Nutrição recruta mulheres na menopausa para atendimento gratuito no ambulatório

11/03/2018

Interessadas devem encaminhar email para o Departamento até terça (12); podem participar mulheres que estão há um ano sem menstruar

O ambulatório do curso de Nutrição da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) está selecionando mulheres na menopausa para participarem de um programa nutricional gratuito, voltado ao comportamento alimentar.

Interessadas podem encaminhar um email para nutricao.unimes@gmail.com até terça-feira (12), fornecendo os seguintes dados: nome completo, idade e telefone para contato. Após a data, o corpo docente e discente do curso vai enviar outras informações.

São consideradas em fase de climatério (menopausa) aquelas mulheres que estão há mais de um ano sem menstruar e que não tenham realizado a ‘histerectomia’, que é a retirada do útero. Geralmente, a fase começa aos 40 anos e segue até os 65 anos de idade.

“Com um metabolismo mais lento, elas acabam tendo um sobrepeso. Existem estudos que apontam que até 75% das mulheres que entram na menopausa acabam tendo sobrepeso, ou até mesmo, chegam a obesidade”, explica a ginecologista e professora de Medicina e Nutrição da Unimes, Dra. Paula Carturan.

De acordo com a docente de Nutrição e do ambulatório de comportamento alimentar, Dra. Natália Reis, a alteração hormonal influencia o comportamento alimentar.

“Acreditamos que uma boa prescrição dietética adequada, de forma individual, conseguimos ver quais comportamentos são mais incidentes para aquele paciente reeducar sua alimentação e obter resultados significativos quanto à composição corporal”, explica ela, em relação à questão do emagrecimento.



© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade