I Simpósio da Voz traz orientações à população na próxima segunda-feira (15)

09/04/2019

Evento promovido pela faculdade de Medicina será realizado na segunda-feira (15), às 19h, no Campus Rosinha Viegas

Muitas vezes em razões de gripe ou por uso indevido da voz, a rouquidão acaba sendo ignorada pela maior parte da população. O que poucos sabem é que esse simples sintoma – também conhecido por disfonia – pode indicar patologias mais graves, como um câncer na laringe.

Visando essa realidade, a Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), por meio da Liga de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço e a de Oncologia, do curso de Medicina, vai receber o I Simpósio da Voz, aberto à comunidade. O evento vai acontece na próxima segunda-feira (15), às 19h, no auditório do Campus Rosinha Viegas (Rua Barão de Paranapiacaba, nº 15). A entrada é gratuita e não há necessidade de inscrição prévia.

Serão realizadas orientações teóricas e práticas, desenvolvidas por médicos e fonoaudiólogos. O primeiro painel traz a temática “Visão médica a respeito da voz e as doenças relacionadas”, ministrada pelo professor Drº Rogério Dedivitis, preceptor da Liga. Em seguida, a fonoaudióloga Débora Queija vai ministrar o painel “Dicas para o bom uso da voz”. Por fim, um relato de um paciente que sobreviveu ao câncer de laringe. A duração de cada dinâmica terá 15 minutos e mais um debate.

“Acreditamos que todos os dias devem ser o momento certo para se atentar as alterações da voz, mas com o Dia Mundial da Voz, facilitou a proximidade com a população em relação à promoção das campanhas. Queremos alertar as pessoas, incentivando a prevenção”, comenta Bruna Acras, estudante do 4º ano de Medicina e vice-presidente da Liga de Otorrinolaringologia.

Preceptor da Liga, Dedivitis explica a importância de se atentar em relação às disfonias vocais. “A principal causa da rouquidão é inflamatória ou infecciosa, acometendo as cordas vocais. Mas quadros em que a rouquidão persista por mais de duas, três semanas, precisam ser examinadas por um médico”, explica ele, citando alguns fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de laringe.

“Homens acima dos 40 anos têm mais propensão a esse tipo de câncer”, comentou o professor. “Especialmente pelo tabagismo, o fumo associado ao consumo de bebida alcóolica, potencializa as chances”, completou.

I SIMPÓSIO DA VOZ DA UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS (UNIMES)
Data: 15 de abril de 2019 (segunda-feira)
Horário: 19h às 21h
Local: Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES (Campus Rosinha Viegas)
Endereço: Rua Barão de Paranapiacaba, nº 15
Entrada: Gratuita
Organização: Liga Acadêmica de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço + Liga de Oncologia/Presidente: Bianca Zepf
Palestras/Dinâmicas:
1) “Visão médica a respeito da voz e as doenças relacionadas”, por Drº Rogério Dedivitis (cirurgião de cabeça e pescoço e docente de Medicina da Unimes)
2) “Dicas para o bom uso da voz?”, por Débora Queija (Fonoaudióloga, doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP)
3) Relato pessoal, por Laercio Mattoso (sobrevivente do câncer de laringe)



© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade