Geografia

Tipo:

Licenciatura

Área:

Ciências Sociais

O curso capacita ao exercício da docência em Geografia em todas as suas dimensões o que supõe compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia e dominar e aprimorar as abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico. O profissional estará, ainda em condições de identificar, descrever, analisar, compreender e explicar as diferentes práticas e concepções concernentes ao processo de produção do espaço, selecionar a linguagem científica mais adequada para tratar a informação geográfica, considerando suas características e o problema proposto, avaliar representações ou tratamentos gráficos e matemático-estatísticos e elaborar mapas temáticos e outras representações gráficas, dominar os conteúdos básicos que são objeto de aprendizagem nos níveis fundamental e médio, organizar o conhecimento espacial adequando-o ao processo de ensino-aprendizagem em geografia nos diferentes níveis de ensino.

Área de atuação


Docência para o Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio


Informações do curso


Especificidade: licenciatura
Duração: 6 semestres
Coordenador: Profª. Dra. Regina Helena Tunes
Autorização do Curso: Resolução CEPE/ CONSUN – n° 011/2006
Reconhecimento do Curso: Reconhecido pela portaria SERES n° 227 de 22/05/2013 publicada no D.O.U. em 23/05/2013.

Disciplinas:

Primeiro Semestre
Comunicação, Educação e Tecnologias
Sociologia da Educação
Leitura e Produção de Texto *
Formação da Ciência Geográfica
Elementos de Cartografia

Segundo Semestre
História e Filosofia da Educação *
Psicologia da Educação
Língua Brasileira de Sinais - Libras
Teoria da Região e Regionalização
Climatologia
Geografia Econômica

Terceiro Semestre
Didática, Concepções e Prática Pedagógica
Política e Organização da Educação Básica *
Geomorfologia
Cartografia Temática
Geografia Regional do Brasil
Geografia Agrária

Quarto Semestre
Avaliação Educacional
Metodologia da Pesquisa Científica
Metodologia e Prática do Ensino de Geografia I
Geografia Urbana
Hidrografia
Seminários Temáticos I *

Quinto Semestre
Geopolítica
Biogeografia
Geografia Regional da América Latina
Metodologia e Prática do Ensino de Geografia II
Seminários Temáticos II *
Disciplina Optativa

Sexto Semestre
Geografia do Brasil e Dinâmicas Naturais *
Geografia Industrial
Regionalização do Espaço Mundial
Geografia do Turismo
Disciplina Optativa

* Matriz Curricular nos termos da Resolução CNE/CP Nº 1, de 18 de fevereiro de 2002 e Resolução CNE/CP Nº 2, de 19 de fevereiro de 2002.

Regina Helena Tunes

Professora Doutora | Coordenador(a)

Graduação
Geografia
Universidade de São Paulo - FFLCH
1999

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Geografia Humana Universidade de São Paulo - FFLCH
2004

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Geografia Humana Universidade de São Paulo - FFLCH
2015

Componentes curriculares na Graduação
Geografia Industrial; Geopolítica, Geografia Econômica I e II.

Comissão de Pesquisa ou Projetos: Comissão das Licenciaturas, Comissão para estudos das temáticas afro-brasileira e indígena.

Grupo de Pesquisa: GEOUNIMES

Coordenação de Cursos
Coordenação do curso de Geografia

Abigail Malavasi

Professora Doutora

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1980), graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (1984), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Foi diretora de escola do Governo do Estado de São Paulo de 1996 a julho de 2016. Atualmente é professora da graduação e do Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), bem como coordenadora do curso de Psicologia da mesma instituição. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em gestão educacional e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: didática, avaliação e currículo, psicologia da aprendizagem e do desenvolvimento, inclusão escolar, letramento, alfabetização e formação continuada de professores.

Ana Laura Ribeiro da Silva

Professora Doutora

Doutora em Educação (2016), Mestre em Educação (2004) e Pedagoga (1999) formada pela Universidade Estadual Paulista;Júlio de Mesquita Filho; - UNESP / Campus de Marília. Possuo experiência na área de Educação como professora da Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental) e na formação de professores atuando nas áreas da Educação Infantil e Metodologia Científica. Produção científica sob seguintes temas: Teoria Histórico-cultural, Educação Infantil, Pedagogia Freinet, Práticas de Ensino, Desenvolvimento Infantil e Papel da Educação para o Desenvolvimento Infantil. Atualmente, leciono na Educação Infantil de 4 e 5 anos na Rede Municipal de Cubatão e na Formação de Professores na Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES.

Andrei Cornetta

Professor Doutor

Graduação
Geografia
Universidade de São Paulo - FFLCH
2006

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Geografia Humana Universidade de São Paulo – FFLCH
2010

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Geografia Humana Universidade de São Paulo – FFLCH
2017

Componentes curriculares na Graduação
Projeto Integrado, Economia e Finanças Públicas, Políticas Públicas, Introdução à Economia, Economia.

Graduação : BACHARELADO EM GEOGRAFIA
Universidade: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Ano de conclusão: 1994

Graduação: LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Universidade: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Ano de conclusão: 1996

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado: CIÊNCIAS - ÁREA: GEOGRAFIA HUMANA
Universidade: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Ano de conclusão: 2002

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado: CIÊNCIAS - ÁREA: GEOGRAFIA HUMANA
Universidade: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Ano de conclusão: 2007



Eliana Nardelli de Camargo

Professora Doutora

Possui licenciatura em Língua e Literatura Portuguesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977), bacharelado em Língua e Literatura Portuguesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Santos (1986), mestrado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atua na Universidade Metropolitana de Santos em EaD - UNIMES Virtual - , como professora dos cursos de licenciaturas, bacharelados e pós-graduação lato sensu. Componente do Núcleo docente Estruturante - NDE - do Curso de Licenciatura em Pedagogia. É coordenadora dos cursos de pós-graduação lato sensu em Docência e Pesquisa para o Ensino Superior e Educação Infantil. É editora da revista Paidei@, Revista Científica de Educação a Distância. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Escolar, atuando principalmente em gestão escolar, reorientação curricular, formação de professores e desenvolvimento profissional do professor.

