Quadro de Defesas

DEFESAS PÚBLICAS DAS DISSERTAÇÕES E OS RESPECTIVOS PRODUTOS DE INTERVENÇÃO REALIZADOS EM 2017 DA TURMA DE 2015

MESTRADO PROFISSIONAL PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL
Mestre Dissertação Produto
Material Educacional*1
Validado por Banca de
Dissertação*2
Data
MARIA DE LOURDES MEDEIROS BATISTA TÍTULO
PROJETO SANTOS JOVEM DOUTOR – UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM SAÚDE NO ENSINO BÁSICO

MATERIAL EDUCACIONALPROJETO JOVEM DOUTOR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM SAÚDE NO ENSINO BÁSICO.

Classificação
Atividade de extensão: Oficina permanente do Projeto Jovem Doutor para os alunos do ensino fundamental – uma aprendizagem significativa em saúde no ensino básico.

Objetivo
Promover a aprendizagem significativa de conceitos sobre o corpo humano e etiqueta respiratória e higienização do corpo e bucal em alunos do ensino fundamental.

ORIENTADORA

Prof. Dra. Elisete Gomes Natário

Banca

Prof. Dr. Chao Lung Wen FCM/USP

Prof. Dra. Renata Barrocas UNIMES

Suplente

Prof. Dra. Irene da Silva Coelho UNIMES

23/08/17
CLÁUDIA REGINA BAZOLI SILVA VILLAR TÍTULO
A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA KHAN ACADEMY NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O APRENDIZADO DE MATEMÁTICA

MATERIAL EDUCACIONALAPRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA UTILIZANDO A PLATAFORMA KHAN ACADEMY

Classificação

Mídias Educacionais – Acesso livre (on line)

Objetivo

Servir como ferramenta de divulgação e acesso a plataforma Khan Academy, contribuindo com o aprendizado matemático de nossos alunos, e contribuindo também para incentivar POIE’s e professores de Matemática a fazer o uso da plataforma com conhecimento e apropriação dos recursos oferecidos por ela, podendo assim, interagir com seus alunos, mediando o conhecimento e uso de recursos tecnológicos.

Promover por meio de comentários disponibilizados no blog, a interação, o apoio, a aproximação, a troca de experiências, seja entre aluno e professor; aluno e aluno; professor e professor.

ORIENTADOR

Prof. Dr. Thiago Simão Gomes

Banca

Prof. Dra. Simone Rodrigues Batista

Prof. Dra. Renata Barrocas

Suplente

Prof. Dra. Elisabeth dos Santos Tavares

28/08/17
CRISTIANE AMARO DA SILVA SANTOS TÍTULO
PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISMO (TEA) EM UMA UNIDADE ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE SANTOS
MATERIAL EDUCACIONAL
BLOG:TEA…ANDO COM AMOR E TRAÇANDO CONHECIMENTOClassificação
Mídias Educacionais – Acesso livre (on line)ObjetivoElaborar um blog para auxiliar professores, pais e profissionais a terem diversas informações sobre a criança com TEA;Trazer ao conhecimento os cursos, artigos, atividades pedagógicas e livros que ajudem na ampliação sobre o TEA;Criar um canal de comunicação para partilhar as novas descobertas sobre a criança com TEA e seu desenvolvimento no espaço escolar;
ORIENTADOR
Prof. Dr. Thiago Simão GomesBancaProf. Dra. Eva Cristina de C. Souza Mendes

Prof. Dra. Elisete Gomes Natário

Suplente

Prof. Dra. Luana Carramillo Going

31/08/17
ROSEMEIRE SILVA RITTES TÍTULO
A ADESÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO EDUCACIONAL E OS REFLEXOS NA ESCOLA
MATERIAL EDUCACIONAL
CAFÉ CONSERTO E OUTRAS SUGESTÕES DE AÇÕESClassificaçãoAtividades de extensão (oficina)Objetivo

O objetivo é apontar a importância da participação dos pais nas unidades escolares de ensino municipais através de Oficinas com base na experiência do Café Conserto. Através de suas habilidades profissionais, a proposta é que os pais interajam nas unidades escolares promovendo consertos de objetos, aparelhos eletrônicos, ensino de artesanato, orientação sobre temáticas que são emergenciais na comunidade do entorno. Através de uma troca que parta de suas experiências de vida promover uma relação de afeto com o ambiente escolar, transformando a escola em um lugar topofilico à comunidade. Promover ações de integração que transformem a escola em um local de encontro, troca de vivencias do cotidiano e aprendizagem.

ORIENTADORA
Prof. Dra. Renata BarrocasBancaProf. Dra. Sylvia Maria Corrêa da Rocha Homem Bittencourt

Prof. Dra. Irene da Silva Coelho

Suplente

Prof. Dra. Elisete Gomes Natário

31/08/17
BRUNO FERREIRA ANDREOLI BISPO TÍTULO
O ENSINO DE ARTE EM PROJETOS INTERDISCIPLINARES: PROJETO SANTOS À LUZ DA LEITURA
MATERIAL EDUCACIONAL
O ENSINO DE ARTE EM PROJETOS INTERDISCIPLINARES: PROJETO SANTOS À LUZ DA LEITURAClassificação
Proposta de Ensino
Atividades de extensão (oficina)ObjetivoEstabelecer através da avaliação formativa, formas de mensurar e acompanhar o processo de construção do conhecimento proposto pelos projetos “Santos à Luz da Leitura”, promovendo a participação dos alunos nas tomadas de decisões. Vale salientar, que este projeto atinge todas as unidades de ensino municipais. Buscar na avaliação formativa resultados que promovam esta troca através de três procedimentos: feedback coletivo durante a exposição de arte; mediação da exposição com a participação dos alunos; criação de um portfólio como uma ferramenta crítica e reflexiva sobre o projeto no ano corrente e de sugestões para o próximo ano letivo. As escolas de período integral adequam-se a esta proposta de participação dos alunos e representam uma importante amostra do número total de alunos da rede.
ORIENTADORA
Prof. Dra. Renata BarrocasBancaProf. Dr. Gazy Andraus

Prof. Dra. Irene da Silva Coelho

Suplente

Prof. Dra. Luana Carramillo Going

01/09/17
LILIANE ANGERAMI DE SOUZA TÍTULO
A FORMAÇÃO DO GESTOR NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS
MATERIAL EDUCACIONAL
GESTÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Classificação
Proposta de Ensino: Curso de Pós-graduação em Gestão Escolar (Lato Sensu)ObjetivoConsolidar o desenvolvimento de competências para o exercício da Gestão, formando equipes qualificadas de dirigentes educacionais.Esta proposta visa aprofundar os conhecimentos acadêmicos em gestão, promovendo sua educação continuada, formando profissionais qualificados para atuarem na Gestão Escolar.
ORIENTADORA
Prof. Dra. Luana Carramillo GoingBanca
Prof. Dr. Nildo Alves Batista
Prof. Dra. Elisabeth dos Santos TavaresSuplenteProf. Dra. Renata Barrocas
05/09/17
MÁRCIA DE CASTRO CALÇADA KOHATSU TÍTULO
A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SANTOS: ELO ENTRE SUJEITOS E SABERES
MATERIAL EDUCACIONAL
A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SANTOS: ELO ENTRE SUJEITO E SABERES
Classificação
Proposta de ensino: Programa de Formação de professores da Rede Municipal de Santos sobre Interdisciplinaridade da Escola de Tempo IntegralObjetivoFormar profissionais da Educação de Tempo Integral com o foco de integrar o currículo por meio da gestão democrática, dos projetos e das práticas colaborativas interdisciplinares referentes a objetivos comuns, promovendo mostras de estudos que valorizem o conhecimento, a cultura e as experiências advindas de um aprendizado significativo para os estudantes e a comunidade, na construção do Projeto Politico Pedagógico.
ORIENTADORA
Prof. Dra. Luana Carramillo GoingBancaProf. Dra. Emília Maria Bezerra Cipriano Castro Sanches

Prof. Dra. Selma Martinez Rodrigues de Lara

Prof. Dra. Mariângela Camba

Suplente
Prof. Dra. Elisabeth dos Santos Tavares

11/09/17
PATRÍCIA RODRIGUES CARVALHO DOS REIS TÍTULO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES – TPACK E A RELEVÂNCIA DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL
MATERIAL EDUCACIONAL
AMBIENTE VIRTUAL DE FORMAÇÃO DOCENTE REDES E SABERES
ClassificaçãoProposta de Ensino: Ambiente Virtual Aberto para compartilhamento de estudos sobre TPACKObjetivo

Dar início a um processo de formação docente que ressalte a relevância das tecnologias nos processos de ensino e de aprendizagem no Ensino Fundamental deu-se a criação de uma sala de formação docente, chamada Redes e Saberes, estruturada em um ambiente virtual de aprendizagem, na plataforma Moodle. Apesar de ser um portal particular, hospedado pelo Grupo de Desenvolvimento e Formação LTechnology, a sala pode ser acessada por qualquer pessoa interessada, mediante a um cadastro. A Redes e Saberes está disponível no endereço: http://bit.ly/2tRL1Lr.A escolha pela plataforma online Moodle se deu pela sua filosofia de software livre e pela pluralidade dos recursos que ela oferece.

ORIENTADORA
Prof. Dra. Elisabeth dos Santos TavaresBancaProf. Dra. Adriana Rocha Bruno

Prof. Dra. Dra. Mariângela Camba

Suplente Prof. Dr. Thiago Simão Gomes

14/09/17
PAULA NETTO TEIXEIRA TÍTULO
A AVALIAÇÃO DA LEITURA E OS DESAFIOS DO PROFESSOR – O ACOMPANHAMENTO E MELHORIA DO PROCESSO NO 3ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
MATERIAL EDUCACIONAL
GUIA DE AVALIAÇÃO DE LEITURA PARA O 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ClassificaçãoMATERIAL TEXTUAL: PROPOSTA DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM:GUIA DE AVALIAÇÃO DE LEITURA PARA O 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALObjetivo

Ao conhecer como é o processo de avaliação e o acompanhamento da aprendizagem da leitura no 3º ano do EF I em escola municipal de Santos e verificar se a prática realizada retoma e promove a aprendizagem do aluno, criamos um produto cujo objetivo é subsidiar práticas avaliativas de leitura dirigida a professores e escolas que favoreçam as aprendizagens de todos os alunos, mas respeitando suas individualidades.

ORIENTADORA

Prof. Dra. Irene da Silva Coelho

Banca

Prof. Dr. Fabio Giordano

Prof. Dra. Renata Barrocas

Suplente

Prof. Dr. Gerson Tenório dos Santos

18/09/17
CLAIRE MARGARET DE JESUS GIOVANI TÍTULO
A PRÁTICA DOCENTE NA CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE SÓCIO MORAL EM SALA DE AULA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTA
MATERIAL EDUCACIONAL
CURSO: FORMAÇÃO PARA PROFESSORES EM DESENVOLVIMENTO MORAL EM PROL DE UM AMBIENTE SOCIOMORAL EM SALAS DE AULA NO ENSINO FUNDAMENTAL
ClassificaçãoAtividade de extensão: Curso de Formação para professores em desenvolvimento moral em prol de um ambiente sociomoral em salas de aula no ensino fundamentalObjetivoRealizar um curso de formação em serviço sobre ambiente sociomoral em sala de aula para professores de escola pública de Santos-SP

ORIENTADORAProf. Dra. Elisete Gomes Natário

Banca

Prof. Dra. Elvira Aparecida Simões Araújo DP/UNITAU

Dra. Luana Carramillo Going UNIMES

Suplente

Prof. Dra. Mariângela Camba UNIMES

18/09/17
CRISTINA TORQUATO TÍTULO
O PAPEL DA AVALIAÇÃO E DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NO APRIMORAMENTO DAS PRÁTICAS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL
MATERIAL EDUCACIONALClassificação
MATERIAL TEXTUALGUIA DE AÇÕES PARA APRIMORAR A PRÁTICA DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE SANTOS – ACOMPANHAMENTODA LEITURA E ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DA ESCOLA.

Objetivo

A partir da identificação das competências e habilidades leitoras que os alunos do 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental da Unidade Municipal de Educação (UME) Pedro II apresentaram nas provas, e após identificar quais procedimentos e intervenções são necessários para garantir o avanço e o domínio na prática de leitura, criamos um guia as ações desenvolvidas por vários sujeitos na escola como: equipe gestora, coordenador pedagógico, professores, funcionários, pais e alunos, na busca de aprimorar as práticas leitoras que possibilitem ao aluno ajustar sua leitura a diferentes objetivos, empregando os procedimentos adequados a cada situação e apresentar sugestões de ações relacionadas às questões de infraestrutura na unidade escolar que possibilitem a reorganização de espaços para serem utilizados em ações de leitura extraclasse.

ORIENTADORA

Prof. Dra. Irene da Silva Coelho

Banca

Prof. Dra Dra. Norma Seltzer Goldstein

Prof. Dra. Mariângela Camba

Suplente

Prof. Dra. Elisete Gomes Natário

20/09/17
SAMANTA CASSURIAGA CARVALHO NORONHA TÍTULO
A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO – NECESSIDADES FORMATIVAS DO PROFESSOR DA REDE MUNICIPAL DE SANTOS
Curso em plataforma AVA: IDEIAS PRÁTICAS PARA ATUAR COM ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR
http://www.portal.santos.sp.gov.br/seduc/page.php?178 ClassificaçãoATIVIDADE DE EXTENSÃO
Curso em plataforma AVA: Ideias práticas para atuar com alunos surdos no ensino regular cujo público-alvo são Professores da Educação Básica compreendendo o Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Ensino de Santos e, havendo vagas, para os demais interessados preferencialmente professores do ensino fundamental I em exercício.Objetivo

Apresentar propostas teóricas e principalmente práticas para o professor que atende ao aluno surdo de inclusão em sala de aula e nos demais âmbitos da escola regular, oferecendo subsídios para uma prática pedagógica qualificada.

ORIENTADOR
Prof. Dra. Irene da Silva CoelhoBancaProf. Dra. Andrea Jurdi

Prof. Dra. Elisete Gomes Natário

Suplente

Prof. Dra. Luana Carramillo Going

21/09/17
DEBORA GIL SOUZA TÍTULO
ALCANCES E LIMITES DA AÇÃO FORMATIVA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA ESCOLA
MATERIAL EDUCACIONAL
AÇÕES NORTEADORAS PARA O TRABALHO FORMATIVO DOS CPS NA ESCOLAClassificaçãoProposta de Ensino : Curso de formação para Coordenadores Pedagógicos da Rede Municipal de Santos discutindo pautas formativas, organização do trabalho pedagógico e ações formativas no espaço escolar na perspectiva da discussão sobre redes colaborativas.Objetivo

Sistematizar possíveis ações de intervenção a partir dos achados da pesquisa, reposicionando o papel do CP como formador dentro da escola e estabelecendo uma rede colaborativa que potencialize e apoie esse trabalho.

ORIENTADOR

Prof. Dr. Gerson Tenório dos Santos

Banca

Prof. Dr. Guilherme Val Toledo Prado

Prof. Dra. Abigail Malavasi

Suplente

Prof. Dr. Alberto Luiz Schneider

22/09/17
MARIA ISABEL DE ABREU SOUZA TÍTULO
A SURDEZ NO CONTEXTO ESCOLAR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS ÀS SALAS DE AULA INCLUSIVAS
MATERIAL EDUCACIONAL
TRANSFORMANDO A ESCOLA NUM ESPAÇO PARA TODOS: A SURDEZ NO CONTEXTO ESCOLAR
ClassificaçãoProposta de Ensino: Programa de Formação de professores, intérpretes, coordenadores e gestores da Rede Municipal de Santos sobre proposta bilíngue de ensino para alunos Surdos.Objetivo

O objetivo do curso de formação em escolas da Rede Municipal de Santos é relacionar teoria e prática voltada a proposta Bilíngue, discutir assuntos relacionados ao trabalho inclusivo com alunos surdos que ocorrem na própria escola pesquisada e fora dela, realizar práticas em Libras e produzir através de oficinas, atividades pedagógicas dinâmicas e adequadas, estimulando a criação de espaço para debates entre professores, intérpretes, coordenadores e gestores

ORIENTADORA
Prof. Dra. Elaine Marcílio SantosBancaProf. Dra. Valéria Batista

Prof. Dr. Gerson Tenório dos Santos

Suplente

Prof. Dr. Alberto Luiz Schneider

25/09/17

JANETE RODRIGUES QUINTELA CABOCLO TÍTULO
OS DESAFIOS DO GESTOR ESCOLAR: PRÁXIS E INTERVENÇÃO NOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA – PROVA BRASIL A MUDANÇA DESEJADA NO CONTEXTO ESCOLAR
MATERIAL EDUCACIONAL
A MUDANÇA DESEJADA NO CONTEXTO ESCOLAR OFICINAS DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL – OCAPClassificaçãoAtividades de extensão: Oficinas estruturadas em estudos compartilhados onde se contemplam estudos e reflexões sobre o tema abordado. Os encontros serão presenciais para gestores da rede municipal de ensino.Objetivo

Sensibilizar e conscientizar os Gestores para a articulação e intervenção necessárias nos resultados de desempenho dos alunos, constatados na prova Brasil, a partir de um avanço na concepção de gestão para democrática, que se fundamente na participação de todos os envolvidos, em substituição às tendências da gestão gerencial e conservadora, constatadas na Rede Municipal de Ensino.

ORIENTADORA

Prof. Dra. Elaine Marcílio Santos

Banca

Prof. Dra. Francisca Eleodora Santos Severino

Prof. Dra. Elisabeth dos Santos Tavares

Suplente

Prof. Dra. Luana Carramillo Going

31/10/17
CRISTIANE GIUSTI VARGAS TÍTULO
CONTRIBUIÇÃO AO PROFESSOR PESQUISADOR: PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS REFERENTES AO FRACASSO ESCOLAR
MATERIAL EDUCACIONAL
PLANO DE AÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DA COEDUCAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIOClassificaçãoAtividades de Extensão: OficinaObjetivo

Apresentar um plano de ação para a discussão do conceito de coeducação aos profissionais do ensino fundamental da rede municipal santista. Através do uso da linguagem de vídeos e de leituras baseadas na proposta bibliográfica desta dissertação, nossa proposta é a de promover na escola momentos de reflexão sobre a importância das condutas que envolvem a coeducação.

ORIENTADORA

Prof. Dra. Renata Barrocas

Banca
Prof.. Dra. Elizabeth de Souza Machado Hess

Prof. Dra. Luana Carramillo Going

Suplente

Prof. Dra. Irene da Silva Coelho

01/12/17
ELAINE KIVITS DA GRAÇA TÍTULO
PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO MUNICÍPIO DE SANTOS
MATERIAL EDUCACIONAL
FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO MUNICÍPIO DE SANTOSClassificaçãoProposta de Ensino: Programa de Formação de professores de EJA da Rede Municipal de Santos numa perspectiva freiriana sobre uma proposta de ensino em EJA voltada às características do público atendido no município.Objetivo

A proposta de intervenção objetiva pesquisar na política educativa quais são as diretrizes apontadas em relação à formação de professores para atuar na EJA; investigar a formação de professores de EJA; conhecer as necessidades formativas do professor que atua na EJA; identificar as dificuldades dos professores no momento de atuação docente em salas de EJA e avaliar o impacto da formação continuada no cotidiano da sala de aula.

ORIENTADORAProf. Dra. Abigail Malavasi

Banca
Prof. Dra. Simone Rodrigues Batista

Prof. Dr. Gerson Tenório dos Santo

Suplente

Prof. Dr. Alberto Luiz Schneider

11/12/17

*1 De acordo com as orientações da Tabela 14, p.43 – Pontuação para Programas Profissionais e Acadêmicos

*2 De acordo com as orientações da Tabela 15, p.45 item 1 – Como classificar os materiais educacionais de mestrado profissional da Área de Ensino