#UnimesEmCasa Conheça a rotina de estudos de Bianca, estudante de Odontologia

09/05/2020

Por conta da pandemia, estudantes da Unimes tiveram de se adaptar à nova rotina; cada dia, um perfil diferente por curso

Planejamento tem sido a palavra-chave que define o sucesso de Bianca Effori, estudante do 7º semestre de Odontologia Integral. Moradora de Mongaguá, litoral sul de São Paulo, leva duas horas diárias para chegar à Unimes e cumprir as suas múltiplas tarefas.

Com a pandemia, a árdua rotina relacionada à logística mudou - talvez até facilitando mais a jovem de 26 anos. Além de conciliar as últimas atividades do "temido" último ano do curso, como TCCs e artigos científicos, ainda é presidente da Liga Acadêmica de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e
vice-presidente da Liga Acadêmica de Estomatologia e Patologia Oral. E ela ainda não para. "Também sou monitora na matéria de Cirurgia", confirma.

Conheça a rotina de estudos de Bianca durante o isolamento social frente ao COVID-19.

1 – Como tem sido a sua rotina de estudos durante a quarentena? Você fez algum planejamento específico?

Minha rotina de estudos durante a quarentena tem sido bem intensa e produtiva. Montei um cronograma de estudos para poder me organizar melhor, pois em casa é bem fácil se distrair e perder o ritmo.

2 – Apesar do momento em que vivemos, quais as vantagens que você têm tirado em relação aos estudos?

Apesar de estarmos em meio a uma pandemia, temos que nos concentrar em, além de estarmos seguros, mantermos a produtividade. Eu moro em Mongaguá e estudo em período integral, levo cerca de duas horas ou mais para chegar na faculdade. Agora que estou em casa, tenho conseguido administrar melhor o meu tempo e me dedicar muito mais, tanto nas atividades propostas pelos professores, quanto no meu TCC e Trabalhos de Iniciação Científica que estão em processo.

3 – Como os professores têm colaborado nas aulas? Quais recursos têm facilitado neste processo?

Para nos ajudar nesse processo todo, os professores tem feito uso dos grupos do WhatsApp para nos manter informados das aula e atividades propostas por cada disciplina. As atividades são postadas semanalmente na plataforma Moodle da Universidade, já para as aulas, estamos utilizando a plataforma Zoom que pode ser acessada tanto pelo computador, quanto por smartphones, onde ficamos a vontade para discutir qualquer assunto relacionado à matéria ou tirar dúvidas com os professores durante o período aula. Todas as aulas no Zoom ficam gravadas, permitindo que o aluno assista quantas vezes forem necessárias para repassar a matéria. Os professores disponibilizam um link privado que também é postado no Moodle e somente os alunos podem ter acesso às aulas, que são posteriormente postadas no YouTube.

4 – Que dicas você daria para ajudar outros alunos a acompanharem melhor as aulas?

Acredito que montar e seguir um cronograma de estudos seja a maneira ideal de manter a produtividade. Se o aluno tiver um notebook ou computador, facilita para assistir as aulas em tela cheia, visualizando melhor a matéria. Repassar o conteúdo o quanto antes é essencial, porque em casa a tendência a procrastinação é maior, o que acaba sendo prejudicial a longo prazo. É importante ser participativo durante as aulas e tirar suas dúvidas, pois sempre temos matérias novas e deixar para depois não é uma opção viável, ainda mais no meu caso, levando em consideração que estou no ultimo ano.



© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade