Psicopedagogia

410 horas

Tipo:

Lato Sensu

Área:

Educação e Pedagogia

Lato Sensu em Psicopedagogia

Curso de pós- graduação lato sensu em Psicopedagogia

• Pesquisar, por meio de conhecimentos científicos, as causas do fracasso escolar e atuar na sua prevenção:
• Identificar as dificuldades de aprendizagem;
• Proporcionar fundamentação teórica para o exercício de práticas psicopedagógicas adequadas ao ato de aprender;
• Promover o trabalho de investigação científica em educação destacando sua relevância.

Informações do curso

O curso de pós-graduação contempla componentes curriculares, organizados em 4 módulos de estudos sendo o último módulo o que contempla exclusivamente o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Especificidade: Pós- graduação lato sensu em Psicopedagogia

Duração: O tempo de integralização, ou seja, o período de conclusão do curso é de no mínimo 10 meses, excluídos o recesso de janeiro e as férias regulamentares em julho e no máximo de 24 meses.

Carga Horária: 410 horas.

Coordenador do Curso: Profª Me. Marisa Catta-Preta

Conteúdo do Curso

- Psicologia do Desenvolvimento e o Processo de Aprendizagem
- Fundamentos da Psicopedagogia
- Dificuldades de Aprendizagem
- Psicopedagogia e Instituições Sociais
- Metodologia da Pesquisa Científica
- O Lúdico como Instrumento de Intervenção
- Avaliação, Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica
- TCC

Marisa Vicente Catta Preta

Professora Mestre | Coordenador(a)

Possui mestrado em Psicologia clínica- Núcleo de Estudos Junguianos pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo (2009) e especialista pelo Instituto Sedes Sapientiae . Atualmente é doutoranda pela PUC de São Paulo, em psicologia clínica, pelo núcleo de estudos junguianos. É coordenadora e professora dos cursos de pós-graduações da Unimes em Psicologia junguiana na prática clínica, educacional e organizacional, Psicopedagogia e de Educação Inclusiva , além de realizar orientação psicopedagógica na Sala de Apoio ao Discente em EAD nessa instituição..Professora da PUC de SP na disciplina de Psicologia analítica (Jung1 e Jung 2) e TTP ( Técnicas e teorias da personalidade e disciplina eletiva sobre Relacionamentos na contemporaneidade. Professora no curso de Psicologia da UNIMES em psicologia analítica e TTP. Autora do livro :A Noite da alma - sonhos e insônia(2012) e co-autora dos livros: Sonhos e Arte (2012), Sonhos na Psicologia Junguiana (2014) ung e Saúde(2014), 95 anos de Paulo Freire;(2016) , e-book - Economia social e pública (2018). Ministra grupos de estudos de psicologia analítica e supervisiona profissionais dessa abordagem ,coordena grupo de formação de sonhos. Participa do grupo de pesquisa do CNPQ - Memória , museus e patrimônio (IBRAM). Professora do Aprimoramento em psicologia junguiana para adultos pelo COGEAE-PUC.

Possui graduação em Estudos Sociais pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico (1976), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico (1977), graduação em História pela Universidade Bandeirante de São Paulo (1999) e mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005).Exerceu função docente na educação básica, gestora pública ,nos cargos de Direção e Supervisão do sistema público de ensino. Atualmente é professor titular da Universidade Metropolitana de Santos, professor titular da Universidade Metropolitana de Santos e professor - Educação a Distância. Tem experiência na área de Educação, nas modalidades Presencial e EaD,com ênfase em Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, políticas, alfabetização, leitura de mundo e letramento.

Graduação
Psicologia
Universidade Metodista de São Paulo
1977

Graduação
Pedagogia
Universidade Santa Cecilia dos Bandeirantes
1994

Pós-Graduação Lato sensu
Educação a Distância
SENAC
2008

Pós-Graduação Lato sensu
Psicomotricidade
Universidade Gama Filho
1994

Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado)
Mestrado em Educação
Universidade Metodista de São Paulo
2013

Componentes curriculares na Graduação
Fundamentos Teóricos da Aprendizagem e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

Coordenação de Cursos
Pós-graduação: Coordenador Pedagógico e a Prática Educativa e Pós-graduação: Formação Pedagógica: Tecnologias para Gestão da Aprendizagem online.

Graduação
Psicologia
Unificado Paulista – UNIP/SP
1982

Pós-Graduação Lato sensu
Psico-oncologia
UNIFESP
1992

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Psicologia Clínica
PUC/SP
1991

Componentes curriculares na Graduação
Psicologia da Educação e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

Lato Sensu em Psicopedagogia

Curso de pós- graduação lato sensu em Psicopedagogia

• Pesquisar, por meio de conhecimentos científicos, as causas do fracasso escolar e atuar na sua prevenção:
• Identificar as dificuldades de aprendizagem;
• Proporcionar fundamentação teórica para o exercício de práticas psicopedagógicas adequadas ao ato de aprender;
• Promover o trabalho de investigação científica em educação destacando sua relevância.

Informações do curso

O curso de pós-graduação contempla componentes curriculares, organizados em 4 módulos de estudos sendo o último módulo o que contempla exclusivamente o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Especificidade: Pós- graduação lato sensu em Psicopedagogia

Duração: O tempo de integralização, ou seja, o período de conclusão do curso é de no mínimo 10 meses, excluídos o recesso de janeiro e as férias regulamentares em julho e no máximo de 24 meses.

Carga Horária: 410 horas.

Coordenador do Curso: Profª Me. Marisa Catta-Preta

secretaria.posead@unimes.br

60 pólos

TIRE SUAS DÚVIDAS

© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade