Psicologia realiza II Semana Acadêmica com o tema "As práticas por trás da ciência"

20/09/2019

Evento será realizado entre 23 a 27 de setembro, no Auditório do Campus Rosinha Viegas

O curso de Psicologia da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) promove, entre os dias 23 a 27 de setembro, a II Semana Acadêmica da graduação.

O evento será realizado no auditório do 3º andar do Campus Rosinha Viegas (entrada pela Av. Francisco Glicério, nº 6/8, Encruzilhada, Santos-SP).

Interessados podem se inscrever gratuitamente no link AQUI. O prazo para se inscrever se estende até dia 20 de setembro.

Nesta edição de 2019, o evento está sendo idealizado e organizado pelos alunos do curso. Com o tema "Psicologia: as práticas por trás da ciência", a Semana contará com uma série de palestras com psicólogos atuantes na região da Baixada Santista, em diversas áreas de atuação: Hospitalar, Clínica, Organizacional, Social, Neuropsicologia, Escolar, Jurídica e Esportiva.

A Semana de Psicologia é um evento científico tradicionalmente realizado nos cursos de formação de psicólogo, cuja origem remonta ao ano de 1962, quando em 27 de agosto foi publicado o Decreto nº 4019, que regulamenta a profissão de psicólogo no Brasil.

Confira a programação:

II SEMANA ACADÊMICA DE PSICOLOGIA DA UNIMES

Credenciamento
O credenciamento dos participantes ocorrerá das 18h às 19h, no Auditório da Unimes (3º andar), Campus Rosinha Viegas.

Programação

23 de setembro (segunda-feira)

19:00 – Abertura

Profa. Dra. Abigail Malavasi: Cerimônia de Abertura
Coordenadora do Curso de Psicologia da Universidade Metropolitana de Santos, docente do Programa de Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental da mesma instituição, Mestre em Psicologia da Educação e Doutora em Educação.

19:15 – Mesa redonda: Psicologia Social

Potencialidades e desafios do trabalho do psicólogo em uma casa de passagem para adultos - Maria Manuela da Costa Manaia
Psicóloga e Mestre em Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Intercultural. Atua como Psicóloga da prefeitura Municipal de Santos, desde 2016, com experiência de trabalho no CREAS e SEACOLHE-AIF (Seção de Acolhimento e Abrigo Provisório de Adultos, Idosos e Famílias em situação de rua).
Atendimento psicológico sob a abordagem da psicanálise e da psicologia social, para pessoas em situação de vulnerabilidade social - Marilda Paixão
Pós-graduada em Saúde do idoso cuidados multidisciplinares. Atua como Psicóloga na SEDS, no serviço de abordagem social a população de rua da Prefeitura Municipal de Santos
Moderação: Naiara Roberta Vicente de Matos
Docente do Curso de Psicologia da UNIMES, Doutoranda e Mestre em Psicologia Social, graduada em Terapia Ocupacional com especialização em Qualidade de vida pela UNICAMP e vasta experiência internacional em Direitos Humanos de pessoas com deficência e políticas públicas.

20:45 - Mesa redonda: Psicologia do Esporte

Método PAR (Psicologia de Alto Rendimento): Conceitos científicos na busca da regularidade de rendimento - Mario Rodrigues
Graduado em Pedagogia, Psicologia e Marketing, atua há mais de 30 anos em gestão educacional e metodologia de alto rendimento no segmento esportivo e corporativo. Criador do método PAR – Psicologia de Alto Rendimento –, metodologia científica que explora o princípio da previsibilidade no futebol (afetiva, cognitiva e espaço-corporal) na atividade prática do futebol.
A atuação do psicólogo no esporte competitivo infanto-juvenil - Anna Vitoria Rodrigues Renaux de Oliveira
Psicóloga e Mestre em ciências, atua como psicóloga esportiva no centro de nutrição e saúde, com experiencia nas áreas de natação, ginástica rítmica, patinação artística e jiu-jítsu, entre outras.
Moderação: Marisa Vicente Catta Preta
Docente do Curso de Psicologia da UNIMES, Mestre e Doutoranda em Psicologia Clínica (Núcleo de Estudos Junguianos), coordenadora e professora do Curso de Pós-Graduação em Psicologia junguiana, Psicopedagogia e Educação Inclusiva da UNIMES, professora do curso de extensão Introdução à Psicologia Analítica de C. G. Jung.

24 de setembro (terça-feira)

19:00 - Mesa redonda: Psicologia Hospitalar

Atuações e Desafios da Psicologia Hospitalar - Bruna Louise de Souza
Pós-Graduação em Psicologia Hospitalar e em Terapia Cognitivo Comportamental pela UnyLeya, Pós Graduanda em Cuidados Paliativos e Terapia de Dor pela PUC de Minas Gerais e psicóloga hospitalar no Hospital Ana Costa.
Cuidados paliativos em um Instituto Integrado de Oncologia - Juliana Perez Sabino
Especialista em Psicologia e Saúde, Neuropsicologia, Dor e Cuidados Paliativos e psicóloga hospitalar responsável pelo centro integrado de oncologias das Américas no Hospital Vitória, em Santos.
Moderação: Sandra Oliveira Perez Tarricone
Docente do Curso de Psicologia da UNIMES, Psicóloga e Mestre em Psicologia com especialização em psicooncologia e pesquisa clínica e experiência de mais de 37 anos em experiência hospitalar com ênfase ao paciente oncológico, cuidados paliativos e capacitação.

20:45 - Mesa redona: Neuropsicologia

A prática profissional na neuropsicologia - Sarah Fernandes Uchoa Pissolati
Psicóloga com especialização em Clínica analítica comportamental e neuropsicologia.
Exemplo de caso de reabilitação neuropsicológica no SUS - Rubens Goulart
Psicólogo especialista em Neuropsicologia e Psicologia Hospitalar, Mestre em Ciências e chefe do Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual da Prefeitura Municipal de Santos.
Moderação: Inês Elcione Guimarães
Docente do Curso de Psicologia da Unimes, Psicóloga, Mestre e Doutora em Ciência Médicas, possui especialização em Psicopedagogia Aplicada à Neurologia Infantil e especialização em Educação Neuropsicológica.

25 de setembro (quarta-feira)

19:00 - Mesa redonda: Psicologia Clínica

A prática clínica infantil - Marcela Sarmento
Psicóloga Clínica com Especialização em Terapia cognitivo-comportamental.
A prática clínica na Análise do Comportamento - Andréa Lopez Brocal
Supervisora e Psicóloga Clínica, Mestre em Análise Comportamental e especialista em Terapia cognitivo-comportamental. Membro fundador do Núcleo de Análise do Comportamento de Santos e região – NAC.
Moderação: Pedro Quaresma Cardoso
Docente do Curso de Psicologia da Unimes, Psicólogo e Mestre em Ciências da Saúde, especialista de Psicoterapia Comportamental, com experiência no tratamento e prevenção psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicoterapia comportamental, psicologia clínica e análise do comportamento.

20:45 - Mesa redonda: Psicologia Escolar

O Psicólogo Escolar e a Escuta Ativa - Márcia Fernandes
Psicóloga escolar no colégio Novo Tempo em Santos e especialista em Psicologia da Infância.
Os desafios do psicólogo escolar na educação atual - Sabrina Santi
Psicóloga escolar na cidade de Santos, pós-graduada em transtornos alimentares e obesidade FMUSP e Gestão de Pessoas FGV com experiência em várias áreas de atuação como: saúde ocupacional, organizacional, hospitalar, professora acadêmica no curso de pós-graduação de Eng de Seg do Trabalho.
Moderação: Elisete Gomes Natário
Docente do Curso de Psicologia da Unimes, Mestre em Psicologia e Doutora em Educação, com experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Formação Docente, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, pesquisa, ciência, psicologia escolar e desenvolvimento humano.

26 de setembro (quinta-feira)

19:00 - Mesa redonda: Psicologia Organizacional

Psicologia Organizacional e do Trabalho: perspectivas, desafios e práticas emergentes - Fernanda Aguillera
Psicóloga, Doutora em Psicologia, Mestre em Educação, formação em Orientação Profissional, com estágio doutoral na Universidade de Lisboa, docente no Instituto do Ser, professora universitária na graduação e pós-graduação tem experiência como psicóloga organizacional e do trabalho. Desenvolve projetos na interface entre a orientação profissional e de carreira e a Psicologia Organizacional e do Trabalho e é membro da Associação Brasileira de Orientação Profissional.
Psicologia Organizacional e as várias frentes de atuação na Baixada Santista - Jucirema Faustino Costa
Psicóloga, atua e implementa há 30 anos trabalhos de gestão de pessoas, recrutamento,seleção e desenvolvimento ,diagnóstico organizacional em empresas de Santos e baixada santista. Fundadora do IPS - Instituto de Psicologia de Santos, onde realizava serviços às empresas e recebia estagiários de psicologia e jovens psicólogos.
Moderação: Marisa Vicente Catta Preta
Docente do Curso de Psicologia da Unimes, Mestre e Doutoranda em Psicologia Clínica (Núcleo de Estudos Junguianos), coordenadora e professora do Curso de Pós-Graduação em Psicologia junguiana, Psicopedagogia e Educação Inclusiva da Unimes, professora do curso de extensão Introdução à Psicologia Analítica de C. G. Jung.
20:45 - Mesa redonda: Psicologia Jurídica

Narrativas de um Psicólogo Judiciário: O Processo de ser Psicólogo em Processos - Leandro Augusto Ferreira
Psicólogo especialista em psicologia forense e jurídica pelo Conselho Federal de Psicologia, mestrando em Ensino em Ciências da Saúde. Atua há 17 anos na área da psicologia jurídica, atualmente como psicólogo judiciário do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Fórum da Comarca de Santos.
As questões éticas do exercício profissional da Psicologia no sistema prisional. Práticas possíveis? - Mary Ueta
Psicóloga da Secretaria da Administração Penitenciária, Especialista em Psicologia Política e Conselheira do Conselho Regional de Psicologia, gestão 2016-2019.
Moderador: Fábio Serrão Franco
Docente do Curso de Psicologia da Unimes, Doutor e Mestre em Psicologia clínica, Especialização em Teoria Psicanalítica e em Psicodinâmica dos Transtornos da Personalidade e em Psicologia clínica e Psicologia Jurídica pelo Conselho Federal de Psicologia. Atua como psicólogo na rede pública municipal e em clínica particular.
27 de setembro (sexta-feira)

19:00 - Mesa redonda: Setembro Amarelo

Perspectivas clínicas e teóricas sobre o suicídio - Victor Lippelta Mathes
Psicólogo e Mestrando em Psicologia Clínica, atua no Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes (PROAD) da Unifesp e no consultório particular. Aluno do Further Education Program in Analytical Psychology no Instituto C.G. Jung de Zurique, Suíça.
Suicídio: discutir para prevenir - Sidney Costa Gaspar
Médico psiquiatra, psicodramatista, mestre em psicologia pela USP e professor de Psiquiatria da Unimes.
Psicologia em palavras: o lugar do suicídio na sociedade - Sérgio Marques Jabur
Psicologo, Doutor e Mestre, com Especialização em psicologia hospital pelo Hospital Israelita Albert Einstein, Mestrado e Doutorado. Áreas de interesse: psicologia clínica na abordagem da fenomenologia, saúde mental, suicídio, modernidade, saúde do trabalhador e expressões artísticas.
Moderador: Fábio Serrão Franco
Docente do Curso de Psicologia da UNIMES, Doutor e Mestre em Psicologia clínica, Especialização em Teoria Psicanalítica e em Psicodinâmica dos Transtornos da Personalidade e em Psicologia clínica e Psicologia Jurídica pelo Conselho Federal de Psicologia. Atua como psicólogo na rede pública municipal e em clínica particular.



© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade