Metodologias de Ensino Aplicadas à Educação de Jovens e Adultos

410 horas

Tipo:

Lato Sensu

Área:

Educação e Pedagogia

Lato Sensu em Metodologias de Ensino Aplicadas à Educação de Jovens e Adultos

• Capacitar profissionais para atuar na elaboração de atividades de ensino e aprendizagem, tendo em vista as peculiaridades, as situações contextuais e as condições necessárias para o desenvolvimento adequado na educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos.

Informações do curso

O curso de pós-graduação contempla componentes curriculares, organizados em 4 módulos de estudos sendo o último módulo o que contempla exclusivamente o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Especificidade: Pós-graduação lato sensu em Metodologias de Ensino Aplicadas à Educação de Jovens e Adultos.

Duração: O tempo de integralização, ou seja, o período de conclusão do curso é de no mínimo 10 meses, excluídos o recesso de janeiro e as férias regulamentares em julho e no máximo de 24 meses.

Carga Horária: 410 horas.

Coordenador do Curso: Profª Esp. Doroti de Oliveira Rosa Macedo

Conteúdo do Curso

- Aprendizagem e Desenvolvimento de Competências no Contexto Escolar
- Aprendizagem de Jovens e Adultos – Teorias e Metodologias
- Avaliação – Fundamentos e Processos
- Gêneros Textuais, Ensino Tecnologia e Letramentos – Perspectivas Interdisciplinares
- História, Legislação e Políticas da EJA
- Ética, Trabalho e Cidadania na EJA
- Metodologia da Pesquisa Científica
- TCC

Doroti de Oliveira Rosa Macedo

Professora Especialista | Coordenador(a)

Graduação
Pedagogia
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mogi das Cruzes
1970

Pós-Graduação Lato sensu
Metodologia e Didática do Ensino Superior
Faculdade D. Domênico
1996

Pós-Graduação Lato sensu
Design Instrucional para EaD virtual: tecnologias, técnicas e metodologias Universidade Federal de Itajubá
2011

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Educação
Universidad Europea del Atlántico Em andamento

Comissão de Pesquisa ou Projetos
Uma análise das políticas públicas no Ensino Fundamental – a utilização das TIC nos currículos das IES da Região Metropolitana de Santos.

Coordenação de Curso
Coordenadora Licenciatura em Pedagogia

Eliana Nardelli de Camargo

Professora Doutora

Possui licenciatura em Língua e Literatura Portuguesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977), bacharelado em Língua e Literatura Portuguesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Santos (1986), mestrado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atua na Universidade Metropolitana de Santos em EaD - UNIMES Virtual - , como professora dos cursos de licenciaturas, bacharelados e pós-graduação lato sensu. Componente do Núcleo docente Estruturante - NDE - do Curso de Licenciatura em Pedagogia. É coordenadora dos cursos de pós-graduação lato sensu em Docência e Pesquisa para o Ensino Superior e Educação Infantil. É editora da revista Paidei@, Revista Científica de Educação a Distância. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Escolar, atuando principalmente em gestão escolar, reorientação curricular, formação de professores e desenvolvimento profissional do professor.

Marisa Vicente Catta Preta

Professora Mestre

Possui mestrado em Psicologia clínica- Núcleo de Estudos Junguianos pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo (2009) e especialista pelo Instituto Sedes Sapientiae . Atualmente é doutoranda pela PUC de São Paulo, em psicologia clínica, pelo núcleo de estudos junguianos. É coordenadora e professora dos cursos de pós-graduações da Unimes em Psicologia junguiana na prática clínica, educacional e organizacional, Psicopedagogia e de Educação Inclusiva , além de realizar orientação psicopedagógica na Sala de Apoio ao Discente em EAD nessa instituição..Professora da PUC de SP na disciplina de Psicologia analítica (Jung1 e Jung 2) e TTP ( Técnicas e teorias da personalidade e disciplina eletiva sobre Relacionamentos na contemporaneidade. Professora no curso de Psicologia da UNIMES em psicologia analítica e TTP. Autora do livro :A Noite da alma - sonhos e insônia(2012) e co-autora dos livros: Sonhos e Arte (2012), Sonhos na Psicologia Junguiana (2014) ung e Saúde(2014), 95 anos de Paulo Freire;(2016) , e-book - Economia social e pública (2018). Ministra grupos de estudos de psicologia analítica e supervisiona profissionais dessa abordagem ,coordena grupo de formação de sonhos. Participa do grupo de pesquisa do CNPQ - Memória , museus e patrimônio (IBRAM). Professora do Aprimoramento em psicologia junguiana para adultos pelo COGEAE-PUC.

Lato Sensu em Metodologias de Ensino Aplicadas à Educação de Jovens e Adultos

• Capacitar profissionais para atuar na elaboração de atividades de ensino e aprendizagem, tendo em vista as peculiaridades, as situações contextuais e as condições necessárias para o desenvolvimento adequado na educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos.

Informações do curso

O curso de pós-graduação contempla componentes curriculares, organizados em 4 módulos de estudos sendo o último módulo o que contempla exclusivamente o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Especificidade: Pós-graduação lato sensu em Metodologias de Ensino Aplicadas à Educação de Jovens e Adultos.

Duração: O tempo de integralização, ou seja, o período de conclusão do curso é de no mínimo 10 meses, excluídos o recesso de janeiro e as férias regulamentares em julho e no máximo de 24 meses.

Carga Horária: 410 horas.

Coordenador do Curso: Profª Esp. Doroti de Oliveira Rosa Macedo

secretaria.posead@unimes.br

60 pólos

TIRE SUAS DÚVIDAS

© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade