Unimes realiza II Simpósio do curso de pós-graduação Psicologia junguiana

07/12/2019

A Unimes promove o II Simpósio do curso de pós-graduação Psicologia Junguiana e a Prática Clínica, Educação e Organização com o tema “Sonhos e imagens em cena: a importância dos rituais e da vida simbólica na cultura”. O encontro vai falar da ausência de rituais na nossa cultura e o quanto em outras culturas como a indígena e a de raízes afro-brasileiras o cultivo da vida simbólica pode trazer um sentido na vida, colaborando com o que Jung propôs como processo de individuação.

A entrada é gratuita e o evento que é destinado a estudantes e profissionais de psicologia e outras áreas relacionadas a Psicologia Junguiana, acontece no dia 07 de dezembro, das 9h às 18h, no anfiteatro e salas da pós-graduação , 2º andar do Campus Rosinha Veigas.

-----------------------------------------------------------------------------------

II Simpósio do curso de pós-graduação “Psicologia junguiana e a prática na clínica , educação e organização
Sonhos e imagens em cena: a importância dos rituais e da vida simbólica na cultura.

Sábado , dia 07 de dezembro – das 9h às 18 h
Evento gratuito e aberto a estudantes e profissionais de psicologia e de diversas áreas de atuação com interesse na Psicologia Junguiana.
Local: Anfiteatro e salas da pós-graduação – 2º andar

AUDITÓRIO
Abertura e Credenciamento: 9h


Homenagem à primeira turma do curso de pós graduação.

Eranos, um encontro e ritual sagrado que brinda à ação coletiva e o ser e estar individual e coletivo.
Marisa Vicente Catta-Preta – coordenadora do curso de pós-graduação de Psicologia Junguiana e a prática na clínica, educação e organização da Unimes Virtual
“Eranos, um encontro e ritual sagrado que brinda à ação coletiva e o ser no mundo.

Palestra on line em homenagem aos alunos formandos: Dos rituais ancestrais à psicologia simbólica.
Roberto Gambini - Analista Junguiano pelo C. G. Jung Institute de Zurich;
autor de "O espelho Índio " e "O tempo e a voz".


Mesa 1 - das 10h às 1130h

Os sonhos e rituais na psicologia indígena brasileira

Uma jornada arquetípica em ritual indígena de sonhos – resenha e análise do livro Muká a raiz dos sonhos como um registro antropológico e psicológico.
Marisa V. Catta-Preta
Psicóloga clínica. Mestre e Doutoranda em psicologia clínica pela PUC-SP no Núcleo de Estudos Junguianos. Professora de Psicologia Analítica pela UNIMES e PUC de SP.
Supervisora do aprimoramento no atendimento à adultos na prática clínica da PUC de SP(COGEAE). Autora do livro “A noite da alma- sonhos e insônia”. Co-autora dos livros Sonhos e Arte, Sonhos na psicologia analítica ,entre outros.

A iniciação do pajé : um olhar da psicologia analítica
Luciano Diniz
Psicólogo clínico . Especialização em Cinesiologia pelo Instituto Sedes Sapientiae. Mestre em psicologia clínica, pela PUC de SP no Núcleo de Estudos Junguianos, com a dissertação “Ypotramaé: uma compreensão junguiana da iniciação do pajé . Formação avançada em Rosen Method pelo Rosen Method Institute Canadá e introdutor do método no Brasil.


Web conferência: 11h30 às 12h30
Entrevista com Leandro Altheman diretamente do Acre, da floresta amazônica.
Leandro Altheman – Jornalista pela USP, mestrando pela Univerisdade Federal de Curitiba. Autor do livro : Muká – a raiz dos sonhos.


Intervalo para ALMOÇO 12h30 às 13h30


Mesa 2 - Os rituais no cinema e literatura - das 14h00 às 15h30

Rituais e documentários etnográficos
Carlos José de Oliveira
Cineasta e produtor cultural . Cinema pelo SENAC. Em audiovisual atua como diretor, produtor, editor e finalizador. Professor do curso de Cinema do Centro Europeu de Santos. Produziu e dirigiu quatro curta metragens com trabalho ligados à história, memória e patrimônio.

Rituais do cotidiano no porto de Santos – um apanhado de cenas do romance Navios Iluminados de Ranulfo Prata.
Alessandro Atanes
Jornalista pela UNISANTOS. Mestrado em Historia Social (USP) Autor do livro “Esquinas do mundo : ensaios sobre história e literatura a partir do porto de Santos”. Tradutor , ensaísta e pesquisador das relações entre história e literatura.


Intervalo para coffee- break: 15h30 às 15h50


Atividades teórico – práticas - das 16h às 17h - Sala 1 e Sala 2 - Simultaneamente


Apresentação de pôsteres sobre temas desenvolvidos pelas pós-graduandas numa roda de conversa.

Sala 1

O conceito de corpo sutil na psicologia analítica – um olhar para essa profunda reação da psique e do corpo no processo psicoterapêutico.
Marcella Carolina Lima Alípio
Psicóloga clínica(UNIP), concluiu aprimoramento em psicologia hospitalar no Hospital Guilherme Álvaro. Pós –graduanda do curso de pós graduação de Psicologia Junguiana e a prática na clínica ,educação e organização.

A travessia e Pi – diálogos sobre a individuação- uma leitura do livro As aventuras de Pi à luz da psicologia analítica.
Larissa Amaral Martins Diniz
Psicóloga clínica(UNISANTOS). Pós –graduanda do curso de pós graduação de Psicologia Junguiana e a prática na clínica ,educação e organização.


Sala 2

Oficina : Deusas Africanas: o arquétipo dos orixás femininos refletidos na sociedade brasileira.
Atividade prática e teórica sobre mitologia

Mirela Poletti – psicóloga clínica (UNIFESP ). Pós –graduanda do curso de pós graduação de Psicologia Junguiana e a prática na clínica, educação e organização.

Kauany dos Santos Rodrigues de Sousa
Psicóloga clínica (UNISANTOS) . Pós –graduanda do curso de pós graduação de Psicologia Junguiana e a prática na clínica ,educação e organização.


1730 – Encerramento e entrega de certificados.



© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade