FEFIS oferece treinamento em hidroginástica para pessoas com hipertensão

15/04/2019

Atividades serão realizadas sempre às terças e quintas, das 14h30 às 15h15, na piscina da FEFIS, Campus Rosinha Viegas

Com o objetivo de promover qualidade de vida para diagnosticados com hipertensão arterial sistêmica, a Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) vai oferecer um programa gratuito de treinamento em hidroginástica para esse público.

A seleção será realizada no dia 27 de abril (sábado), às 13h, na piscina da FEFIS, Campus Rosinha Viegas (Rua Barão de Paranapiacaba, nº 15, Encruzilhada, Santos).

Para participar, é preciso ter entre 40 a 60 anos, residir na Baixada Santista e apresentar autorização médica para a prática da atividade física. Também não pode apresentar cardiopatia associada – outras doenças relacionadas ao coração. O programa tem duração de dois meses, e será realizado todas as terças e quintas-feiras, das 14h30 às 15h15.

"As propriedades físicas do meio líquido proporcionam aos indivíduos hipertensos um efeito protetor. Na água, conseguimos executar o exercício com uma frequência cardíaca, e a pressão arterial mais baixa quando comparado no ambiente terrestre, porque faz um esforço maior e tem uma proteção cardíaca maior. Além disso, facilita o retorno venoso devido ao empuxo. Esses dois fatores são importantes para a qualidade de vida do indivíduo hipertenso", explica o professor Rodrigo Pereira, supervisor da atividade.

O treinamento será ministrado pela estudante do 7º semestre do curso de Educação Física da FEFIS-Unimes, Caroline Siriaco, com supervisão do docente Rodrigo Pereira. A atividade tem fins de pesquisa e faz parte do Programa de Iniciação Científica da Unimes. Interessados devem entrar em contato pelo telefone (13) 98141-3811.



© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade