Medicina Veterinária, UNIMES

#UnimesEmCasa Conheça a rotina de estudos de Renata, estudante de Medicina Veterinária

07/05/2020

Por conta da pandemia, estudantes da Unimes tiveram de se adaptar à nova rotina; cada dia, um perfil diferente por curso

Em seu colo, Renata Jardim, de 34 anos, tem o gato Manoel para lhe fazer companhia durante os estudos remotos. A paixão toda por animais explica o fato de cursar Medicina Veterinária na Unimes.

Mas se engana que seja só um pet no dia a dia da estudante do 3º semestre. No total, são 13 felinos e uma cadela. “Cuido deles mais de uma vez por dia. Como todos ficam dentro de casa e não têm acesso à rua, preciso sempre trocar as caixinhas, repor a água e a ração”, conta.

Renata é a segunda participante da série #UnimesEmCasa, em que contamos as histórias dos alunos dos cursos presenciais durante a quarentena. Confira como ela concilia sua rotina de estudos:

1 – Como tem sido a sua rotina de estudos durante a quarentena? Você fez algum planejamento específico?

Desde que se iniciou o distanciamento social, muita coisa mudou no que diz respeito à rotina de estudos, pois o que antes se resumia em frequentar às aulas passivamente e retornar para casa sem fazer revisões sérias sobre os assuntos abordados, deu lugar a assumir a responsabilidade pelo meu aprendizado, e isso significa, manter os horários das aulas, sem deixar para assistir posteriormente os vídeos gravados (Skype) e revisitar os tópicos assim que a dúvida aparece. Dessa forma, o período da manhã continua sendo exclusivo das aulas online e, à tarde, fica reservado para checar o conteúdo do próximo dia de aula. O planejamento das tarefas já existia, só deixou de ser colocado em segundo plano por distrações externas.

2 – Apesar do momento em que vivemos, quais as vantagens que você têm tirado em relação aos estudos?

Sem poder sair de casa para visitar familiares ou ir ao cinema, tenho dedicado um tempo muito maior aos estudos, o que ironicamente é ótimo, pois estando “presa” dentro de casa me sobra mais tempo para estudar.

3 – Você também trabalha externamente, além de estudar?

Não exerço nenhuma atividade remunerada e tive o período de estágio suspenso, então tenho o privilégio de me manter em casa em segurança.

4 – Como os professores têm colaborado nas aulas? Quais recursos têm facilitado neste processo?

A tecnologia e a vontade inesgotável dos professores têm feito desse período um dos mais produtivos academicamente falando, pois de forma muito rápida iniciamos as aulas via Skype e tivemos acesso à plataforma da Unimes, assim a utilização dos tradicionais e-mail e WhatsApp. Nossos professores sempre se mantêm acessíveis e estão constantemente propondo atividades em grupo ou individuais para nos manter no foco, então são raros os dias de “folga” sem que tenhamos que entregar alguma tarefa. Sobre os recursos, uma das coisas mais bacanas no momento é poder utilizar as gravações deixadas no Skype, acredito que nosso novo normal deveria incluir de maneira permanente a autorização da gravação das aulas ou disponibilização de recursos alternativos às aulas presenciais, como a plataforma do Moodle da Unimes, que ainda é um universo a ser melhor explorado.

5 – Que dicas você daria para ajudar outros alunos a acompanharem melhor as aulas?

Acredito não ser referência para dar dicas sobre estudos (risos), mas manter os horários das aulas é importante, porque uma coisa é relembrar detalhes nos vídeos gravados ou nos materiais disponíveis na plataforma, mas é totalmente diferente poder interagir de maneira instantânea com os professores, tirando dúvidas e aprofundando os assuntos, então, neste momento, manter a disciplina e acordar cedo para as aulas é fundamental, afinal, não estamos de férias, é apenas uma maneira diferente de estudar.