenvolver sensibilidade ético-profissional, implicando responsabilidade social e atuação por uma sociedade justa e solidária, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento.
Participação na gestão das instituições em que atuem contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico na perspectiva de uma educação que contemple a todos
Área de Atuação
- Docência
Corpo Docente
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