Diretor da ABED elogia Unimes Virtual no II Encontro Nacional das Licenciaturas em EaD

19/06/2019

João Augusto Mattar Neto participou da abertura do evento, realizado no último dia 13 de junho

Com debates produtivos sobre desafios no ensino a distância, desde políticas públicas a formação de professores, o II Encontro Nacional das Licenciaturas em EaD da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) foi realizado com sucesso entre os dias 13 e 14 de junho, no auditório do 3º andar, no Campus Rosinha Viegas.

O auditório ficou lotado, com professores, tutores e estudantes tanto das licenciaturas presencial e o Mestrado Profissional em Ensino da Unimes. Os estudantes dos cursos da Unimes Virtual também acompanharam, ao vivo, as transmissões dos paineis e debates realizados durante os dois dias.

A abertura contou com o diretor de desenvolvimento científico da Associação Brasileira de Ensino a Distância (ABED), João Augusto Mattar Neto. Considerado uma das grandes referências em pesquisas nesta área de ensino, Mattar elogiou o trabalho do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Metropolitana de Santos - Unimes Virtual.

"Primeiro, é importante reforçar a organização do evento. Os debates foram compostos por pessoas extremamente importantes no cenário do ensino a distância. Segundo detalhe é que fiquei impressionado com a grande equipe de professores e tutores do Núcleo de Educação a Distância da Unimes. Não tinha a dimensão da proporção do trabalho e do direcionamento sistemático que fazem. Devo parabenizar a todos da Unimes pela dedicação ao EaD", comentou o diretor da ABED.

Mattar também comentou que este encontro é o primeiro que traz um debate bastante recente sobre EaD nos programas brasileiros de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado). "Desenvolvemos algumas discussões com um grupo coeso na CAPES, e agora, pudemos discorrer sobre algumas atualidades ligadas a esse assunto na abertura", acrescentou.

Na abertura, além de Mattar, também esteve presente a professora Rita Maria Lino Tarcia, da diretoria financeira da ABED, com a mediação da professora Elisabeth Tavares.

A coordenadora pedagógica da Unimes Virtual, professora Elisabeth dos Santos Tavares, destacou a importância do evento para aprimorar novos caminhos para uma melhor formação de professores.

"Temos 14 cursos de licenciatura no nosso Núcleo de Educação a Distância. Se formar professores é uma responsabilidade imensa, formar professores por meio da EaD é mais ainda. Isso porque há uma complexidade, não envolve só a questão dos conhecimentos teóricos, que se inserem nessa formação, mas também de interfaces digitais que precisamos dominar enquanto professores para trabalharmos com nossos alunos, aproximando e interagindo cada vez mais, e fazendo da educação uma construção coletiva", defende Elisabeth.

Durante o encontro, destaques também para as professoras e pesquisadoras Elisabette Brisola Brito Prado (Anhanguera), Jacqueline de Oliveira Lameza (Centro Universitário Salesiano de São Paulo), Claudia Coelho Hardagh (Universidade Presbiteriana Mackenzie), Adriana Rocha Bruno (Universidade Federal de Juiz de Fora) e Edméa Oliveira dos Santos (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro).



© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade