Educação Especial

Tipo:

Licenciatura

Área:

Ciências Humana

A Licenciatura em Educação Especial abrange o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para atuação na docência de alunos portadores de necessidades especiais. Os participantes estudam as deficiências físicas, visuais, auditivas e mentais que exigem cuidados especiais na aprendizagem e desenvolvimento das crianças em uma perspectiva da educação inclusiva. Egressos do programa podem atuar na docência e no apoio aos professores que atendem alunos inclusos.

Área de atuação

Docência na Educação Especial, apoio a professores com crianças inclusas, instituições que atuam com crianças e jovens com deficiência.

Especificidade: licenciatura
Duração: 8 semestres
Resolução: CEPE/CONSUN Nº 23/17
Coordenadora: Profª Me. Maria Isabel de Abreu Souza

Disciplinas:

Primeiro Semestre

Comunicação, Educação e Tecnologias
Sociologia da Educação
Leitura e Produção de Texto *
Fundamentos da Educação Inclusiva
Políticas Públicas em Educação Inclusiva
Formação Docente e Educação Inclusiva

Segundo Semestre

História e Filosofia da Educação *
Psicologia da Educação
Língua Brasileira de Sinais - Libras
Transtornos Invasivos do Desenvolvimento Diagnóstico e Intervenção
Educação Inclusiva
Educação Inclusiva da Pessoa com Deficiência

Terceiro Semestre

Didática
Política e Organização da Educação Básica *
Superdotação e Altas Habilidades
Fundamentos da Neurofisiologia e Neuropsicologia
Coordenação do Trabalho Pedagógico e Prática

Quarto Semestre

Educação e Diversidade
Avaliação Educacional*
Psicomotricidade
Deficiências Múltiplas: Fundamentos e Metodologias
Transtornos do Neurodesenvolvimento
Disciplina Optativa

Quinto Semestre

Didática e Prática*
Deficiência Intelectual: Fundamentos e Metodologias
Deficiência Auditiva: Fundamentos e Metodologias
Deficiência Visual: Fundamentos e Metodologias

Sexto Semestre

Práticas Inclusivas na Educação Especial
Planejamento Educacional e Prática*
Acessibilidade e Tecnologias Assistivas
Disciplina Optativa

Sétimo Semestre

Currículo: Teoria e Prática
Fundamentos Teóricos da Aprendizagem*
Metodologia da Pesquisa Científica
Afetividade e Sexualidade na Educação Inclusiva

Oitavo Semestre

Transtornos e Distúrbios-Dificuldades e Aprendizagens
Humanidade, Educação e Cidadania*
Disciplina Optativa


* Matriz Curricular nos termos da Resolução CNE/CP Nº 2, de 1º de julho de 2015.

Maria Isabel de Abreu Souza

Professora Mestre | Coordenador(a)

Graduação
Pedagogia
Fundação Lusíada
2005

Pós-Graduação Lato sensu
Psicopedagogia
Faculdade São Luiz de Jaboticabal
2007

Pós-Graduação Lato sensu
Libras – Educação do Surdo
Faculdades Integradas Espíritas
2009

Pós-Graduação Lato sensu
Docência para o Ensino Superior
UNIMES
2014

Pós-Graduação Lato
Educação Especial
Universidade Católica Dom Bosco
2013

Pós-Graduação Lato sensu
Design Instrucional para o EaD
Universidade do Oeste Paulista - Unoeste
2016

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Práticas Docentes no Ensino Fundamental
Unimes Em andamento – 4º semestre

Componentes curriculares na Graduação
LIBRAS, Orientação de TCC.

Componentes curriculares na Pós-Graduação
Pós – Graduação em Educação Inclusiva e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

Marisa Vicente Catta Preta

Professora Mestre

Possui mestrado em Psicologia clínica- Núcleo de Estudos Junguianos pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo (2009) e especialista pelo Instituto Sedes Sapientiae . Atualmente é doutoranda pela PUC de São Paulo, em psicologia clínica, pelo núcleo de estudos junguianos. É coordenadora e professora dos cursos de pós-graduações da Unimes em Psicologia junguiana na prática clínica, educacional e organizacional, Psicopedagogia e de Educação Inclusiva , além de realizar orientação psicopedagógica na Sala de Apoio ao Discente em EAD nessa instituição..Professora da PUC de SP na disciplina de Psicologia analítica (Jung1 e Jung 2) e TTP ( Técnicas e teorias da personalidade e disciplina eletiva sobre Relacionamentos na contemporaneidade. Professora no curso de Psicologia da UNIMES em psicologia analítica e TTP. Autora do livro :A Noite da alma - sonhos e insônia(2012) e co-autora dos livros: Sonhos e Arte (2012), Sonhos na Psicologia Junguiana (2014) ung e Saúde(2014), 95 anos de Paulo Freire;(2016) , e-book - Economia social e pública (2018). Ministra grupos de estudos de psicologia analítica e supervisiona profissionais dessa abordagem ,coordena grupo de formação de sonhos. Participa do grupo de pesquisa do CNPQ - Memória , museus e patrimônio (IBRAM). Professora do Aprimoramento em psicologia junguiana para adultos pelo COGEAE-PUC.

Graduação
Psicologia
Universidade Metodista de São Paulo
1977

Graduação
Pedagogia
Universidade Santa Cecilia dos Bandeirantes
1994

Pós-Graduação Lato sensu
Educação a Distância
SENAC
2008

Pós-Graduação Lato sensu
Psicomotricidade
Universidade Gama Filho
1994

Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado)
Mestrado em Educação
Universidade Metodista de São Paulo
2013

Componentes curriculares na Graduação
Fundamentos Teóricos da Aprendizagem e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

Coordenação de Cursos
Pós-graduação: Coordenador Pedagógico e a Prática Educativa e Pós-graduação: Formação Pedagógica: Tecnologias para Gestão da Aprendizagem online.

Patricia Cortes Nogueira

Professora Mestre

Graduada em Bacharelado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e mestre em Astronomia pelo Observatório Nacional (2005). Tem experiência em Astronomia, com ênfase em Astrofísica Relativística. Desde 2016, atua como docente nas licenciaturas de Física, Matemática, Química e Ciências Biológicas na modalidade de ensino à distância da Universidade Metropolitana de Santos.

Roberto Fonseca

Professor Mestre

Possui graduação em PEDAGOGIA pela FACULDADE PAULISTA DE CIENCIAS LETRAS E EDUCAÇÃO(1981), especialização em Distúrbios da audio comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1984), mestrado em Educação pela Universidade Católica de Santos(2013) e aperfeicoamento em Letra e Vida - Formadores pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo(2005). Atualmente é PROFESSOR da Universidade Metropolitana de Santos, PROFESSOR da ESCOLA ESTADUAL MARECHAL ESDUARDO GOMES e Diretor da Escola Henrique Oswald

Rosanne da Silva Vieira

Professora Mestre

Possui Graduação em Processamento de Dados pela FATEC - BS - Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista (2010); Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Engenharia da Informação - UFABC - Universidade Federal do ABC (2013


Graduação
Psicologia
Unificado Paulista – UNIP/SP
1982

Pós-Graduação Lato sensu
Psico-oncologia
UNIFESP
1992

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Psicologia Clínica
PUC/SP
1991

Componentes curriculares na Graduação
Psicologia da Educação e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

adm.ead1@unimes.br

160 pólos

100 vagas

TIRE SUAS DÚVIDAS

© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade