UNIMES

Virtual

UNIMES

Presencial

Boleto

Online

O PORTAL DE CONTEÚDO DA UNIMES

NOTÍCIAS

Destaques, Medicina Veterinária

Morre Dr. Vicente Borelli, fundador da Faculdade de Medicina Veterinária da Unimes

23/06/2021

É com pesar que comunicamos o falecimento do fundador da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), Dr. Vicente Borelli. O professor e médico veterinário nos deixou na madrugada desta terça-feira (22/06/2021).

Professor Borelli, como era conhecido pelos alunos, colaboradores, diretorias acadêmica e administrativa, fez história no ensino e formação de médicos veterinários. Foi membro da comissão de Especialista do Ensino de Medicina Veterinária no Ministério da Educação (SENSU-MEC) e coordenou a criação de diversas graduações da área no Brasil, incluindo a da Unimes.

Dr. Borelli foi chamado pela fundadora da Unimes, professora Rosinha Viegas, após se conhecerem nas reuniões do MEC em Brasília. De acordo com o professor Luiz Biondi, coordenador do curso de Medicina Veterinária, Rosinha gostou de imediato do perfil de Borelli. “Ele conhecia muito a profissão do médico veterinário e, em especial, os requisitos do MEC e isso chamou a atenção da professora Rosinha, que dizia que ele seria o coordenador do curso quando a Faculdade abrisse”.

Dr. Vicente Borelli ao lado do chanceler da Unimes, Dr. Rubens Viegas, e da reitora acadêmica Dra. Renata Viegas, em inauguração do Hospital Veterinário/Foto: Luiz Biondi/Arquivo Pessoal

Toda a concepção do Campus da Medicina Veterinária, onde também funciona o HOVET – Hospital Veterinário da Unimes – foi criado por Dr. Vicente Borelli, que conversava diretamente com os engenheiros e propunha as necessidades de infraestrutura necessárias para uma boa formação de médicos veterinários. A primeira turma foi aberta em 1996 e deixou a coordenação do curso em 2007, ano em que o professor Dr. Luiz Biondi assumiu o cargo.

“Tudo o que sei sobre coordenação de curso superior, aprendi com Dr. Borelli. Devo tudo a ele”, diz o professor Biondi, honrado.

A Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) homenageia o professor Dr. Vicente Borelli pelo legado deixado aos nossos estudantes e professores e presta condolências aos familiares neste momento difícil.

Comentários