Erika Megumy Tsukada

Professora Mestre

Graduação
Geografia
Universidade de São Paulo - FFLCH
1999

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Geografia Física
Universidade de São Paulo - FFLCH
2006

Componentes curriculares na Graduação
Realidade Brasileira; Geografia Regional do Brasil; Produção de Material Didático em Geografia.

Graduação
Licenciatura e Bacharelado em Geografia
Universidade São Paulo
1985

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Geografia Física
Universidade São Paulo
1993

Componentes curriculares na Graduação
Climatologia, Hidrografia, Geografia do Brasil e Dinâmicas Naturais e Trabalho de Conclusão de Curso.

Maria José Marques

Professora Mestre

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Metropolitana de Santos (1971), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Santos (1974) e mestrado em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor mestre da Universidade Metropolitana de Santos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino/aprendizagem, formação de professores educação básica, educação integral, currículo do ensino fundamental e ensino médio.

Renata Barrocas

Professora Doutora

Graduação
Geografia
UNESP – Rio Claro, SP
1995

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Geografia
USP
2001

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Geografia
UNESP – Rio Claro, SP
2005

Componentes curriculares na Graduação
Geografia do Turismo, Metodologia e Prática de Ensino I e II.

Comissão de Pesquisa ou Projetos
Líder do Grupo de Pesquisa: Geounimes

Roberto Fonseca

Professor Mestre

Possui graduação em PEDAGOGIA pela FACULDADE PAULISTA DE CIENCIAS LETRAS E EDUCAÇÃO(1981), especialização em Distúrbios da audio comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1984), mestrado em Educação pela Universidade Católica de Santos(2013) e aperfeicoamento em Letra e Vida - Formadores pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo(2005). Atualmente é PROFESSOR da Universidade Metropolitana de Santos, PROFESSOR da ESCOLA ESTADUAL MARECHAL ESDUARDO GOMES e Diretor da Escola Henrique Oswald

Rubens de Souza

Professor Mestre

Possui graduação em Artes Plásticas pela Faculdades Integradas Teresa Ávila, pós-graduação em Artes Plásticas pela Universidade Estadual Paulista Instituto de Artes SP e mestrado em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos. Iniciou sua carreira como docente em 1988, sendo que obteve vivência no ensino superior, a partir de 2000. Na carreira acadêmica, iniciada em 01/08/2000, ocupou inúmeras funções em colegiados, docência e coordenação, desenvolveu pesquisa, publicou trabalhos científicos, orientando programas de iniciação científica e especialização. Lecionou disciplinas na área da comunicação social, publicidade e propaganda e jornalismo, pedagogia e artes visuais e atua como docente e pesquisador. Ainda, tem vivências no Ensino a Distância, com experiência em atendimento presencial, elaboração de conteúdos on-line, vídeo aula e tutoria. Atuou como organizador do "Simpósio Internacional - Meio Ambiente". Foi sócio proprietário da agência de publicidade Art Imagem Publicidade e Propaganda, na área de mídia impressa, digital e ilustração. Atua principalmente nos seguintes temas: Representação Bidimensional e Novas Tecnologias para Cursos vinculados às áreas de Artes e Pedagogia, Produção Gráfica, Design Gráfico e Web Design para os cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Metodologia Científica, para iniciação científica. Vivências e experiência em EAD.

Simone Rezende da Silva

Professora Doutora

Graduação
Bacharelado e Licenciatura em Geografia
Universidade de São Paulo
2000

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Geografia Humana
Universidade de São Paulo
2004

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Doutorado em Geografia Física
Universidade de São Paulo
2008

Componentes curriculares na Graduação
Biogeografia, Regionalização do Espaço Mundial, Geografia Regional da América Latina e Trabalho de Conclusão de Curso.

Sueli Zaher Muniz Pontes

Professora Mestre

Mestrado em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos (2003), especialização em Língua e Literatura Portuguesa (1993/1994), especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior (1992/1993); especialização em Ficção Brasileira de Fundo Social (1973), graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Itapetininga (1972), graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba (1972), graduação em Pedagogia - DON DOMENICO (1977) e atualmente é professora da Universidade Metropolitana de Santos, trabalhando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, compreensão, comunicação, leitura e educação à distância.

Syntia Pereira Alves

Professora Doutora

Graduação (2002), mestrado (2005) e doutorado (2011) em Ciências Sociais pela PUC-SP. Possui experiência na área acadêmica como docente e pesquisadora. Participa como pesquisadora e fotógrafa do Neamp - Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (PUC-SP) e IPLURES - Grupo de Pesquisa em Identidades Plurais e Representações Simbólicas da UFABC. Principais áreas de atuação: Ciências Sociais, especialmente Sociologia, Antropologia, Ciências Políticas, Antropologia Visual, Dramaturgia e Artes Visuais.

Técia Regiane Bérgamo

Professora Mestre

Docente da Universidade Metropolitana de Santos do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da UNIMES Virtual, e do curso de Licenciatura em Geografia presencial e EAD. Colaboradora da pós-graduação da Universidade Santa Cecília de Santos do curso de Licenciamento e Estudos Ambientais. Atua nas áreas de Recuperação de Áreas Degradadas, Geologia, Geomorfologia, Hidrologia, Geografia do Brasil e Dinâmicas Naturais.

adm.ead1@unimes.br

160 pólos

100 vagas

TIRE SUAS DÚVIDAS

© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade