Letras – Língua Portuguesa

Tipo:

Licenciatura

Área:

Ciências Humanas



O curso de Letras forma profissionais estudiosos e investigadores dos processos de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, qualificando-se cada vez mais para a docência nas séries finais do ensino fundamental e no médio. Com isso, pretende garantir a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Os egressos do curso estarão capacitados a dominar à Língua Portuguesa em suas manifestações oral e escrita, em seus diferentes níveis e modalidades, assim como reconhecer as suas variedades e efeitos literários, ideológicos e culturais.

Áreas de Atuação


Docência para o Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio


Informações do curso


Especificidade: licenciatura
Duração: 6 semestres
Coordenador:
Autorização do Curso: Resolução CEPE/ CONSUN – Nº 011/2006
Reconhecimento do Curso: Reconhecido pela portaria SERES n° 227 de 22/05/2013 publicada no D.O.U. em 23/05/2013.

Disciplinas:

Primeiro Semestre
Comunicação, Educação e Tecnologias
Sociologia da Educação
Leitura e Produção de Texto *
Introdução aos Estudos Linguísticos
Introdução aos Estudos Literários
Língua Portuguesa I: Fonética e Fonologia

Segundo Semestre
História e Filosofia da Educação *
Psicologia da Educação
Língua Brasileira de Sinais - Libras
Estudos Clássicos
Fundamentos de Expressão e Comunicação
Língua Portuguesa II: História da Língua

Terceiro Semestre
Didática
Política e Organização da Educação Básica *
Estudos de Literatura Infantil e Juvenil
Língua Portuguesa III: Morfologia
Língua Portuguesa IV: Redação Acadêmica
Literatura Portuguesa I: das Origens ao Romantismo

Quarto Semestre
Avaliação Educacional
Metodologia da Pesquisa Científica
Língua Portuguesa V: Sintaxe
Literatura Brasileira I: das Origens ao Romantismo
Metodologia da Prática de Língua Portuguesa e suas Literaturas I
Seminários Temáticos I *

Quinto Semestre
Literatura Brasileira II: do Realismo ao Modernismo de 1922
Literatura Portuguesa II: do Realismo à Atualidade
Metodologia e Prática de Língua Portuguesa e suas Literaturas II
Linguística Textual
Seminários Temáticos II *
Disciplina Optativa

Sexto Semestre
Língua Portuguesa VI: Semântica e Estilística
Literatura Brasileira III: a Contemporaneidade_Prosa e Poesia *
Literaturas Africanas de Língua Portuguesa
Análise do Discurso
Disciplina Optativa

Matriz Curricular nos termos da Resolução CNE/CP Nº 2, de 1º de julho de 2015 e na Resolução CNE/CES nº18 de 13 de março de 2002.

(*) Disciplinas que contemplam a transversalidade.

Maria do Rosário Abreu e Sousa

Professora Doutora | Coordenador(a)

Graduação
Universidade de São Paulo
Ano de conclusão 1985

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Universidade Mackenzie
Ano de conclusão 2008

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Universidade Mackenzie
Ano de conclusão: 2012

Graduação
Licenciatura em Letras Português e Espanhol
Universidade Católica de Santos - UNISANTOS
2003

Pós-Graduação Lato sensu
Ensino de Espanhol para Brasileiros
Pontifícia Universidade de São Paulo - PUC
2006

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Linguística
Universidade de Franca
2016

Componentes curriculares na Graduação
Língua Portuguesa II – História da Língua;
Introdução aos Estudos Linguísticos;
Introdução aos Estudos Literários.

Bacharel em Letras, com habilitação em Linguística, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2008), Mestre em Filosofia - área de concentração: Estudos Brasileiros - pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (2012), Doutor em Letras pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo com estágio de pesquisa de doutorado na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, sob supervisão da professora Tiphaine Samoyault. Pesquiso as literaturas brasileira e francesa e me interesso, sobretudo, pelo estudo das relações entre a literatura e as artes visuais. Neste domínio, investigo, principalmente, a crítica de artes feita por escritores da segunda metade do século XIX e primeira metade do século XX e as referências e interferências das artes plásticas em textos literários produzidos no mesmo período. Ainda no campo de diálogos entre letras e artes, me interesso pelo estudo de escritos de pintores franceses do final do século XIX e início do século XX. Áreas de atuação: Letras e Artes; Literatura Francesa; Literatura Brasileira. Teoria Literária e Literatura Comparada; Crítica e Historiografia Literária; Crítica e Historiografia Artística. Semiótica e Análise do Discurso.

Eliana Nardelli de Camargo

Professora Doutora

Possui licenciatura em Língua e Literatura Portuguesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977), bacharelado em Língua e Literatura Portuguesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Santos (1986), mestrado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atua na Universidade Metropolitana de Santos em EaD - UNIMES Virtual - , como professora dos cursos de licenciaturas, bacharelados e pós-graduação lato sensu. Componente do Núcleo docente Estruturante - NDE - do Curso de Licenciatura em Pedagogia. É coordenadora dos cursos de pós-graduação lato sensu em Docência e Pesquisa para o Ensino Superior e Educação Infantil. É editora da revista Paidei@, Revista Científica de Educação a Distância. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Escolar, atuando principalmente em gestão escolar, reorientação curricular, formação de professores e desenvolvimento profissional do professor.

Graduação
Tradutor e Intérprete - Português/Inglês
Centro Universitário Ibero-Americano
1982

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Comunicação e Semiótica
PUC-SP
1995

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Comunicação e Semiótica
PUC-SP
2001

Componentes curriculares na Graduação
Fundamentos de Expressão e Comunicação, Trabalho de Conclusão de Curso, Língua Portuguesa IV: Redação Acadêmica

Comissão de Pesquisa ou Projetos
Literatura cultura e interdisciplinariedade no Ensino Fundamental / Laboratório de Arte, Ensino e Formação da Identidade Docente.

Giselle Larizzatti Agazzi

Professora Doutora

Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1992), graduação em Licenciatura em Letras pela Faculdade de Educação (1994), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1998), doutorado em Letras (Língua e Literatura Italiana) pela Universidade de São Paulo (2015) e doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professora contratada da Universidade Metropolitana de Santos (aulas presenciais e em EaD), horista do Centro Universitário da FEI. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente na formação de professores e nos seguintes temas: ensino de língua e de literatura, formação de leitores e literaturas africanas de língua portuguesa.

Irene da Silva Coelho

Professora Doutora

LICENCIATURA PLENA em LETRAS E PEDAGOGIA. Pós-Graduação em Língua portuguesa pela PUC-SP, MESTRADO em LETRAS (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo, DOUTORADO em FILOLOGIA E LÍNGUA PORTUGUESA pela USP. Atua na área de Educação desde 1985 com Educação Infantil e posteriormente Ensino Fundamental. Foi coordenadora do Curso de Letras da Universidade Metropolitana de Santos na modalidade a distância (2.º semestre de 2014 ao 1º semestre de 2016) e atua na Graduação de Letras da UNIMES desde 2008. Foi professora dos cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação, Logística, da FATEC Baixada Santista. Foi professora dos cursos de Direito e Jornalismo. Desde 2016, atua como professora da Pós-Graduação em Ensino e Metodologia de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa na UNIMES. Na Graduação Presencial,atua como professora do Curso de Direito e de Psicologia na disciplina de Língua Portuguesa e Redação. Trabalhou com formação de professores no período de 1999 a 2010 na PMS de Santos.Participou do Programa Bolsa Alfabetização como professora orientadora durante 03 anos no curso de Pedagogia com pesquisa aplicada. É parecerista da Revista Paideia da Universidade Metropolitana de Santos.É professora do curso de Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos desde o 2º semestre de 2015, nas disciplinas de Metodologia da Pesquisa,Interdisciplinaridade e Alfabetização e Letramento.

Possui Graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Letras - Português (1970) e Mestrado em Literatura Portuguesa (1978), ambos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora de Leitura e Produção de Texto dos cursos de Tecnologia e de Serviço Social da Universidade Metropolitana de Santos (modalidade a distância) e de Introdução aos Estudos Literários e Redação Acadêmica no curso de Letras da Universidade Metropolitana de Santos (modalidade a distância), além de orientadora de TCC. Coordenou o curso de Letras dessa Universidade entre os anos de 2008 (2º semestre) e 2014 (1º semestre). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, Produção textual e Formação de professores de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: produção textual, literaturas em língua portuguesa e docência.

Sandro Roberto Maio

Professora Doutor

Sandro Roberto Maio possui doutorado em Teoria Literária pela Universidade de São Paulo (2017), mestrado Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP (2008). graduação em Letras pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2001). Desenvolve pesquisa sobre o modernismo brasileiro, os processos de narratividade e as relações entre literatura e sociedade. Docente do curso de Letras da Universidade Metropolitana de Santos.

adm.ead1@unimes.br

160 pólos

100 vagas

TIRE SUAS DÚVIDAS

© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade