Programa Giovana Pascoal de Combate ao Câncer será lançado nesta segunda (8)

04/04/2019

Evento será realizado no auditório do Campus Rosinha Viegas; projeto é inspirado em aluna de Medicina

Os estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), por meio do Centro Acadêmico Drº José Martins Fontes (CAMF), vão lançar o Programa Giovana Pascoal de Combate ao Câncer. O objetivo é promover campanhas comunitárias e informativas, além de palestras, congressos e mutirões que beneficiem a população do Estado de São Paulo.

O lançamento do programa será realizado nesta segunda-feira (8), dia mundial de combate ao câncer, às 19h30, no auditório do Campus Rosinha Viegas (situado à Rua Barão de Paranapiacaba, nº 15, Encruzilhada, Santos). A cerimônia de lançamento vai contar com a diretoria acadêmica da Unimes, representada pela pró-reitora acadêmica, professora Dra. Elaine Marcílio, professor Dr. Gustavo Duarte Mendes e a coordenadora de Extensão da Unimes, Marcia Tubel; também estarão presentes Gilze Francisco (presidente do Instituto NeoMama), Graciele Lacerda (digital influencer, idealizadora do canal “Eduque Seu Peso” e noiva do cantor Zezé di Camargo), Rosana Valle (jornalista e deputada federal), Vagner Carvalho (superintendente do Hospital ITACI) e demais autoridades. Na ocasião, serão entregues o Prêmio de Responsabilidade aos apoiadores.

A iniciativa do programa partiu do presidente do CAMF, Alexandre Catena Volpe, e da presidente adjunta, Isabel Doria Rigueiro, ambos discentes de Medicina, que se inspiraram na história de sua colega de curso. “A gente viu na pele a situação da Giovana e sabemos o quanto é importante se engajar na questão do câncer. A nossa intenção é aproximar futuros médicos da realidade que o País se insere, com o aumento dos casos de câncer por conta de hábitos de vida e até do envelhecimento da população. Nesse programa, vamos abranger várias idades, desde crianças a adultos, mulheres, homens... entregamos brinquedos, gorros no inverno, doações de cabelo e mutirões em parceria com o poder público e privado”, disse Alexandre.

Giovana Pascoal, de 35 anos, superou um câncer de mama durante os estudos na Unimes. Diagnosticada há mais de um ano com a doença, passou por oito sessões de quimioterapia entre os meses de abril a setembro de 2017 e, em outubro de 2018, fez a mastectomia bilateral, uma intervenção cirúrgica mais avançada. Apesar de todas as dificuldades, nunca passou pela sua cabeça desistir do cotidiano social e de estudos na Universidade.

“Sequer passou por perto de mim o medo da morte e a vontade de abandonar meus estudos, quis lutar até quando pude para seguir com eles e me formar em 2019 com meus colegas. E de fato, não foi fácil, mais consegui”, contou. Na Liga Acadêmica de Mastologia da Unimes, a primeira de nível acadêmico na Baixada Santista, Giovana mostrou paixão pelos trabalhos comunitários já realizados, especialmente visando ajudar outras pessoas. Mulheres, em especial, que também foram diagnosticadas com o câncer de mama.

“Mas nunca me passou pela cabeça ter um programa que levasse meu nome. A princípio, o Alexandre e a Isabel perguntaram o que eu acharia desse projeto e se ajudaria, e prontamente aceitei. Quando recebi o documento, com meu nome, fiquei emocionada. A repercussão na Universidade tem sido grande, os alunos querem ajudar e isso tem sido gratificante”, comentou a aluna, que está no último ano de Medicina.

Pró-reitora da Unimes, Dra Elaine Marcílio reforça a participação dos alunos nos projetos sociais. “Em nome da reitoria e da pró-reitoria acadêmica, a Unimes fica muito feliz com essas iniciativas dos alunos. Elas demonstram a formação de excelência que estão adquirindo na Universidade, não apenas tecnicista e científica, mas principalmente voltada ao social. Cada vez mais preocupados com aspectos da cidadania e solidariedade. Todos estão muito engajados e participativos, envolvendo a reitoria da Unimes e os poderes público e o privado. Esse programa de Combate ao Câncer, importantíssimo, porque é a segunda doença que mais causa mortes no País, traz um lado humanizado, a figura de uma aluna que sobreviveu ao câncer de mama, dando exemplo de superação e equilíbrio emocional a outros jovens. A reitoria está muito feliz e sempre aberta às atividades em prol da comunidade”.

SOBRE A UNIMES:
A Unimes foi fundada pela saudosa educadora Rosinha Viegas, em 1968, com a denominação Centro de Estudos Unificados Bandeirante – CEUBAN. No ano seguinte, iniciou a primeira faculdade de Educação Física do País, a FEFIS, que entre os alunos famosos que se formaram, destaca-se Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé. A Faculdade de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) foi criada em 1997 e se consolidou como uma das graduações mais importantes da instituição. Desde 1998, a Unimes mantém o convênio com o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Santos, considerado a mais antiga instituição assistencial e hospitalar em funcionamento do Brasil. A missão do curso de Medicina da Unimes é integrar o ensino, a pesquisa e a educação médica continuada na própria região, com o Hospital Escola, onde os estudantes realizam estágios, internato e a residência médica.

SOBRE O ITACI:
Construído a partir de uma parceria entre a Fundação Criança e a Fundação Oncocentro de São Paulo, o Instituto ITACI é um hospital público que iniciou suas atividades em 2002 e oferece tratamento a crianças e adolescentes, portadores de câncer e outras doenças hematológicas ou raras, de 0 a 18 anos. Referência na área de oncologia pediátrica no Brasil, realizou em seu ambulatório, em 2018, mais de 17 mil consultas médicas e quase 18 mil multiprofissionais, além de aproximadamente 5 mil quimioterapias e quase 50 transplantes de medula óssea.


CERIMÔNIA PROGRAMA GIOVANA PASCOAL DE COMBATE AO CÂNCER
Data: 8 de abril de 2019 (segunda-feira)
Horário: 19h
Local: Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES (Campus Rosinha Viegas)
Endereço: Rua Barão de Paranapiacaba, nº 15



© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade