CONFIRA TODAS AS NOSSAS DATAS IMPORTANTES

SEMANA ACADÊMICA DA PEDAGOGIA UNIMES 2020

LIVES

APRESENTA UM CICLO DE LIVES: “AVALIAÇÃO; NOVOS TEMPOS, NOVOS OLHARES”

2020 foi um ano atípico na vida de todos e todas nós, não só na educação, mas principalmente nela, e com destaque especial para os cursos presenciais, que desde 16 de março precisaram se reinventar, buscando novas formas de mediar o ensino e garantir a aprendizagem de seus graduandos, motivando-os. A necessidade da apropriação das tecnologias e suas possibilidades como recurso a ser utilizado pelos docentes foi imperativa, assim como, o envolvimento de toda comunidade na busca de novas interfaces avaliativas. Sabendo que a avaliação é parte integrante das relações de ensino e de aprendizagem, houve um empenho no sentido de transformá-la para que não deixasse de ser o que é; um dos momentos da construção de saberes necessários para a formação dos futuros professores. A avaliação foi o grande diferencial para o momento em nosso curso, por essa razão a Semana Acadêmica da Pedagogia 2020, vem com um novo desenho, diferente e atual para o momento. Uma semana da Pedagogia que se desdobra em uma temporada de reflexões, onde estará contemplada uma série de lives, em que os professores e graduandos compartilharão suas iniciativas e novos olhares sobre a educação e a avaliação, com temáticas diferenciadas e que acontecerão em momentos diferenciados e que podem ser visualizados no cronograma da semana.

• ACESSE AQUI A BRINQUEDOTECA UNIMES (FACEBOOK)

DIA 16/10/2020
“I Sarau brincante” – Atividade da brinquedoteca UNIMES, veiculada pelo Facebook da brinquedoteca – momento avaliativo online .

HORÁRIO 19H
MEDIAÇÃO Me Janaína Melques Fernandes e Graduandas do Curso de Pedagogia Presencial

• APRESENTAÇÃO AO VIVO DO I SARAU BRINCANTE – BRINQUEDOTECA UNIMES

• PARA ASSISTIR CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO:

DIA 26/10/2020
“Telefone sem fio: o que foi mesmo que você ouviu? Arte e literatura, uma abordagem multimodal”.
Os desafios da formação do leitor na contemporaneidade têm se adensado e os professores precisam construir, nas aulas, situações de aprendizagem que promovam a construção dos saberes necessários para a compreensão dos diversos textos sociais. Nesse contexto, a live pretende abordar algumas dentre as estratégias de leitura, dentro de uma abordagem multimodal que envolve as artes visuais e literárias.

HORÁRIO 19h
Dra Giselle Agazzi Larizzatti, Me Scarlet karen Buzzi e Sirlei Ivo Leite Zoccal.

• ACESSE AQUI A LIVE/ 26/10

DIA 03/11/2010
“Avaliação da aprendizagem no ensino remoto presencial: aspectos práticos”.
O atual momento gerou questões conflitantes no campo da educação que obrigaram professores e alunos a se organizarem em torno das tecnologias digitais de informação e comunicação. No aspecto teórico, são sucessivos os estudos que tratam sobre esse tema, todavia, foi com a pandemia que esses conhecimentos puderam ser colocados em prática nas escolas e igualmente na formação inicial de professores. A oficina, realizada pela zoom, terá como foco discutir com os docentes aspectos teóricos e práticos da avaliação da aprendizagem, utilizando-se de recursos tecnológicos digitais para a mediação desse processo.

HORÁRIO 19h30
Me Janaina Melques Fernandes e Me Paolo Civita

• ACESSE AQUI A LIVE/ 03/11

DIA 11/11/2020
“Articulação de saberes como Prática da Autonomia de Paulo freire”
A Live tem como intencionalidade abordar a prática da avaliação interdisciplinar realizada nas disciplinas de Psicologia da Educação, História da Educação, Leitura e Produção de textos e Sociologia da Educação, a fim de mobilizar saberes e articulá-los para a construção das relações de Ensino e de aprendizagem.

HORÁRIO 19H30
Dra Elisete Gomes Natário; Dra Giselle Agazzi Larizzatti; Me Maria da Graça Pimentel Carril e Me Silvana Aparecida Pires Leodoro.

• ACESSE AQUI A LIVE/ 11/11

Dia 16/11/2020
“Formação Docente: possibilidades durante o ensino remoto”.

A discussão durante a live permitirá refletir sobre a avaliação no percurso da formação docente, para tal a utilização de TDIC- Tecnologias Digitais de informação e Comunicação será um importante aliado. Os docentes do Curso de Pedagogia mobilizaram-se com o compromisso de oferecer a melhor formação a partir da adoção de atividades interdisciplinares construídas com o auxílio da tecnologia constituiu-se uma prática exitosa, pois garantiu aos graduandos melhor interação com professores e colegas, a promoção de um diálogo com vistas a superação de desafios e a valorização de saberes manifestados pelos licenciandos, bem como a identificação do espaço das aulas como local de exercício da democracia , permitindo a aprendizagem de forma colaborativa.

HORÁRIO 19h30
Me Maria da Graça Pimentel Carril, Dr Michel da Costa e Me Sirlei Ivo Leite Zoccal.

• ACESSE AQUI A LIVE/ 16/11