Orientação Educacional

410h horas

Tipo:

Lato Sensu

Área:

Ciências Humanas

O curso de Pós Graduação em Orientação Educacional contempla componentes curriculares organizados em 4 módulos e tem como objetivo principal formar profissionais para atuar no campo da orientação educacional, em realidades de educação escolar e não-escolar, por meio de processos que possibilitem a realização de um plano de ação que atenda às necessidades dos alunos e professores no que se refere à integração social assertiva e à superação das dificuldades de aprendizagem dos alunos.

Informações do Curso

O curso tem como objetivos de formação:

• Levar o profissional a identificar as relações entre educação, trabalho e orientação profissional de forma a qualificar o orientador educacional a atuar de maneira crítica e transformadora na educação escolar e não-escolar, contribuindo para o desenvolvimento integral do ser humano;
• Capacitar o profissional a utilizar ferramentas estratégicas para o desenvolvimento do potencial dos alunos;
• Capacitar o orientador educacional a criar condições favoráveis ao desenvolvimento da comunidade escolar, em um ambiente de cooperação e reciprocidade, estabelecendo linhas e objetivos comuns de ação integrada.
• Habilitar o profissional para realizar pesquisas nesta área do saber.

Especificidade: Pós-graduação Lato Sensu em Orientação Educacional

Duração: o tempo de integralização para a conclusão do curso é do no mínimo 10 meses, excluído o recesso escolar e as férias regulamentares e o prazo máximo de 24 meses.

Conteúdo do Curso

Metodologia da pesquisa científica
Gestão e mediação de conflitos
Dinâmica das relações humanas
Orientação escolar
Gestão democrática e sua implicação pedagógica
Educação em direitos humanos na educação básica
Ética no processo educacional
Trabalho de Conclusão de Curso

Elisabeth dos Santos Tavares

Professora Doutora | Coordenador(a)

Possui doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e graduação em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (1975). É professora do curso de Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos, Colaboradora como Avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anysio Teixeira avaliando curso de Licenciatura em Pedagogia nas modalidades presencial e a distância, Membro do Conselho Universitário da UNIMES - CONSUN, Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Metropolitana de Santos e Coordenadora de Projetos de Inovação e Formação da Equipe Gestora do Colégio Novo. Tem experiência na área de Educação Básica por 25 anos e como Gestora Regional de Ensino em Santos, realizando estudos nas seguintes temáticas: política educacional - descentralização - gestão, políticas de Educação a Distância, utilização de TICs no Ensino Fundamental.

Doroti de Oliveira Rosa Macedo

Professora Especialista

Graduação
Pedagogia
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mogi das Cruzes
1970

Pós-Graduação Lato sensu
Metodologia e Didática do Ensino Superior
Faculdade D. Domênico
1996

Pós-Graduação Lato sensu
Design Instrucional para EaD virtual: tecnologias, técnicas e metodologias Universidade Federal de Itajubá
2011

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Educação
Universidad Europea del Atlántico Em andamento

Comissão de Pesquisa ou Projetos
Uma análise das políticas públicas no Ensino Fundamental – a utilização das TIC nos currículos das IES da Região Metropolitana de Santos.

Coordenação de Curso
Coordenadora Licenciatura em Pedagogia

Eliana Nardelli de Camargo

Professora Doutora

Possui licenciatura em Língua e Literatura Portuguesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977), bacharelado em Língua e Literatura Portuguesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Santos (1986), mestrado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atua na Universidade Metropolitana de Santos em EaD - UNIMES Virtual - , como professora dos cursos de licenciaturas, bacharelados e pós-graduação lato sensu. Componente do Núcleo docente Estruturante - NDE - do Curso de Licenciatura em Pedagogia. É coordenadora dos cursos de pós-graduação lato sensu em Docência e Pesquisa para o Ensino Superior e Educação Infantil. É editora da revista Paidei@, Revista Científica de Educação a Distância. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Escolar, atuando principalmente em gestão escolar, reorientação curricular, formação de professores e desenvolvimento profissional do professor.

Maria José Marques

Professora Mestre

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Metropolitana de Santos (1971), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Santos (1974) e mestrado em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor mestre da Universidade Metropolitana de Santos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino/aprendizagem, formação de professores educação básica, educação integral, currículo do ensino fundamental e ensino médio.

Graduação
Psicologia
Universidade Metodista de São Paulo
1977

Graduação
Pedagogia
Universidade Santa Cecilia dos Bandeirantes
1994

Pós-Graduação Lato sensu
Educação a Distância
SENAC
2008

Pós-Graduação Lato sensu
Psicomotricidade
Universidade Gama Filho
1994

Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado)
Mestrado em Educação
Universidade Metodista de São Paulo
2013

Componentes curriculares na Graduação
Fundamentos Teóricos da Aprendizagem e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

Coordenação de Cursos
Pós-graduação: Coordenador Pedagógico e a Prática Educativa e Pós-graduação: Formação Pedagógica: Tecnologias para Gestão da Aprendizagem online.

O curso de Pós Graduação em Orientação Educacional contempla componentes curriculares organizados em 4 módulos e tem como objetivo principal formar profissionais para atuar no campo da orientação educacional, em realidades de educação escolar e não-escolar, por meio de processos que possibilitem a realização de um plano de ação que atenda às necessidades dos alunos e professores no que se refere à integração social assertiva e à superação das dificuldades de aprendizagem dos alunos.

Informações do Curso

O curso tem como objetivos de formação:

• Levar o profissional a identificar as relações entre educação, trabalho e orientação profissional de forma a qualificar o orientador educacional a atuar de maneira crítica e transformadora na educação escolar e não-escolar, contribuindo para o desenvolvimento integral do ser humano;
• Capacitar o profissional a utilizar ferramentas estratégicas para o desenvolvimento do potencial dos alunos;
• Capacitar o orientador educacional a criar condições favoráveis ao desenvolvimento da comunidade escolar, em um ambiente de cooperação e reciprocidade, estabelecendo linhas e objetivos comuns de ação integrada.
• Habilitar o profissional para realizar pesquisas nesta área do saber.

Especificidade: Pós-graduação Lato Sensu em Orientação Educacional

Duração: o tempo de integralização para a conclusão do curso é do no mínimo 10 meses, excluído o recesso escolar e as férias regulamentares e o prazo máximo de 24 meses.

secretaria.posead@unimes.br

60 pólos

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