Unimes recebe III Seminário Leitura de Imagens: a epistemologia de Nise da Silveira

15/05/2019

Evento acontece no próximo sábado (25), a partir das 9h, no Auditório do Campus Rosinha Viegas

Ampliar discussões sobre saúde mental e arte, além de explicitar trabalhos com leitura de imagens do inconsciente. Esse é o objetivo do III Seminário Leitura de Imagens: a epistemologia de Nise da Silveira.

A Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) vai sediar a abertura do evento, que acontece no próximo sábado (25), a partir das 9h, no Auditório do Campus Rosinha Viegas, 3º andar (entrada pela Rua Barão de Paranapiacaba, nº 15, bairro Encruzilhada, Santos-SP). O segundo dia, que encerra o Seminário, será realizado na Pinacoteca Benedicto Calixto, também em Santos.

A programação vai contar com importantes nomes da Psicologia Analítica, ramo de conhecimento e prática que teve sua introdução feita por Carl Gustav Jung. Tema deste seminário, Nise da Silveira foi aluna de Jung e uma renomada médica psiquiatra brasileira. Ficou conhecida especialmente pelo seu posicionamento contra eletrochoque e praticas abusivas em hospitais psiquiátricos.

A organização do evento é do grupo de pesquisa Memória, Museus e Patrimônio (Ibram/CNPq), encabeçada pela professora Marisa Catta-Preta, coordenadora da Pós-Graduação de Psicologia Junguiana e a prática na clínica, educação e organização. O evento, de acordo com a professora, já está com inscrições esgotadas. "Vamos receber estudantes e professores de Psicologia de importantes universidades de São Paulo, Brasília, Bauru, Guarujá, Praia Grande, São Vicente, e outras localidades", afirmou.

Confira a programação:

III Seminário Leitura de Imagens: a epistemologia de Nise da Silveira
Sábado 25/5
Local: Auditório da UNIMES (3º andar)

9h – Credenciamento
Vídeos: Entrevistas com Nise da Silveira

10h – Mesa de Abertura (15 min. cada)

A discussão de saúde mental no curso de psicologia – Abigail Malavasi .

Psicologia e arte – a importância do trabalho de Nise da Silveira no cenário da psicologia analítica no Brasil – Marisa V. Catta Preta

O Museu Vivo do Engenho de Dentro: a metodologia Nise da Silveira – Gladys Schincariol

Quem será o Benedito? – Eurípedes Junior

11h - Mesa 1 (25 min. cada)

O Princípio de Hórus em C. G. Jung, Nise da Silveira e Hans Prinzhorn
Walter Melo
Professor Associado II do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ); Professor dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia da UFSJ e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) (mestrado e doutorado); Coordenador do Grupo Caminhos Junguianos; Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com a tese Ninguém Vai Sozinho ao Paraíso: o percurso de Nise da Silveira na psiquiatria do Brasil.

Imagens e sonhos – a importância do trabalho com imagens oníricas e visões na obra de Jung - um recorte em "Seminários e Visões".
Marisa Vicente Catta-Preta
Psicóloga com especialização em psicologia junguiana pelo Sedes Sapientiae, Mestrado em Psicologia clínica e doutoranda pela PUC de SP – Núcleo de estudos junguianos. Professora de psicologia analítica pela PUC de SP, responsável pelo aprimoramento da PUC – COGEAE no atendimento de adultos na psicologia analítica. Coordenadora da Pós-graduação em Psicologia junguiana e a prática na clínica, educação e organização e da extensão em psicologia analítica e disciplinas da graduação JUNG 1 e 2. Coordenadora dos cursos de pós-graduação de psicopedagogia e educação inclusive na Unimes Virtual. Autora dos livros A noite da alma -sonhos e insomnia, Sonhos e Arte, co-autora de Sonhos na psicologia junguiana, Jung e Saúde, 95 anos de Paulo Freire, e-book - Economia social e pública. Faz parte do grupo de pesquisa do Ibram/CNPq - Memória, Museus e Patrimônio.

12h – Debate

12:30 – Almoço

14h – Mesa 2
Local: Unimes

Arte e o inconsciente criativo em Erich Newman
Maddi Damião Junior
Psicólogo, graduando em Filosofia, doutor em psicologia (UFRJ), Professor Associado da Universidade Federal Fluminense, membro analista e atual presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica/RJ, colaborador na coordenação do Grupo de Estudos do Museu de Imagens do Inconsciente.

Percursos autobiográficos: De volta do inferno / Viagem através da loucura
Márcia Gagliardi
Psicóloga, Mestre em Psicologia e Doutorado na área da Educação. Professora no curso de graduação em Psicologia no Centro Universitário Sudoeste Paulista (UNIFSP). Presidente do Núcleo Junguiano de Desenvolvimento Humano e Saúde Mental - Avaré. Pesquisadora no grupo de pesquisa Memória, Museus e Patrimônio (Ibram/CNPq). Avaliadora ad hoc para cursos de graduação em Psicologia do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Melanie Klein e a criatividade – três ensaios
Gladys Schincariol
Psicóloga pela PUC de Campinas. Iniciou seus estudos no campo da Saúde Mental, com a dra. Nise da Silveira, nos ateliês terapêuticos do Museu de Imagens do Inconsciente no Centro Psiquiátrico Pedro II, no Rio de Janeiro. Trabalhou como pesquisadora do CNPq na Casa das Palmeiras, clínica de portas abertas destinada a egressos de hospitais psiquiátricos. Participou do movimento da Luta Anti-manicomial e da Reforma Psiquiátrica brasileira. Desde 1979 coordena os projetos de pesquisa e preservação dos acervos do Museu de Imagens do Inconsciente e das atividades clínicas nos ateliês terapêuticos, supervisionando e orientando estagiários, estudiosos. Organiza cursos, seminários, palestras e exposições no Brasil e no exterior.

15:30 – Debate

16h – Coffee break
?
16:30 – Mesa 3
Local: Auditório da Pinacoteca Benedito Calixto
A leitura das imagens e Freud: Delírios e sonhos na Gradiva de Jensen, 1907; O interesse da psicanálise do ponto de vista da ciência da estética, 1913; O estranho, 1919
Maria Cristina Reis Amendoeira
Doutora em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela UFRJ, com a pesquisa interdisciplinar: A expressão artística e a esquizofrenia o caso de Adelina Gomes por meio das imagens. Psicanalista (SBPRJ), uma das coordenadoras do Grupo de Estudos Psicanálise e Envelhecimento da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro ; Co-chair na America Latina do Aging Committee da International Psychoanalytical Association - IPA. Membro da Sociedade Amigos do Museu de Imagens do Inconsciente com o cargo de 2ª secretária. Pesquisadora do CNPq (grupo de pesquisa Memória, Museus e Patrimônio). Médica do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ e Docente da Faculdade de Medicina da UFRJ junto ao internato integrado em Medicina da Família e Comunidade e Saúde Mental (desde 2016).

Osório Cesar: Os místicos dos hospícios
José Augusto Teixeira
Psicólogo junguiano. Pesquisador e Psicólogo no Museu de Imagens do Inconsciente (2008-2018); Professor convidado da Pós-Graduação em Teoria e Prática Junguiana nas Faculdades Integradas Maria Thereza – FAMATH/RJ. Mestre em Teoria e Crítica da Arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com a dissertação Longe da loucura, longe da cura: os caminhos do mito na obra de Octávio Ignácio.

Arte Psicopatológica, um conceito hermafrodita
Eurípedes Junior
Graduado em Composição pela Escola de Música da UFRJ, com mestrado e doutorado em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO/Museu de Astronomia. Trabalhou durante 30 anos no Museu de Imagens do Inconsciente e desde 2010 trabalha no Museu Nacional de Belas Artes, onde atualmente é curador da coleção de esculturas. Coordenador do grupo de pesquisa Memória, Museus e Patrimônio (Ibram/CNPq).

18h - Debate

Domingo, 26/5
Local: Auditório da Pinacoteca Benedito Calixto

10h – Vídeo: Paixão e morte de um homem

10:30 – Mesa 4

Jean Dubuffet e a Coleção de Arte Bruta
Christina Gabaglia Penna
Formada em História da Arte (Uerj), mestranda em Museologia e Patrimônio (UNIRIO/Museu de Astronomia). De 1979 a 2005 trabalhou no Projeto Portinari como responsável pela catalogação e organização da publicação Cândido Portinari – Catálogo Raisonné. Como curadora, idealizou e produziu diversas exposições e publicações no Brasil e no exterior. Atualmente é secretária geral da Sociedade Amigos do Museu de Imagens do Inconsciente. Desde 2017, colabora com o Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea. Integra o Grupo de Pesquisa Memória, Museus e Patrimônio (Ibram/CNPq).

A arte curativa: o ateliê de Edward Adamson
Ana Cristina Jorge
Graduada em Psicologia pela Faculdade Sudoeste Paulista. Mestre e doutoranda em Filologia e Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Membro do Grupo de Estudos ExProsodia coordenado pelo Prof. Dr. Waldemar Ferreira Netto.
Membro do Grupo de Pesquisa Memória, Museus e Patrimônio (Ibram/CNPq)


Arte e Terapias: o pioneirismo de Nise da Silveira e sua leitura sobre Margaret Naumburg
Elizabeth Christina Cotta Mello
Psicóloga (UFRJ) Especialista em Psicologia Clínica (CFP) e Psicologia Hospitalar (CFP), Mestre em psicologia (FGV/RJ). Doutora em Psicologia social e da personalidade (UFRJ) em Epistemologia das teorias psicológicas e Pós-doutora em Ciências no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCT). Licenciatura Plena em Artes (BENNETT) e Arteterapeuta (UVA e UBAAT). Trabalhou como professora na Escola Naval e cursos de graduação de psicologia, sendo avaliadora ad hoc do MEC – INEP. Implantou e Coordenou cursos de Arteterapia e Processos de Criação e Teoria e Prática Junguiana no Rio de Janeiro e em outros estados. Membro analista da SBPA/RJ. Atualmente participa da organização do Grupo de Estudos do Museu de Imagens do Inconsciente e é diretora de ensino da SBPA/RJ.

12h – Debate

12:30 – Sorteio, Encerramento



© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade