Educação Inclusiva

410 horas

Tipo:

Lato Sensu

Área:

Ciências Humanas

• Conhecer e/ou aprofundar o estudo de questões relacionadas a políticas de atendimento educacional direcionadas aos alunos com necessidades educacionais especiais.
• Refletir e discutir a legislação referente à Educação Inclusiva, como a Lei de Diretrizes de Bases e a Carta de Salamanca;
• Conceituar as diferentes concepções didáticas estabelecendo uma relação da teoria com a prática e com a natureza do processo de ensino e os procedimentos metodológicos;
• Discutir os princípios norteadores da Educação Inclusiva no contexto da Educação Básica, proporcionando ao aluno um espaço de reflexão sobre esta política no cotidiano da escola;

Informações do curso

O curso de pós-graduação contempla componentes curriculares, organizados em 4 módulos de estudos sendo o último módulo o que contempla exclusivamente o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Especificidade: Pós-graduação lato sensu em Educação Inclusiva

Duração: O tempo de integralização, ou seja, o período de conclusão do curso é de no mínimo 10 meses, excluídos o recesso de janeiro e as férias regulamentares em julho e no máximo de 24 meses.

Carga Horária: 410 horas.

Coordenador do Curso: Profª Me. Marisa Catta-Preta

Conteúdo do Curso

- Fundamentos da Educação Inclusiva
- Psicologia do Desenvolvimento e o Processo de Aprendizagem
- Políticas Públicas em Educação Inclusiva (Legislação)
- Metodologia da Pesquisa Científica
- Educação Inclusiva da Pessoa com Necessidades Educacionais Especiais
- Formação Docente e Educação Inclusiva
- Transtornos Invasivos do Desenvolvimento: Diagnóstico e Intervenção
- TCC

Marisa Vicente Catta Preta

Professora Mestre | Coordenador(a)

Possui mestrado em Psicologia clínica- Núcleo de Estudos Junguianos pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo (2009) e especialista pelo Instituto Sedes Sapientiae . Atualmente é doutoranda pela PUC de São Paulo, em psicologia clínica, pelo núcleo de estudos junguianos. É coordenadora e professora dos cursos de pós-graduações da Unimes em Psicologia junguiana na prática clínica, educacional e organizacional, Psicopedagogia e de Educação Inclusiva , além de realizar orientação psicopedagógica na Sala de Apoio ao Discente em EAD nessa instituição..Professora da PUC de SP na disciplina de Psicologia analítica (Jung1 e Jung 2) e TTP ( Técnicas e teorias da personalidade e disciplina eletiva sobre Relacionamentos na contemporaneidade. Professora no curso de Psicologia da UNIMES em psicologia analítica e TTP. Autora do livro :A Noite da alma - sonhos e insônia(2012) e co-autora dos livros: Sonhos e Arte (2012), Sonhos na Psicologia Junguiana (2014) ung e Saúde(2014), 95 anos de Paulo Freire;(2016) , e-book - Economia social e pública (2018). Ministra grupos de estudos de psicologia analítica e supervisiona profissionais dessa abordagem ,coordena grupo de formação de sonhos. Participa do grupo de pesquisa do CNPQ - Memória , museus e patrimônio (IBRAM). Professora do Aprimoramento em psicologia junguiana para adultos pelo COGEAE-PUC.

Maria Isabel de Abreu Souza

Professora Mestre

Graduação
Pedagogia
Fundação Lusíada
2005

Pós-Graduação Lato sensu
Psicopedagogia
Faculdade São Luiz de Jaboticabal
2007

Pós-Graduação Lato sensu
Libras – Educação do Surdo
Faculdades Integradas Espíritas
2009

Pós-Graduação Lato sensu
Docência para o Ensino Superior
UNIMES
2014

Pós-Graduação Lato
Educação Especial
Universidade Católica Dom Bosco
2013

Pós-Graduação Lato sensu
Design Instrucional para o EaD
Universidade do Oeste Paulista - Unoeste
2016

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Práticas Docentes no Ensino Fundamental
Unimes Em andamento – 4º semestre

Componentes curriculares na Graduação
LIBRAS, Orientação de TCC.

Componentes curriculares na Pós-Graduação
Pós – Graduação em Educação Inclusiva e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

Graduação
Psicologia
Universidade Metodista de São Paulo
1977

Graduação
Pedagogia
Universidade Santa Cecilia dos Bandeirantes
1994

Pós-Graduação Lato sensu
Educação a Distância
SENAC
2008

Pós-Graduação Lato sensu
Psicomotricidade
Universidade Gama Filho
1994

Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado)
Mestrado em Educação
Universidade Metodista de São Paulo
2013

Componentes curriculares na Graduação
Fundamentos Teóricos da Aprendizagem e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

Coordenação de Cursos
Pós-graduação: Coordenador Pedagógico e a Prática Educativa e Pós-graduação: Formação Pedagógica: Tecnologias para Gestão da Aprendizagem online.

Roberto Fonseca

Professor Mestre

Possui graduação em PEDAGOGIA pela FACULDADE PAULISTA DE CIENCIAS LETRAS E EDUCAÇÃO(1981), especialização em Distúrbios da audio comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1984), mestrado em Educação pela Universidade Católica de Santos(2013) e aperfeicoamento em Letra e Vida - Formadores pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo(2005). Atualmente é PROFESSOR da Universidade Metropolitana de Santos, PROFESSOR da ESCOLA ESTADUAL MARECHAL ESDUARDO GOMES e Diretor da Escola Henrique Oswald

• Conhecer e/ou aprofundar o estudo de questões relacionadas a políticas de atendimento educacional direcionadas aos alunos com necessidades educacionais especiais.
• Refletir e discutir a legislação referente à Educação Inclusiva, como a Lei de Diretrizes de Bases e a Carta de Salamanca;
• Conceituar as diferentes concepções didáticas estabelecendo uma relação da teoria com a prática e com a natureza do processo de ensino e os procedimentos metodológicos;
• Discutir os princípios norteadores da Educação Inclusiva no contexto da Educação Básica, proporcionando ao aluno um espaço de reflexão sobre esta política no cotidiano da escola;

Informações do curso

O curso de pós-graduação contempla componentes curriculares, organizados em 4 módulos de estudos sendo o último módulo o que contempla exclusivamente o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Especificidade: Pós-graduação lato sensu em Educação Inclusiva

Duração: O tempo de integralização, ou seja, o período de conclusão do curso é de no mínimo 10 meses, excluídos o recesso de janeiro e as férias regulamentares em julho e no máximo de 24 meses.

Carga Horária: 410 horas.

Coordenador do Curso: Profª Me. Marisa Catta-Preta

secretaria.posead@unimes.br

60 pólos

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